sábado, 19 de junho de 2010

A importância do incentivo à leitura


Televisão, DVD, computador, internet e jogos eletrônicos. Esses têm sido os passatempos preferidos da garotada nos dias de hoje. Não é à toa que hoje temos jovens que escrevem mal, encontram dificuldades em redação e interpretação de texto e possuem pouco senso crítico diante das informações que recebem. A raiz do problema pode ter várias ramificações, mas uma delas, a mais importante, é a falta do hábito da leitura. Nas páginas de um livro, a criança descobre muito mais do que um mundo de imaginação. Se cultivada desde a mais tenra idade, a leitura pode ser uma excelente maneira de trabalhar vocabulário, imaginação, criatividade, escrita e sensibilidade. Ou seja: mais do que um prazer, ela também é fonte de aprendizado e conhecimento.

Descoberta

É nos primeiros anos de vida que se deve incentivar a paixão pelos livros. Crianças pequenas adoram ouvir histórias, ainda mais se elas forem contadas de forma animada e divertida. Até o segundo ano de vida, os livros devem ser ricamente ilustrados, de preferência com gravuras que façam parte do universo infantil. Num livro infantil, a ilustração é muito importante. Ela é o primeiro convite para o livro. Por meio dela, as crianças começam a aprender algumas palavras, a associar as figuras a determinados objetos.

Nesta fase da vida, os pais devem se encarregar de contar as histórias e também de apresentar os livros às crianças, ajudando-as a manuseá-los e mostrando a elas as ilustrações. Na hora de contar a história, vale usar entonações diferentes de voz, fazer com que a criança participe da história e, se necessário, usar bonecos para prender a atenção. Quando os pais lêem para os filhos, estabelecem um vínculo afetivo importante, que vai ajudar no desenvolvimento emocional da criança.

Dos dois anos até a idade de alfabetização, a criança ainda não tem muita concentração. Por isso, os livros indicados para essa faixa etária possuem histórias curtas. O gênero predileto é o conto de fadas, que trabalha bastante a imaginação infantil, de modo que as crianças se envolvem diretamente com a história. Tanto que não é incomum que elas peçam aos pais que leiam várias vezes a mesma historinha, de tanto que se identificam com as personagens. Outra característica interessante dos livros voltados a essa faixa etária aparece naqueles dirigidos a crianças que estão passando pela alfabetização: o texto tem frases breves e fonemas fáceis para o entendimento das crianças, o que as incentiva a começar a ler sozinhas.

A partir dos sete anos de idade, inicia-se uma nova fase. As primeiras dificuldades de leitura ficam para trás, o pensamento lógico se desenvolve de forma a permitir que a criança comece a lidar com idéias abstratas e os livros começam a ficar mais complexos. Ao invés de histórias curtas, as crianças dão preferência a enredos maiores, divididos em capítulos. “Quando estão na 1ª e 2ª séries, elas apreciam contos folclóricos e fábulas curtas. Os contos bíblicos entram lá pela 3ª série. Na 4ª série, apreciam as sátiras aos contos de fadas. Na 5ª e 6ª séries, apreciam personagens que fizeram algo pela humanidade, ou seja, heróis e heroínas. A partir da 7ª série, estão prontos para a história do mundo.

A interpretação das ilustrações também ganha novos contornos. As figuras proporcionam à criança múltiplos olhares sobre um mesmo tema. Livros que são ilustrados por vários artistas, por exemplo, proporcionam isso. Quanto mais você alimentar o imaginário da criança, mesmo que seja através da figura, melhor. Na adolescência, o gosto literário se torna mais variado. Porém, independentemente do tema, o jovem lê tramas mais bem-elaboradas e coerentes, começando a moldar suas preferências para a idade adulta.

O poder dos contos de fada

É no contato com histórias repletas de personagens de fantasia que as crianças desenvolvem seus primeiros conceitos sobre o mundo. Diante de conceitos como bom e mau, feio e bonito, defeitos e virtudes, a criança começa a trabalhar suas próprias crenças e a demonstrar seus sentimentos diante de determinadas situações: medo, raiva, frustração, revolta, alegria. Isso acontece porque, de alguma forma, ela tende a se identificar com algumas histórias, de acordo com o momento que está vivendo. Histórias falam de amor, rejeição, medo de abandono, competição, diferenças. A criança se transporta para o mundo do personagem e encontra ali alguns de seus problemas e desejos. É por isso que elas apreciam muito esse tipo de história, porque vêem nelas uma maneira de interpretar o mundo.
Desenvolvimento

São inúmeros os benefícios do incentivo à leitura desde cedo. Com os livros, a criança desenvolve o vocabulário, aumenta o repertório de palavras, aprende a escrever melhor, trabalha a criatividade, a imaginação e a reflexão.A leitura é importantíssima para o desenvolvimento cognitivo da criança. Quando ela adquire o hábito de ler, seu inconsciente é liberado para o fato mais relevante da leitura, que é a interpretação. Existem alunos que têm dificuldades em várias disciplinas porque não conseguem interpretarem o que lêem.

O papel dos pais

Como em todas as outras áreas da vida, o exemplo dos pais também conta muito quando o assunto é literatura. Crianças cujos pais lêem bastante e se mostram apaixonados pela atividade têm muito mais chance de se interessarem por ela. Os pais devem dar o exemplo. Se gostam de ler, se estão sempre com um livro na mão, a criança também vai querer fazer isso. Levar a livrarias, rodas de leitura, eventos literários e centros culturais também ajudam muito, pois despertam a curiosidade e incentivam a intimidade da criança com os livros. Pais que não lêem e não incentivam a leitura, por tanto, não podem reclamar da falta de interesse dos filhos.

O papel da escola

Assim como os pais, a escola também tem papel fundamental no incentivo à leitura. A realidade brasileira nos mostra que o acesso de grande parte da população aos livros é muito restrito. Há muitas crianças cujas famílias mal têm dinheiro para se sustentar, então é claro que não terão recursos para adquirir livros. Então, cabe à escola surprir esse falta, oferecendo bibliotecas e salas de leitura.

25 comentários:

  1. Excelente, será uma ótima referencia para meu trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Muito empolgante, legal, leite

    ResponderExcluir
  3. Bem louco...empolgannnte! uaheuaheaueauheuaheu

    Leite Vaca :v auehauehauheauheauheua

    ResponderExcluir
  4. Ataque dos HU3 uhauehaue

    ResponderExcluir
  5. muito vacudo esse leite silva anderson

    ResponderExcluir
  6. Adorei esta explicação, muito obrigada foi importante para mim...

    ResponderExcluir
  7. Quais são os autores que você usou?

    ResponderExcluir
  8. Autoria e do Serviço de Orientação Educacional Cor Jesu

    ResponderExcluir
  9. Muito obrigada
    Vai me ajudar muito com o meu trabalho

    ResponderExcluir
  10. Muito obrigada
    Vai me ajudar muito com o meu trabalho

    ResponderExcluir
  11. muito obrigada vai me ajudar muito para meu trabalho de faculdade.

    ResponderExcluir
  12. Olá, eu sou Simone Guimarães e represento o site www.elivros-gratis.net ----> Site de conteúdo grátis de livros digitais. Estamos nesse mês com uma promoção especial para quem quiser fazer publicidade conosco. Temos um espaço bom, boa visibilidade e damos uma promoção para quem quiser assinar conosco 3 meses. É um site de boa circulação, bem visitado e está em estágio de divulgação para incentivar pessoas a lerem mais. Uma parceria conosco poderia ser interessante para vocês. Pensem com carinho no que estamos propondo. Um banner de vocês no nosso site trará muitos visitantes ao site de vocês.

    Obrigada pela atenção, aguardamos a resposta,

    Simone Guimarães

    ResponderExcluir
  13. Sou professora de Linguística Aplicada ao Ensino no nível universitário. Fui professora tanto do ensino fundamental como do ensino médio, e pude sentir a dificuldade dos alunos para ler diante da atração que sentem pelo mundo da imagem (cinema, computador, celular, etc.). Escrevi então um livro que incentiva a leitura e que se chama A Magia de Lítera (tenho uma página sobre ele no facebook). Se quiserem, posso enviar um exemplar para que conheçam a obra, que recebeu dois prêmios, um pela Secretaria de Cultura de Campinas (R$ 15.000,00) e outro pela Literarte (Associação Internacional de Escritores e Artistas). Posso enviar gratuitamente, basta me enviarem o endereço.

    ResponderExcluir
  14. gostei e vou usar o que aprendi para minha atividade da escla

    ResponderExcluir