quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Literatura do 6º ao 9º ano: ensine a teoria sem deixar de lado as práticas de leitura

Nos anos finais do Ensino Fundamental, ler sobre os livros é tão importante quanto ler os livros. A turma precisa começar a entender os diferentes estilos e recursos linguísticos usados pelos autores, sem deixar de lado as práticas de leitura


Foto: Omar Paixão

Chegou a hora de (além de ler para ampliar o repertório de obras e autores) começar a estudar a literatura. Nos anos finais do Ensino Fundamental, o ideal é que a turma analise os recursos linguísticos, os detalhes das histórias e as diferentes características dos textos literários sem se esquecer do hábito de ler (aquilo que os especialistas chamam de práticas sociais de leitura). É importante apresentar textos mais complexos aos alunos e lançar mão de conhecimentos teóricos para entendê-los melhor.

Por que ler e ensinar literatura

Para ir além do simples hábito de ler. Quando lemos um livro de poesias, elas nos emocionam e nos fazem refletir, buscar interpretações possíveis e tirar conclusões. E se alguém contar que essa obra foi escrita durante uma guerra, por exemplo, quando todos os escritores eram perseguidos? Ou chamar a nossa atenção para a estrutura do poema e nos fizer pensar por que o autor usa cada palavra, cada figura de linguagem? Com certeza, nossa visão sobre a obra vai mudar e vamos entender melhor aquele conjunto de versos. É isso que acontece quando você alia o ensino da literatura às práticas de leitura. Os alunos aproveitam a teoria para ampliar o olhar sobre os livros.

Quem lê

Nessa etapa da escolarização, o jovem precisa se acostumar à leitura autônoma. Mas algumas atividades coletivas podem ser mantidas (um bom exemplo é a leitura, pelo professor, de um texto de difícil compreensão, com o objetivo de ajudar na interpretação). Seu papel passa a ser o de orientador, que apresenta novidades e levanta questões para o desenvolvimento do senso crítico, sempre valorizando a opinião de todos. As atividades individuais de leitura são essenciais para criar uma relação pessoal com os livros, que se mantém pelo resto da vida.

Como ler

"Um segredo para formar leitores é misturar os momentos de leitura íntima, silenciosa e pessoal com outros de troca sobre como cada aluno se relaciona com o que leu", escreveu recentemente num artigo a argentina Nora Solari, especialista em Didática da Língua e da Literatura. Levar os jovens a falar sobre textos literários com os colegas é uma boa maneira de manter e ampliar seus hábitos leitores. Ao fazer com que os estudantes se aproximem de um livro que querem ler, você os coloca diante de um desafio. A turma terá de discutir e confrontar ideias para construir significados em relação à obra, terá de procurar as respostas escondidas nas entrelinhas (e esse prazer de entender melhor os livros é um dos grandes baratos da literatura).

Quando ler

A leitura continua sendo uma atividade permanente do 6º ao 9º ano. Cabe a você organizar o planejamento para incluir tanto as obras obrigatórias, estudadas nas aulas de teoria literária, como os textos escolhidos livremente pelos alunos.

Onde ler

A exemplo do que já foi dito em relação aos anos iniciais do Ensino Fundamental, não há espaços específicos para ler. O aluno que tem o hábito da leitura busca os próprios cantos.

O que ler

Na hora de ajudar a turma a escolher os livros, é importante conhecer o repertório e os interesses dos estudantes (coisas que cada um curte fazer nos fins de semana, assuntos que lhes interessam). Com base nisso, fica mais fácil sugerir leituras que farão sucesso. Segundo Rildo Cosson, autor de Letramento Literário: Teoria e Prática, indicar uma obra que dialogue com um jogo de videogame é um meio poderoso de atrair a garotada para a história. Além disso, a consolidação dos hábitos de leitura permite explorar textos mais difíceis e desafiadores, bem como conhecer novos autores e estilos (confira no quadro abaixo algumas indicações para os estudantes do 6º ao 9º ano).

Foto: Omar Paixão

Os erros mais comuns

- Analisar só os aspectos gramaticais. Deixar de lado as interpretações de um livro está muito longe de ser uma boa forma de desenvolver comportamentos leitores na turma.

- Separar forma e conteúdo. Colocar em discussão apenas os temas tratados no livro e deixar de lado a forma é um problema recorrente nas aulas de Língua Portuguesa. A interpretação completa de uma obra depende não só do que é dito, mas de como é dito. Até porque todo mundo sabe que um poema é diferente de uma crônica ou conto.

Publicado em Agosto 2010

Fonte: Nova Escola

3 comentários:

  1. Olá, preciso muito de indicações de livros para trabalhar o com o Ensino Fundamental II, nas aulas de literatura. Até então, não estava habituada a trabalhar literatura com alunos dessa faixa etária e estou um pouco perdida. Desde já, muito obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Oi Alline
    Vai algumas sugestões.
    Na Revista Pais & Filhos tem algumas sugestões.
    Nas editoras e livrarias eles geralmente separam os seus catálogos por faixa etária.
    Boa sorte
    Claudio

    Revista Pais & Filhos
    http://www.revistapaisefilhos.com.br/biblioteca-tematico

    Nas editoras eles geralmente separam as faixas etárias.
    Vejam alguns exemplos abaixo

    Editora Ática
    http://www.atica.com.br/busca/catalogos.aspx?c=inf

    Na Editora Moderna vc tem a opção de pesquisar em busca avançada e escolher ensino fundametal II
    http://www.modernaliteratura.com.br/moderna/

    No site da Livraria Cultura, a opção seria vc fazer a busca pela Busca Avançada e selecionar no campo assunto "Infanto-juvenis - Literatura Juvenil"
    http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/busca/busca.asp?tipoBusca=1&sid=0145226201284399357593011&k5=1595FA0A&uid=&par=cnews&bmodo=cat&palavratitulo=&modobuscatitulo=pc&palavraautor=&modobuscaautor=pc&palavraeditora=&palavracolecao=&palavraISBN=&n1n2n3=29E6E0&cidioma=POR&precomax=&ordem=anodolivro




    Em 8 de setembro de 2010 00:47, Alline escreveu:

    Alline deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Literatura do 6º ao 9º ano: ensine a teoria sem de...":

    Olá, preciso muito de indicações de livros para trabalhar o com o Ensino Fundamental II, nas aulas de literatura. Até então, não estava habituada a trabalhar literatura com alunos dessa faixa etária e estou um pouco perdida. Desde já, muito obrigada.



    Postado por Alline no blog Tudo Sobre Leitura em 7 de setembro de 2010 20:47

    ResponderExcluir
  3. VAI AI : O FRANGÃO DE MERISLENE, POLLYANNA MOCA

    ResponderExcluir