segunda-feira, 1 de março de 2010

Expedição Vaga Lume

 

A Expedição Vaga Lume, programa criado e desenvolvido pela Associação Vaga Lume, investe em habitantes de comunidades rurais da Amazônia Legal Brasileira como forma de fortalecer a região que abriga o maior patrimônio natural do planeta.

Iniciado em 2001, a partir de um piloto no estado do Pará, o projeto envolveu comunidades em 20 municípios, completando sua primeira etapa em 2002. A opção de continuidade foi investir no fortalecimento do trabalho nestes municípios. De 2003 a 2006, aconteceram retornos às mesmas localidades, com ampliação local das ações. A partir de 2007, a Expedição Vaga Lume iniciou a formação de equipes locais de voluntários que agora são responsáveis pelo desenvolvimento do projeto em cada município com a supervisão da equipe técnica da Vaga Lume. Os membros destas equipes foram chamados de Agentes Multiplicadores Vaga Lume, que vêm participando de uma série de encontros de formação, planejamento e avaliação para aprimorarem o trabalho de cada biblioteca.

OBJETIVOS

O objetivo geral da Expedição Vaga Lume é promover o acesso ao livro e à leitura em comunidades rurais da Amazônia Legal Brasileira.

Objetivos específicos:

1. Formar professores e comunitários como mediadores de leitura.

2. Estimular exercícios de gestão comunitária de bibliotecas.

3. Estimular ações que facilitem o envio de livros para a região amazônica.

4. Monitorar as ações desenvolvidas nas bibliotecas implantadas.

METODOLOGIA
A metodologia baseia-se no tripé ESTRUTURA-CAPACITAÇÃO-GESTÃO: o Programa distribui um acervo de livros novos e estrutura para abrigá-los (estantes, livreiras e tapetes pedagógicos), capacita os professores da rede pública local e lideranças comunitárias como mediadores de leitura e estimula discussões sobre a gestão da biblioteca com a comunidade.

O trabalho é voltado para a área rural de municípios da Amazônia Legal Brasileira e realizado em parceria com Secretarias Municipais de Educação e outros parceiros locais.

RESULTADOS - até dezembro de 2008

22.650 crianças beneficiadas diretamente com as Bibliotecas Vaga Lume;

66.529 livros distribuídos;

154 Agentes Multiplicadores Vaga Lume formados;

1.682 mediadores de leitura formados;

112 livros artesanais produzidos;

133 bibliotecas comunitárias implantadas/fortalecidas.

Fonte: Expedição Vaga Lume

Nenhum comentário:

Postar um comentário