quinta-feira, 11 de março de 2010

Incentivo à leitura: Revisteca é recurso para a formação de jovens leitores

Projeto da Editora Abril implantado em escola municipal de Londrina disponibiliza gratuitamente a cada três meses 70 títulos de suas publicações, incluindo livros.

Ana Paula Nascimento

Semanalmente a professora Márcia faz a Hora do Conto
com os alunos, que leem pelo menos um livro por semana

O páreo não é fácil. Competir com a sedução das imagens em movimento via televisão e internet no incentivo à leitura exige criatividade de pais e professores e na Escola Municipal Maria Carmelita Vilela Magalhães, de Londrina, os alunos ganharam um
aliado a mais: a Revisteca.

Instalada na biblioteca da escola, a revisteca é resultado de parceria com a Editora - Abril que desde 2005 já instalou mais de 300 unidades do projeto em municípios brasileiros com o objetivo de incentivar a leitura nos jovens.

Com ação integrada à Secretaria Municipal de Educação, agora os alunos têm à sua disposição 70 títulos publicados pela editora nas mais diversas áreas e que são renovados a cada três meses (sendo que todo o acervo é cedido para a biblioteca da escola).

Em um display de fácil acesso, exemplares das revistas Veja, Bravo, Superinteressante, National Geographic, entre outras, - além de publicações mais voltadas ao público infantil, como a revista Recreio e gibis, podem ser consultadas.

A professora de inglês Márcia Elaine de Oliveira – que também é responsável pela oficina de biblioteca – aprovou a iniciativa e considera que a boa frequência na biblioteca na hora do recreio também é um sinalizador da aprovação dos alunos. ‘‘Nesse momento - eles vêm espontaneamente para a biblioteca e já é comum observarmos eles consultando as revistas e os gibis, que por enquanto ainda não podem ser emprestados’’, observa.

Na Escola Municipal Maria Carmelita Vilela Magalhães,
todos os projetos relacionados à leitura trabalham com enfoque no prazer

Semanalmente, durante 50 minutos, ela realiza a Hora do Conto com os alunos da escola, que leem pelo menos um livro por semana. Agora, os textos informativos das revistas também entrarão nas opções de leitura, sendo que a escola também integra o projeto Folha Cidadania, recebendo toda terça-feira exemplares da Folha de Londrina para serem trabalhados didaticamente com os alunos.

‘‘Costumo brincar com eles que o livro é como um doce da padaria que eles têm vontade de experimentar. É necessário que você prove, abra o livro, leia, observe as ilustrações e veja se gosta daquele tipo de leitura. Não é necessário que termine todo o livro que pegar, mas é importante que se dê essa chance para desenvolver o gosto pela leitura’’, destaca Márcia.

Por falar em hábito e gosto quando o assunto é leitura, a escola também está se organizando para o projeto ‘‘Sacola da Leitura’’. Em breve, toda semana um aluno será sorteado e poderá ‘‘compôr a sua sacola’’ com uma revista para cada integrante da sua família – respeitando o tipo de leitura que cada um gosta. ‘‘Trabalhamos com a ideia da ‘leitura prazer’ e achamos importante fazer dessa maneira, sem impôr aquilo que achamos que é importante. Por outro lado, esse tipo de atividade estimula o diálogo entre as crianças e seus pais, que poderão ficar uma semana com as publicações em casa’’, complementa Márcia.

A professora regente da terceira série, Silvia Elaine Tognin Soncin, também comenta que as revistas estão ajudando a aumentar o interesse dos alunos pela leitura e que isso pode ser percebido no Caderno Leitura, onde os alunos registram através de ilustrações as histórias que leram. ‘‘Os desenhos são uma forma de interpretação e eles estão mais criativos, conseguindo soltar mais a imaginação’’, afirma.

Segundo ela, a escola está conseguindo realizar um conjunto de ações que efetivamente ajudam a motivar o aluno a desenvolver o hábito da leitura, tão importante para a formação do senso crítico. ‘‘Eles estão cercados de vários recursos que estimulam esse tipo de aprendizagem, ainda mais em um tempo em que a televisão e o computador parecem predominar. Acho que essa geração vai fazer diferença pelo esforço que grande parte das escolas estão fazendo para formar jovens leitores’’, reforça a supervisora pedagógica Roseli Conceição Bernini Romanha. A escola ainda mantém o ‘‘Momento da Leitura’’ às quintas-feira, em que os primeiros 20 minutos do turno escolar são destinados à leitura livre. Da merendeira à diretora, todos são convidados a dar essa ‘‘pausa literária’’.

Fonte: Folha de Londrina

Um comentário:

  1. olá,
    poderia informar como faço para obter os recursos para ter uma revisteca no projeto onde atuo....

    obrigada,

    erikaferreiralima@hotmail.com

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