terça-feira, 3 de agosto de 2010

"O Poder de Transformação da Leitura" - Veja exemplos de redações que receberam nota máxima no Enem 2006

Redação 1
Ler para compreender

Vivemos na era em que para nos inserir no mundo profissional devemos portar de boa formação e informação. Nada melhor para obtê-las do que sendo leitor assíduo, quem pratica a leitura está fazendo o mesmo com a consciência, o raciocínio e a visão crítica.

A leitura tem a capacidade de influenciar nosso modo de agir, pensar e falar. Com a sua prática freqüente, tudo isso é expresso de forma clara e objetiva. Pessoas que não possuem esse hábito ficam presas a gestos e formas rudimentares de comunicação.

Isso tudo é comprovado por meio de pesquisar as quais revelam que, na maioria dos casos, pessoas com ativa participação no mundo das palavras possuem um bom acervo léxico e, por isso, entram mais fácil no mercado de trabalho ocupando cargos de diretoria.

Porém, conter um bom vocabulário não torna-se (sic) o único meio de “vencer na vida”. É preciso ler e compreender para poder opinar, criticar e modificar situações.

Diante de tudo isso, sabe-se que o mundo da leitura pode transformar, enriquecer culturalmente e socialmente o ser humano. Não podemos compreender e sermos compreendidos sem sabermos utilizar a comunicação de forma correta e, portanto, torna-se indispensável a intimidade com a leitura.

Redação 2
Quadro Negro

Se para Monteiro Lobato um país se faz de homens e livros, para os governantes diferente não poderia ser. O papel da leitura na formação de um indivíduo é de notória importância. Basta-nos observar a relevância da escrita até mesmo na marcação histórica do homem, que destaca, por tal motivo, a pré-história.

Em uma esfera mais prática, pode-se perceber que nenhum grande pensador fez-se uma exceção e não deixou seu legado através da escrita, dos seus livros, das anotações. Exemplos não são escassos: de Aristóteles a Nietzsche, de Newton a Ohm, sejam pergaminhos fossilizados ou produções da imprensa de Gutenberg, muito devemos a esses escritos. Desta forma, iniciarmos o nosso processo de transformação adquirindo tamanha produção intelectual que nos é disponibilizada.

A aquisição de idéias pelo ser humano apresenta um grande efeito colateral: a reflexão. A leitura é capaz de nos oferecer o poder de questionar, sendo a mesma freqüente em nossas vidas. Outrossim, é impossível que a nossa visão do mundo ao redor não se modifique com essa capacidade adquirida.

Embora a questão e a dúvida sejam de extrema importância a um ser pensante, precisam ter um curto prazo de validade. A necessidade de resposta nos é intrínseca e gera novas idéias, fechando, assim, um círculo vicioso, o qual nos integra e nunca terminamos de transformar e sermos transformados.

A leitura é a base para o desenvolvimento e a integração na sociedade e na vida, porquanto viver não é apenas respirar. Se Descartes estiver certo, é preciso pensar. Pensando, poderemos mudar o quadro negro do país e construir o Brasil de Monteiro Lobato: quadro negro apenas na sala de aula, repleto de idéias, pensamentos, autores, repleto de transformação e de vida.

Redação 3
Quando o sol da cultura está baixo, até os mais ínfimos seres emitem luz

Marcel Proust, grande escritor e exemplo máximo de uma vida dedicada unicamente à leitura e à literatura, disse em seus escritos “cada leitor, quando lê, é um leitor de si mesmo”. O que Proust evidencia nessa frase deixa em aberto uma série de interpretações que podem ser realizadas a partir do hábito entusiástico e não visto como uma obrigação, pela leitura.

Estar em contato com o universo das palavras e nele encontrar uma atividade prazerosa, ao mesmo tempo que nos leva a absorver todo o conhecimento exterior, também nos conduz a uma busca de tudo que representa algo de nós mesmos nesse conhecimento que chega até nós. Em cada nova leitura, ocorre algo semelhante a uma lapidação de nossos desejos e predileções.

Os livros constituem um tipo de transporte de conhecimento diferente da televisão por exemplo, onde as informações são transmitidas a todo o momento, e para tal, só precisa de nossa permissão para a passagem de suas imagens através de nosso córtex. O nível de saber que podemos extrair de um livro possui o mesmo limite de nossa vontade de fazê-lo. E, ao contrário das informações “prontas” da televisão, temos a total liberdade de interpretação, o que confere o aperfeiçoamento de nosso senso crítico e o melhoramento de como nos posicionamos diante do mundo.

O hábito da leitura não possui caráter elitista e nem está associado ao poder aquisitivo. Em qualquer cidade, por menor que seja, há uma biblioteca, basta que tenhamos interesse em desvendar todo o mistério contido nela. Ao ler, nos tornamos mais cultos, mais seguros de nossas convicções, nos expressamos e escrevemos melhor. Medidas públicas devem ser realizadas para garantir essa acessibilidade e assim, seus respectivos países possam brilhar, iluminados pelo sol da cultura.

Redação 4
Benefícios da leitura

Como a leitura pode transformação nossa realidade? A leitura é extremamente importante, não apenas por ser fundamental em nossa formação intelectual, mas também por permitir a todos um acesso a um mundo de informações, idéias e sonhos. Sim, pois ler é ampliar horizontes e deixar que a imaginação desenhe situações e lugares desconhecidos e isto é um direito de todos.

A leitura permite ao homem se comunicar, aprender e até mesmo desenvolver, trabalhar suas dificuldades. Em reportagem recente, uma grande revista de circulação nacional atribuiu à leitura, a importância de agente fundamental para a transformação social do nosso país. Através do conhecimento da língua, todos tem (sic) acesso à informação e são capazes de emitir uma opinião sobre os acontecimentos. Ter opinião é cidadania e essa parte pode ser a grande transformação social do Brasil.

Os benefícios da leitura são cientificamente comprovados. Pesquisas indicam que crianças que tem (sic) o hábito da leitura incentivado durante toda a vida escolar desenvolvem seu senso crítico e mantém seu rendimento escolar em um nível alto. O analfabetismo, um dos grandes obstáculos da educação no Brasil está sendo combatido com a educação de jovens e adultos, mas a tecnologia está afastando nossas crianças dos livros.

Permitir a uma criança sonhar com uma aventura pela selva ou imaginar uma incrível viagem espacial são algumas das mágicas da leitura. Ler amplia nosso conhecimento, desenvolve a nossa criatividade e nos desperta para um mundo de palavras e com elas construímos o que gostamos, o que queremos e o que sonhamos.

Portanto, garantir a todos o acesso à leitura deve ser uma política de Estado, mas cabe a nós dedicarmos um tempo do nosso dia a um bom livro, incentivar nossos amigos, filhos ou irmãos a se apegarem à leitura e acima de tudo utilizar nosso conhecimento para fazer de nossa cidade, estado ou país, um lugar melhor para se viver.

41 comentários:

  1. ameii..
    to fazendo uma pesquisa sobre leitura
    O PODER E O BENEFÍCIOS QUE PROPORCIONAR A LEITURA.
    A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA VIDA DE UMA PESSOA.



    1.0 - INTRODUÇÃO

    A leitura foi um elemento que influenciou o desenvolvimento da sociedade em que vivemos e uma das grandes resposáveis pelas transformações ocorridas. Hoje ela desempenha papéis diferentes: é uma prática lúdica que colabora na imaginação, no raciocínio e inclusive na inclusão social do homem, no seu poder de argumentação, na visão crítica de mundo, na informação instantânea em tempos de globalização e até na mudança da forma de pensar dessa mesma sociedade.
    Apesar da grande importância que a leitura exerce na nossa vida, seja no desenvolvimento emocional ou na capacidade de expressar melhor suas idéias, em geral, alguns não gostam de ler e fazem por obrigação. Mas afinal, por que isso acontece? Talvez seja pela falta de exemplo quando criança ou dos professores, talvez não.O que se percebe é que a leitura não está sendo explorada como deve nas escolas e isto ocorre em grande parte, pela pouca informação dos professores.
    Existem dois fatores que contribuem para que as pessoas desperte o gosto pela leitura: curiosidade e exemplo. Neste sentido, o livro deveria ter a importância de uma televisão dentro do lar. Os pais deveriam ler mais para os filhos e para si próprios. No entanto, somente 14% da população têm o hábito de ler, portanto, pode-se afirmar que a sociedade brasileira não é leitora. Nesta esperança, cabe a escola e os pais desenvolver na criança o hábito de ler por prazer, não por obrigação.
    Através da leitura e dos benefícios que ela proporciona o conhecimento por excelência é que o ser humano se transformou no que é hoje e será através dela que surgirá o ser humano de amanhã.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. adorei estava precisando vcs mim ajudaram muito

      Excluir
    2. Esses textos estão muito bons, me ajudaram a manter uma base

      Excluir
    3. Parabéns pela pesquisa. Gostei de suas colocações...

      Excluir
  2. Muito bom sua INTRODUÇÃO eu adorei ler ela...
    Parabéns...

    ResponderExcluir
  3. gostei também muito bom

    ResponderExcluir
  4. achei tudo mt cada uma cada um e TCHA

    ResponderExcluir
  5. tbm achei cada um cada um e Tcha

    ResponderExcluir
  6. By's: Mariane Cardoso e Larissa Viana

    ResponderExcluir
  7. cala boca larissa e mariaane ! kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  8. Caladaaá Sayuri Suguimotto !!!

    ResponderExcluir
  9. SÃO OTIMOS OBRIGADA AGORA EU TENHO UMA BASE!!! VALELLLL

    ResponderExcluir
  10. Otimo !! Me ajudou muito no meu Trabalho escolar.

    ResponderExcluir
  11. adorei essa pagina
    amanda

    ResponderExcluir
  12. Muito bom. Gostei das dicas. Farei com meus filhos despertar o hábito de lê para que juntos possamos descobrir um novo mundo de curiosidades.

    ResponderExcluir
  13. Só não concordo com uma coisa, a culpa dos jovens de hoje não gostarem de uma boa leitura, não é somente dos professores, isso vem de casa, vem da influência dos pais. O hábito de leitura deveria ser cobrado em todos os lugares, e não só na escola.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um dos principais fatores do Jovens não buscarem à ter esse hábito de ler , vem da influência de seus pais como pelo avanço da tecnologia. Não que isso seja ruím, pois tem Jovens que usa com moderação, mais a maioria não.

      Excluir
  14. muito legal e informativo me ajudou muito em meu trabalho valeu

    ResponderExcluir
  15. na redação 2:"nenhum grande pensador fez-se uma exceção e não deixou seu legado através da escrita, dos seus livros, das anotações" fique sabendo que sócrates foi um grande pensador e não deixou nada escrito ,por que pensava que grandes leitores teriam que fazer perguntas e não apenas deixar pelas suas própias palavras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo ! eu apaguei meu comentário ate, quando vi o seu, essa afirmação que fizeram ai esta errada.

      Excluir
    2. Se ler com atenção perceberá que ele fala que Aristóteles newton e outros também não deixaram nada escrito. Não é erro! Ele apenas faz duas negações oque resulta em uma afirmação

      Excluir
  16. ADOREI MUITO,POIS AJUDOU-ME MUITO COM A REDAÇÃO DA ESCOLA

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  18. parabens pela otima introdução

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Ótimo conteúdo, mais não está ajudando o layout o é fato de que se mercher o dedo para o lado vamos para uma infinidade de outras páginas, atrapalhando assim o processo de leitura. Isso pode ser melhorado facilmente e gostaria de que fosse pois à ótimos conteúdos na página.

    ResponderExcluir
  21. Significativo em diferentes visões!! Muito bom!

    ResponderExcluir
  22. gostei muito agora vou me dedicar ao máximo para ser um leitor

    ResponderExcluir
  23. gostei muito agora vou me dedicar ao máximo para ser um leitor

    ResponderExcluir
  24. Parabéns! Vcs não imaginam como este texto contribuiu para um trabalho acadêmico

    ResponderExcluir
  25. Eu amei esse texto me ajudou muito 🖒

    ResponderExcluir
  26. Ultimamente eu tenho usado muitos textos como base para escrever minhas redações, e esses textos estão me inspirando bastante

    ResponderExcluir
  27. Eu escrevia muitos textos como esse, mas de uns tempos para cá eu venho deixado de gostar. Eu tinha planos até se ser escritora, mas não sei se é isso que eu vou querer fazer quando eu me formar no ensino médio. É tão estranho, já que eu adorava escrever desde criança. Eu achei que escrever era o meu talento, mas agora acho que não tenho mais

    ResponderExcluir