quarta-feira, 16 de junho de 2010

Leitura para todas as idades - Dicas

6/12 MESES DE IDADE
  • O que a criança faz com livros: 
  1. Observa os livros e estica-se para os agarrar;
  2. Leva os livros à boca;
  3. Vira as páginas com a ajuda dos adultos;
  4. Tem interesse por imagens e caras de pessoas;
  5. Reage às imagens e à voz dos adultos com sons e gestos.
  • O que os pais devem fazer:
  1. Sentar a criança confortavelmente mostrar-lhe o livro, apontar as imagens, dizer o nome do que está representado na ilustração, das cores, dos sentimentos, etc;
  2. Repetir o nome de cada coisa para ajudar a criança a ligar o som das palavras ao significado;
  3. Brincar com as palavras e encorajar a criança a responder. A comunicação estimula o desenvolvimento e reforça os laços afectivos;
  4. Ajudar a criança a virar as páginas;
  5. Observar a criança para a interessar sem cansar. Captar as reacções para continuar ou parar;
  6. Brincar e interagir, dando atenção à criança e mostrando-lhe que compreende o que ela quer fazer.
  • Livros mais adequados:
  1. Coloridos, com fotografias de crianças ou imagens grandes e nítidas de objectos familiares;
  2. De cartão grosso, de pano ou plastificados;
  3. Com páginas fáceis de virar;
  4. Resistentes e laváveis;
  5. Macios, com diferentes texturas ou com buracos para a criança os poder explorar com os dedos;
  6. Interactivos, com partes móveis (agradam às crianças, mas não são resistentes).
6/12 MESES DE IDADE
  • O que a criança faz com livros:
  1. Senta-se sozinha. Consegue agarrar e transportar o livro. Segura-o na posição correcta (virado para cima). Transporta o livro pela casa. Entrega o livro ao adulto para que lhe leia;
  2. Volta as páginas. Primeiro vira várias páginas de cada vez, depois consegue virar uma de cada vez;
  3. Interessa-se muito pelas palavras, brinca elas;
  4. Observa os livros. Aponta as imagens com o dedo;
  5. Consegue apontar quando o adulto pergunta onde está …isto ou aquilo? Nomeia as figuras conhecidas. Intercala palavras nas histórias conhecidas;
  6. “Lê” para as bonecas e animais de peluche. Repete partes das histórias conhecidas;
  7. O nível de atenção varia muito.
  • O que os pais devem fazer:
  1. Dispor-se a ler, sobretudo quando a criança pede;
  2. Ler e reler as palavras do livro. Conversar sobre as imagens e as cenas;
  3. Ajudar a criança a virar as páginas. Deixar a criança controlar o livro;
  4. Apontar as imagens e perguntar onde está… e deixar a criança apontar. Perguntar “o que é isto?” e dar tempo à criança para responder. Fazer pausas e deixar que a criança complete a frase;
  5. Observar a criança para a interessar sem cansar. Captar as reacções para saber se deve continuar ou parar;
  6. Aceitar o ritmo da criança que nesta idade ainda não aguenta muito tempo;
  7. Brincar e interagir, dando atenção à criança e mostrando-lhe que compreende o que ela quer fazer ou comunicar;
  8. Relacionar os livros com as experiências da criança. Usar os livros nos momentos das rotinas, hora de deitar, banho, etc.
  • Livros mais adequados:
  1. Coloridos, com imagens ou fotografias que incluam outras crianças, brinquedos e objectos em situações familiares, como por exemplo dormir, comer ou brincar;
  2. Com situações nítidas: por exemplo, pessoas ou animais a dizer adeus, ou olá;
  3. Com poucas palavras em cada página, com versos e rimas engraçadas e previsíveis;
  4. De cartão grosso, de pano ou plastificados;
  5. Resistentes e laváveis;
  6. Interactivos, com partes móveis (agradam às crianças, mas não são resistentes).
2/3 ANOS
  •  O que a criança faz com livros: 
  1. Aprende a segurar o livro bem e a virar as páginas;
  2. Procura para a frente e para trás num livro as ilustrações que já conhece e de que mais gosta;
  3. Diz frases completas de cor;
  4. Por vezes consegue dizer histórias completas;
  5. Relaciona o texto com a imagem;
  6. Protesta quando o adulto se engana numa palavra de uma história conhecida;
  7. Lê sozinha os livros conhecidos.
  • O que os pais devem fazer: 
  1. Continuar a usar os livros nas rotinas diárias;
  2. Ler na hora de ir para a cama;
  3. Dispor-se a ler a mesma história muitas vezes;
  4. Perguntar “O que é isto?”;
  5. Relacionar os livros com as experiências da criança;
  6. Dar à criança papeis, lápis e canetas e incentivá-la a desenhar e escrever linhas imitando a escrita.
  • Livros mais adequados:
  1. Coloridos, com páginas de cartão – mas também com páginas de papel;
  2. Livros cómicos;
  3. Rimas, canções e textos repetitivos que possam aprender de cor;
  4. Livros sobre: crianças e famílias; fazer amigos; alimentos; animais; camiões; carros; comboios e barcos;
  5. Livros de palavras associadas a imagens;
3/5 ANOS
  • O que a criança faz com livros: 
  1. Sabe segurar um livro correctamente;
  2. Voltas as páginas uma de cada vez;
  3. Ouve histórias mais compridas;
  4. Pode voltar a contar uma história conhecida;
  5. Compreende o que é o texto;
  6. Distingue histórias contadas de histórias lidas;
  7. Move o dedo ao longo do texto.

  •  O que os pais devem fazer:
  1. Continuar a ler os livros preferidos e apresentar outros como surpresas agradáveis;
  2. Ler e reler ao ritmo do interesse;
  3. Perguntar “O que aconteceu?”;
  4. Incentivar a criança a escrever e a desenhar;
  5. Deixar a criança memorizar e contar a história;
  6. Conversar sobre livros;
  7. Comparar imagens de dois livros que representam o mesmo objecto e falar sobre as diferenças de cor, tamanho, etc.
  • Livros mais adequados: 
  1. Livros de histórias;
  2. Livros sobre crianças que são como eles e que vivem como eles – mas também livros sobre diferentes lugares e diferentes formas de vida;
  3. Livros sobre ir à escola e fazer amigos;
  4. Livros com textos simples que possam memorizar;
  5. Livros que ensinam a contar, ensinam o alfabeto ou livros de vocabulário.

6/8 ANOS 
  • O que a criança faz com livros: 
  1. Começa a decifrar o código e vai aprendendo a ler;
  2. Está desejosa de conseguir ler sozinha, mas continua a adorar ouvir os adultos lerem alto;
  3. O ritmo de aprendizagem varia;
  4. No início gosta de descobrir nos livros as letras, sílabas ou palavras que já reconhece;
  5. Vai conseguindo ler frases e, ao sentir os seus próprios progressos, sente-se vitoriosa.
  • O que os pais devem fazer: 
  1. Manter as rotinas diárias;
  2. Ler todos os dias. O apoio individual de um adulto na fase de decifração evita muitos problemas e torna a aprendizagem mais rápida e segura;
  3. Ler alto e deixar que a criança descubra, e leia sozinha, palavras e frases que já conhece;
  4. Completar frases e ajudar com as palavras que ainda não decifra;
  5. Encorajá-la a ler cada vez mais. Ouvir ler e felicitá-la pelos progressos;
  6. Fazer jogos de descoberta de letras, sílabas, palavras, frases;
  7. Ler histórias mais curtas, se a criança pedir, e histórias com pequenos capítulos;
  8. Ler partes de histórias e deixar a continuação para o dia seguinte;
  9. Continuar a ler as histórias preferidas e incentivá-la a conseguir lê-las sozinha.
  • Livros mais adequados:
  1. Livros com imagens coloridas, muito variados:
  2. de início com pouco texto para ler sozinha e treinar a decifração;
  3. à medida que vai lendo melhor, com texto mais longo para ouvir ler e para descobrir sílabas, palavras e frases;
  4. histórias familiares;
  5. contos tradicionais;
  6. histórias de animais;
  7. informações sobre vários temas;
  8. histórias alusivas à época do ano, Natal, estações do ano, ir para a escola, tempo de férias, etc.
  9. Deixar a criança escolher os livros de que mais gosta e incentivar que procure sempre novos livros.

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