quarta-feira, 12 de maio de 2010

Projeto quer estimular a leitura

Ester Leão
Projeto conta com a presença de escritor para atrair público infanto-juvenil
A qualidade da educação está atrelada à leitura, alunos e pessoas, em geral, que têm o hábito de ler são mais instruídas e informadas sobre diversos temas. A prática da leitura só acrescenta positivamente o intelecto, por exemplo, escreve bem quem lê bastante, além de enriquecer o vocabulário e a linguagem. No Brasil, a falta de leitura é uma questão cultural. Diante dessa realidade negativa quanto à incidência de leitura pelas pessoas, vários projetos e programas educacionais já surgiram, no intuito de motivar a leitura e facilitar o acesso a livros de diversos autores e temas.

Partindo deste princípio, temos a necessidade de se criar um ambiente adequado para leitura na escola, especialmente direcionado para alunos do ensino infantil e fundamental. Como estimular a leitura desde a tenra idade, sem tornar a prática uma atividade 'cansativa'? Com o objetivo de motivar a leitura e torná-la habitual entre as crianças, o Unicolégio promove o - ‘Encontro com o autor'’ com a missão de diminuir a distância existente entre o autor e leitor.

INCENTIVO
O projeto lançado há alguns anos pela instituição, contou com a presença do escritor italiano Michelle Iacocca, na quinta-feira (15) e hoje (16). O ilustrador de livros infanto-juvenis falou sobre uma de suas obras intitulada - As aventuras de Bambolina. "Ler este livro é como ler a realidade que nos circunda, a cidade, os lugares, as circunstâncias, as pessoas, o nosso mundo ou, pelo menos, o pedaço dele em que vivemos. Primeiro com os olhos, depois com a emoção", observa o autor. Durante a manhã de ontem (15), Iacocca esteve com os alunos do Unicolégio, onde autografou suas obras e trocou experiências e histórias de vida com os pequenos ouvintes. "Muitos de meus textos partiram desse contato direto com as crianças. Esclarecer suas dúvidas e ouvir seus relatos fortalece cada vez mais esse vínculo entre autor e leitor", explica.

A coordenadora do 6º e 9º ano do ensino fundamental, Natalina Battistella, ressaltou a importância do projeto e as consequências positivas que o estímulo à leitura pode trazer ao futuro desses jovens estudantes. "O objetivo é atraí-los para esse ambiente literário, mostrando o quão agradável e prazeroso pode ser o hábito da leitura, além de obter conhecimento", disse.

Fonte: O Liberal

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