sábado, 19 de junho de 2010

Colégio leva projeto de leitura ao Instituto Pró-Criança

Birigui - O Colégio Florescer, de Birigüi, levou o projeto "Nas Asas da Leitura", de incentivo à leitura, para crianças atendidas pelo Instituto Pró-Criança. A coordenadora pedagógica do colégio, Solange Souza, chama a atenção para um contato sensorial com o livro que, segundo ela, revela "um prazer singular" na criança. Na leitura, por meio dos sentidos, a criança é atraída pela curiosidade, pelo formato, pelo manuseio fácil e pelas possibilidades emotivas que o livro pode conter.

O objetivo principal do projeto é mostrar às crianças e, principalmente, aos pais, a importância de incluir o livro no cotidiano. O projeto foi realizado em duas etapas. Na primeira, em 11 de agosto, professores do colégio e monitores do instituto apresentaram de forma lúdica as histórias dos livros, que foram doados pelo Colégio Florescer.

Foram trabalhados três títulos, em três turmas. As crianças de 3 a 5 receberam o livro "O Pássaro sem Cor", que aborda a solidariedade. Com crianças de 6 a 8 anos, o livro adotado foi "Planeta Terra: Nossa Casa", sobre consciência ambiental. Os alunos de 9 e 10 anos leram o livro "A Semente da Verdade", um conto oriental sobre ética e honestidade.

Depois de ouvir e comentar as histórias em sala de aula, as crianças levaram os livros para casa para lerem com os pais e realizarem com eles um trabalho livre sobre o tema central do livro.

Na segunda etapa, realizada no dia 17 de agosto, as crianças apresentaram e comentaram os trabalhos feitos em casa. Nesse dia, como reconhecimento do esforço, cada criança ganhou um kit de pintura doado pelo Instituto Pró-Criança, com lápis, borracha, lápis de cor, canetinha, giz de cera, pincel, tinta guache e cola. O material foi usado em um trabalho coordenado por professores e monitores, no qual cada criança usou sua criatividade para desenhar, colar e pintar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário