segunda-feira, 21 de junho de 2010

Teoria em prática no incentivo a leitura

Patrícia Acunha

Em Brasilândia diversos projetos de incentivo a leitura já estão sendo colocados em práticas – dicas que foram sugeridas pelos próprios palestrantes Galeno Amorin e Marisa Tajolo, durante o encontro entre os profissionais da educação no I Encontro Estadual do Livro e Leitura, realizado em Bonito.
Projeto Leitura na Escola Estadual da Silva teve início em 2009

A técnica da Secretaria Municipal de Educação, Aracy Henrique de Souza disse que o município já possui vários projetos de incentivo a leitura, mas pretende elaborar novos para implantar nas escolas municipais de Brasilândia.

Outro incentivo a leitura lembrado pela técnica é a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro que desenvolve ações de formação de professores, com o objetivo de contribuir para ampliação do conhecimento e aprimoramento do ensino da escrita. A olimpíada é dividida em cinco etapas.

Estudantes da Escola São Luiz já publicaram dois livros

Uma das estratégias é a realização de um concurso de produção de textos que premia poemas, memórias literárias, crônicas e artigos de opinião elaborados por alunos de escolas públicas de todo o país.

Em 2010, poderão participar do concurso professores e alunos do 5° ano (4ª série) do Ensino Fundamental ao 3° ano do Ensino Médio

Já a diretora da Escola Estadual Valdirene Paulino, uma de suas intenções é reunir coordenadores pedagógicos e professores para avaliar novos projetos de incentivo a leitura. Uma das ações em vista a curto prazo é atualizar o acervo de livro da biblioteca da escola.

“O nosso interesse é atualizar o acervo e colocar os livro de acordo com o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvvimento da Educação). Já foram comprados vários livro, vamos realizar isso somente após a reforma da escola”, finaliza.
Sarau da Escola São Luiz aproxima estudantes da leitura e escrita

Projeto Leitura

Na Escola Estadual Adilson Alves da Silva, o “Projeto Leitura” premia o aluno que lê mais livros durante um determinado tempo. Os participantes tinham que entregar aos professores resumos de livros, em que constava o nome da obra, autor, característica dos principais personagens e o local onde se passam os fatos. Não havia limites para os resumos, mas uma das exigências era a entrega do resumo juntamente com o livro, para a real comprovação de que o aluno tinha lido o livro.

Sarau
Já na Escola Municipal São Luiz, localizada a 120 quilômetros de Brasilândia, vem desenvolvendo desde 2008, um Sarau, que em 2009 contou como tema “A Fazenda”. Os conteúdos trabalhados em salas de aula na escola é a leitura, a produção de texto, a reflexão ortográfica, a linguagem oral e escrita.

Para que o projeto aconteça, é preciso passar por várias etapas. Os alunos escolhem algum poema para ser analisado e a reflexão do texto. A próxima fase é a criação dos poemas, em que a correção é feita coletivamente e os estudantes passam o poema a limpo e estes são colocados no varal de poesias. O projeto faz parte de uma das ações do PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação).

Livros de autoria dos alunos
Também na escola municipal São Luiz, o professor o professor de Língua Portuguesa, Bento dos Santos Filho colabora em uma pequena publicação de livro, de autoria de seus próprios estudantes do oitavo ano do Ensino Fundamental. Em 2008, foi lançado um livro de contos, chamado “Cantinho do Continho” e em 2009, foi uma coletânea de poemas com o título “Janela Poética”.

A criação do livro passa por vários processos. O professor explicou o método de estudo que vai desde a leitura de diversos poemas, até a produção deles. No mês de fevereiro a setembro, os alunos estudaram vários tipos de poemas de outros autores e em outubro a novembro, os estudantes produziram e fizemos a correção ortográfica. O projeto se tornou um plano de ação do PDE.

LEITURA
Um levantamento do Instituto Pró-Livro confirma que o brasileiro lê pouco. São 77 milhões de não leitores, dos quais 21 milhões são analfabetos. Já os leitores, que somam 95 milhões, leem, em média, 1,3 livro por ano. Incluídas as obras didáticas e pedagógicas, o número sobe para 4,7 – ainda assim baixo.Os dados estão na pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, feita com 5.012 pessoas em 311 municípios de todos os estados em 200.

Fonte: Hoje MS

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