Segundo um levantamento divulgado pelo Instituto Pró-Livro, em novembro de 2009, o índice de leitura no país é baixo. Em média, cada brasileiro lê apenas um livro por ano.
Com o objetivo de elevar esse índice, o Instituto Educacional Falcão, tradicional escola de Aquidauana, realiza o projeto da Roda de Leitura.
Orientados pela professora Dilene Farias Pimentel, os alunos do 5° ano tem à disposição uma série de livros. Cada aluno pode levar uma obra pra casa e tem o prazo de duas semanas para ler. Então, durante a Roda de Leitura, é feito um grande círculo, e cada criança explica o que entendeu sobre o livro.
Ao assistir uma Roda de Leitura, é possível perceber a animação dos alunos que participam. Todos ficam ansiosos para que chegue a hora da explicação individual. Segundo Carol, aluna do 5° ano, a literatura infantil é uma etapa importante do aprendizado. “Lendo estes livros, nós aprendemos a falar melhor e perdemos um pouco da timidez”, explica ela, que já morou nos Estados Unidos e veio para o Brasil neste ano.
Alunos tem à disposição uma série de livros
A professora Dilene destaca exatamente isso no projeto. Além de incentivar a leitura, também contribui para a expressão oral, pois os alunos precisam comentar as obras. “Isso é muito importante para o futuro, pois, em breve, essas crianças passarão a falar mais em público. É importante desenvolver isso”, ressalta.
Segundo Dilene, é possível destacar outros pontos positivos na Roda de Leitura. “Os livros ajudam o aluno na parte da estruturação do texto, com parágrafos, desenvolvimento e conclusão, por exemplo. Além disso, a leitura contribui no enriquecimento do vocabulário”.
A riqueza da Roda de Leitura, por sinal, vai além desses aprendizados. Para os alunos, cada momento do projeto também proporciona diversão na medida certa. Na visão do jovem Lucas, aluno do 5° ano, as obras lidas estimulam a fantasia, tão comum nas crianças. “Ficamos mais criativos e temos mais imaginação para escrever nossos próprios textos”, diz ele.
Os livros abordam assuntos bem atuais, que envolvem padrões de beleza, desmatamento, etnias, conflitos de família, aceitação das diferenças, dentre outros. Em meio a essa variedade, a professora Dilene comenta a evolução da Roda de Leitura ao longo dos anos. “Cada vez mais, os alunos conversam e debatem sobre esses temas. Chega a ser impressionante perceber a visão crítica dessas crianças”, exclama ela.
Para deixar as aulas ainda mais atrativas, a professora não restringe a Roda de Leitura às explicações orais dos alunos. O livro pode ser contado através de teatros, fantoches e até mesmo um jogo de marketing, em que é feita uma propaganda para incentivar os amigos de classe na leitura de determinada obra. Diante de tanta animação, Dilene sempre destaca para os seus alunos a parte do respeito com quem está falando. "Além de explicarem seus livros, é preciso que eles saibam ouvir, também, evitando conversar na hora em que o outro estiver falando".
Na visão geral dos professores do Instituto Educacional Falcão, a leitura é um caminho perfeito para conhecer o mundo e viajar nele sem sair do lugar. Tendo essa idéia como base, a diretora da escola, Gleice Rocha Falcão, ajuda na compra dos livros, que vêm, na maior parte, das próprias editoras.
Uma prova de eficiência e sucesso da Roda de Leitura é que já existe há vários anos e sempre é lembrada, tanto pelos alunos que estudam como pelos que estudaram no Instituto Educacional Falcão.
Fonte: O Pantaneiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário