terça-feira, 3 de agosto de 2010

A leitura é uma viagem sem precisar sair do lugar!

Já imaginou viajar através dos sete mares num tapete voador como do Aladin? Ou ainda conhecer de perto os detalhes do casa de João e Maria? E descobrir cores então? Animais exóticos nunca vistos antes? E colocar a imaginação para trabalhar com histórias ou fábulas mirabolantes de magos e feiticeiros que existem na vida de Harry Potter e da Bella? Essas viagens são possíveis e enriquecem a vida de todas as crianças através dos livros. Isso sem falar que une pais e filhos, quando os pequenos ainda não sabem ler. Além disso, um leitor não nasce, se faz já diz o ditado. É que uma pessoa só será uma leitora de fato se for estimulada a ter prazer com a leitura, e isso deve começar bem cedo. Por isso até para cada idade ou momento da vida existe um livro diferente e oportuno, que proporcionará a aventura chamada imaginação.


Só para se ter uma idéia, para ajudar a garotada sorocabana a viajar com a imaginação, várias escolas municipais da cidade contam com bibliotecas que disponibilizam livros didáticos e recomendados. E quando esses livros não são suficientes aos pequenos aventureiros, entra em cena a Biblioteca Infantil Municipal, no Centro. É lá que estão mais de 19 mil livros à disposição da criançada. O administrador da biblioteca, José Rubens Incao, destaca: 40% do total é voltado aos leitores até 12 anos, o restante está à disposição dos adolescentes. A leitura deve ser prazerosa, mais que pedagógica. Mais do que aprender, o leitor deve se divertir lendo. Os livros são fontes inesgotáveis de aventuras, sabedoria, ensinamentos e não devem nunca ficar na estante, ensina Incao, que garante: esse estímulo deve ser iniciado em casa, pelos papais e mamães.

Para as crianças os livros são convites para ‘ficar junto. É uma forma de estar com os pais, de viajar junto por fábulas, contos de fadas, de aprender em companhia, fala ele, lembrando que é possível viajar mesmo quando o aventureiro não conhece as letras; é nesse momento que os papais e as mamães devem ler o livro escolhido. E como para cada idade existe a aventura na medida certa, há livros que explicam o mundo, a sociedade, falam sobre a diversidade e a importância do respeito, argumenta o administrador. Por isso na biblioteca infantil tem uma gibiteca inteira esperando pelos pequenos leitores, assim como livros clássicos, como A lebre e a tartaruga, ou novos, como a série do Harry Potter ou Crepúsculo, super concorridos pelos adolescentes. Os livros possibilitam sair do cotidiano, de viajar por contos de fadas. Para essas aventuras, bons escritores e ilustradores brasileiros é o que não faltam aqui, convida ele a uma visita à biblioteca.

TOP 10 DA BIBLIOTECA INFANTIL

Confira quais são os 10 livros mais lidos e recomendados pela Biblioteca Infantil de Sorocaba:

1) A lebre e a tartaruga - de Becky Bloom;

2) De avestruz a zebra - de Maiti Frank Carril;

3) Dez Sacizinhos - de Tatiana Belinky;

4) Dilermano Constantino Albuquerque Raposo, o morador misterioso - de Lilian Sypriano;

5) Maria Dengosa - de Luiz Raul Machado;

6) Não existe dor gostosa - de Ricardo Azevedo;

7) O pato poliglota - de Ronaldo Simões Coelho;

8) Todo mundo vai ao circo - de Gilles Eduar;

9) Um caldeirão de Poemas - de Tatiana Belinky;

10) Um número depois do outro - de José Paulo Paes e Kiko Farkas;

Júlia Guimarães de Moraes, de 4 anos, adora
as histórias das princesas Ariel e Branca de Neve

Você vai ficar de fora?

O clubinho de sócios da Biblioteca Infantil de Sorocaba já soma 5 mil integrantes. E você pode ser um deles. Para ser um sócio não é preciso pagar nada. Basta levar um documento de identidade (RG ou Certidão de Nascimento), mais um comprovante de endereço (uma conta de água ou de energia). Se a carteirinha for feita no nome da criança, é preciso que esteja acompanhada dos pais ou responsáveis. A Biblioteca Infantil de Sorocaba fica na rua da Penha, 681, no Centro, abre de segunda a sexta-feira das 8h às 17h e nos finais de semana ainda tem eventos, como curso de dobraduras ou apresentações circenses. Informações: (15) 3231.5723.

Matéria publicada em 01/08/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário