segunda-feira, 1 de março de 2010

Biblioteca na areia chega a Caiobá e Guaratuba

Livros são emprestados gratuitamente para os veranistas


Turistas e moradores já podem fazer empréstimos gratuitos de livros nas bibliotecas instaladas pela Secretaria da Cultura em Caiobá e Guaratuba, no Litoral do Estado. A secretária Vera Mussi inaugurou no sábado (16) as duas unidades, que ficarão abertas diariamente até 21 de fevereiro. Elas fazem parte do programa estadual Biblioteca na Areia, e trazem aos veranistas obras de diversos escritores e poetas, com empréstimos gratuitos.

O acervo de 1,2 mil livros contempla todos os gêneros literários, com obras de autores da literatura brasileira e estrangeira – como Carlos Drummond de Andrade e Gabriel Garcia Márquez – voltadas para todas as idades. Para os adolescentes, a Biblioteca na Areia traz bestsellers como Lua Nova e Eclipse, ambos da escritora Stephenie Meyer. “Queremos desenvolver o hábito, incentivar o gosto pela leitura, mostrando que ela pode ser prazerosa”, destacou Vera Mussi.

“Diz-se muito que o brasileiro não gosta de ler, mas achamos que o brasileiro tem dificuldades de acesso ao livro, que ainda é caro. Portanto, colocamos aqui livros de qualidade, gratuitos, sem formalidades ou burocracia”, disse a secretária, ao destacar que o projeto dá um voto de confiança aos veranistas ao solicitar apenas os dados pessoais, sem necessidade de documentação para cadastro. “Esta parceria tem dado certo. Nosso índice de inadimplência é muito baixo. Inclusive, este ano, na inauguração da Biblioteca na Areia em Pontal do Paraná, recebemos dois livros que foram emprestados no ano passado”, conta Vera Mussi.

Este é o segundo ano consecutivo da Biblioteca na Areia, que está presente também em Paranaguá e Pontal do Paraná. O projeto faz parte da programação do Viva o Verão, sendo inspirado no programa estadual Biblioteca Cidadã, que vai beneficiar mais de 300 municípios até o fim de 2010. Para o diretor da Biblioteca Pública do Paraná, Cláudio Fajardo, a Biblioteca na Areia, assim como a Biblioteca Cidadã, significa “prazer, lazer e saber”.

Fonte: Bem Paraná

Nenhum comentário:

Postar um comentário