segunda-feira, 1 de março de 2010

Projeto "Leitura para todos"


Quando fazia pós-doutorado em Buenos Aires, a professora do curso de Letras da UFMG Maria Antonieta Pereira observou que era grande o número de pessoas que lia nos metrôs. Ao retornar da capital da Argentina, resolveu adaptar a situação à realidade de Belo Horizonte. Foi assim que a professora – que é também coordenadora Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão A tela e o texto – teve a ideia do Projeto Leitura para Todos.

Em novembro de 2004 foi lançado o projeto-piloto, que colocou, atrás de cada assento de algumas linhas de ônibus da cidade, uma lâmina plastificada do tamanho de uma folha A4 contendo um conto, poesia ou crônica de autores brasileiros – conhecidos ou não. O blog acompanhou um usuário no ônibus que lia o poema “Saudade” do escritor Machado de Assis.



O projeto Leitura para todos tem como seu principal objetivo contribuir para a elevação dos níveis de leitura da população em geral. Considerando que o livro no Brasil é muito caro e que as bibliotecas são raras, o projeto propõe-se a disseminar textos de qualidade entre leitores que não têm acesso aos mesmos. Tendo em vista que no transporte coletivo circulam diariamente milhares de pessoas, as quais estão assentadas e com tempo disponível para leitura, o projeto Leitura para todos divulga textos da Literatura Brasileira em ônibus de Belo Horizonte e Contagem. Os textos são plastificados em lâminas tamanho A4, em frente e verso, e dependurados por alças na parte traseira dos bancos. A proposta de leitura nos ônibus foi também implantada em Diamantina, durante o 36º Festival de Inverno da UFMG, e em Recife.

Fonte: mg.gov.br/blog

UFMG e BHTrans ampliam projeto Leitura para Todos

 A UFMG e a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTrans (Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte), ampliam a partir de hoje o projeto Leitura para Todos. Duzentos e setenta veículos de 26 linhas municipais (veja lista abaixo) passarão a contar com textos da literatura brasileira. O projeto é desenvolvido na Universidade pelo programa A Tela e o Texto, da Faculdade de Letras (Fale).

O projeto tem como propósito levar de forma gratuita e descontraída textos de escritores nacionais à população belo-horizontina. As obras são apresentadas no formato A4 e plastificadas, e afixadas com cordões de náilon na parte traseira dos bancos dos coletivos, permitindo que o passageiro tenha acesso a elas durante a viagem.


Exemplar de Lâmina de Literatura Brasileira
para fixação nos ônibus

O objetivo dos idealizadores é expandir o projeto a todas as linhas de ônibus da capital mineira, despertando atenção e interesse pela leitura em pessoas de diferentes faixas etárias, além de tornar a viagem menos monótona. A UFMG e a BHTrans buscam parceiros dispostos a apoiar a expansão do projeto.

Em 2007, o Leitura para Todos foi o vencedor do prêmio Viva Leitura 2007 do Ministério da Educação na categoria "Sociedade: empresas, ONGs, pessoas físicas e universidades".

Linhas contempladas
SC01B (Contorno B)
1030 (Avenida - Mangabeiras)
1207C (B. das Indústrias 4ª Seção - Sta. Mônica)
1404A (Palmeiras - Alípio de Melo)
2151 (Vista Alegre - Serra)
2212A (Jardim Atlântico)
303 (Santa Cecília - Est. Diamante)
304 (Jatobá IV - Est. Diamante)
3052 (Est. Diamante - BH Shopping via Havaí)
3054 (Milionários - Centro)
308 (Tirol - Est. Barreiro)
326 (Vale do Jatobá - Est. Barreiro)
3302A (Nova Pampulha)
4107 (Alto Caiçara - Serra)
4113 (Bom Jesus - BH Shopping)
503 (Santa Rosa - Aparecida - São Luís)
621 (Lagoa - Est. Venda Nova)
623 (Vila Santa Branca - Est. Venda Nova)
625 (Maria Helena B - Est. Venda Nova)
8001A (Ana Lúcia - BH Shopping)
8107 (Concórdia - São Pedro)
8203 (Renascença - Buritis)
9031 (N. Sra. de Fátima - Centro)
9209 (Sagrada Família - Gutierrez)
9408 (Sta. Efigênia - Pe. Eustáquio)
9503 (Taquaril - Jaraguá)

Com informações da Gerência de Marketing e Comunicação da BHTrans

Fonte: UFMG

3 comentários:

  1. Oi Alex
    Entre em contato com o pessoal do Projeto Leitura para Todos.
    Eu só fiz a divulgação do trabalho deles, ok?
    Abraços
    Claudio

    Contato – Leitura para todos
    Maria Antonieta Pereira
    Coordenadora do projeto Leitura para todos
    E-mail: literabhz@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Acho interessante o resgate do HÁBITO DA LEITURA e válida a iniciativa deste projeto de colocarem os textos para os passageiros lerem, ainda mais nessa era digital em que as pessoas estão ficando isoladas em seu mundo visual com seu celular e fone de ouvido.Eu sou suspeita pra falar e sempre que estou nos ônibus leio os textos e tiro fotos com meu celular para ler em casa depois. Amo ler e escrever também. Também gostaria de saber como faço para ter meus textos expostos nas lâminas para as pessoas lerem.

    ResponderExcluir