segunda-feira, 21 de junho de 2010

Projeto em escola municipal de São José estimula a leitura entre as crianças

A aproximação dos alunos com a leitura aconteceu de forma fácil e prática.

Ler é um hábito que deve ser incentivado desde a infância. Pensando nisso, uma escola de São José dos Campos colocou em prática um projeto que tornou a média de leitura dos alunos tão boa quanto a de países de primeiro mundo.

Alunos em silêncio. Concentrados na leitura. Momento que já está mais para diversão que obrigação. Turmas inteiras aprenderam a gostar de desvendar páginas e mais páginas. Obras que vão de livros infantis a revistas do cotidiano. E o melhor, a quantidade está ligada a qualidade. Eles sabem avaliar o que leem.

O sonho de todo educador virou rotina nesta escola da rede municipal de São José dos Campos. A ideia foi implantada há 5 anos. “Como os resultados foram cada vez melhores. Então a gente resolver não interromper e vem aperfeiçoando esse projeto”, disse a professora Márcia Maria Silva.

Na escola municipal Áurea Cantinho Rodrigues, a aproximação dos alunos com a leitura aconteceu de forma fácil e prática. Além da tradicional biblioteca, em todas as salas tem uma caixa de livros como esta, que entra em ação três vezes por semana.

Ao sinal da professora eles escolhem a obra e se envolvem com ela por até 50 minutos. Segundo pesquisa do instituto pró-livro, crianças brasileiras leem em torno de, 6,5 livros por ano. Média superada de longe por essa turma. “Até o ano passado, nossa crianças liam uma média de 10 livros no ano. Agora fechando na sala de leitura nós estamos em um número próximo de 10 neste semestre”, conta a orientadora pedagógica, Rita Salomão.

Essas crianças são um exemplo para muita gente. Ainda segundo a pesquisa citada na reportagem, em 2008 quase 80 milhões de brasileiros não haviam lido livro algum nos três meses anteriores à coleta das informações. O telefone é o 3944-1000. A entrada é gratuita. O local funciona das 8h00 às 15h30.

Fonte: VNews

Nenhum comentário:

Postar um comentário