sexta-feira, 5 de março de 2010

E você...lê para o seu bebê?


Eliana Ceia
Consultora educacional

Ao lhe colocarem esta questão, muito possivelmente, em vez de uma resposta, irá deparar-se com uma outra questão... Mas se os bebês não podem aprender a ler, por que razão devemos dar e ler livros aos bebês? De facto, não é algo assim tão despropositado e a resposta não é assim tão complexa. Simplesmente porque ler não é fácil, e porque para se aprender uma tarefa difícil é preciso ter vontade de aprender e praticar muito. Devemos dar livros aos bebés para criar a curiosidade e o desejo de saber o que dizem os livros. O bebê aprende a falar porque ouve as outras pessoas a falarem. Para aprender a ler é necessário que veja e ouça as outras pessoas a lerem.

Estudos recentes (cf. Raikes, H. (2006). Child Development. News release, Society for Research in Child Development) mostram que os bebês recém-nascidos, com apenas alguns dias, são receptivos à leitura. A investigação evidencia também uma associação positiva entre a leitura aos mais novos, logo desde cedo na infância e, mais tarde, um bom desempenho escolar das crianças. As vantagens são muitas...

· A leitura cria uma ligação entre os pais e o bebê;
· Promove a aquisição de capacidades linguísticas e de escrita;
· Melhora a compreensão linguística;
· Promove o desenvolvimento cognitivo;
· Os sons e ritmos das histórias contadas e encenadas são importantes e reconfortantes para os bebês.

Através da leitura os mais novos têm acesso a um mundo de experiências, ajudando-os a serem leitores assíduos mais tarde. E porque não começar logo nos primeiros dias de vida?

Uma leitura breve, de apenas alguns minutos, estabelecendo uma rotina diária. O tempo de leitura poderá aumentar em função da maior capacidade de concentração da criança.

E... onde? Quando..? Não importa o local, ou a altura do dia: de manhã, à tarde, antes da sesta ou ao anoitecer... no consultório, à espera do pediatra, no jardim mas, sobretudo, em casa. Comentar as imagens e, mais tarde, fazer perguntas sobre o texto e as ilustrações é também bastante positivo.


Os livros cartonados com folhas robustas proporcionam aos mais novos o descobrir de uma nova atividade: folhear. Estes poderão ser o ponto de partida para as primeiras histórias, depois em livros de todas as dimensões e texturas (e alguns até com aromas) as palavras e frases vão-se tornando mais densas e complexas à medida que a atenção aumenta.

As bibliotecas são um excelente recurso para os pais: nelas encontram não só uma grande variedade de livros dedicados aos mais novos, mas também várias iniciativas de promoção da leitura, em alguns casos dirigidas em exclusivo a famílias. Também algumas livrarias dispõem de espaços onde os mais novos podem experimentar os livros.

Uma pequena biblioteca destinada apenas aos livros infantis poderá começar a ser construída ainda antes do nascimento do bebê. As crianças aprendem a ler com mais facilidade quando têm ao seu dispor materiais de leitura e oportunidades para os explorar. Ter livros em casa, ver os adultos a ler durante os tempos livres e ir à biblioteca é uma boa receita para o sucesso.

Aprender a ler e a escrever, tal como tudo, leva o seu tempo. Quem aprende necessita da ajuda de outros e de tempo para treinar. À medida que se vai aprendendo, a necessidade de ajuda tende a desaparecer e a criança fica mais autônoma e independente.

Fonte: Cnoti

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