quarta-feira, 19 de maio de 2010

Dica de leitura: "Para Ler Literatura como um Professor" - Em livro, professor ensina a compreender literatura nas entrelinhas

da Livraria da Folha
Tipos de personagens, ritmos de enredo e composição de capítulos são analisados por Thomas C. Foster em "Para Ler Literatura como um Professor", lançado neste mês pela editora Lua de Papel. O livro mostra como interpretar os diferentes pontos de vista que compõem as histórias literárias.

A partir das obras literárias, o professor de ficção contemporânea, drama e poesia da Universidade de Michigan (EUA) esclarece as simbologias dos personagens, dos objetos e de suas respectivas atitudes. O autor esmiúça as ações que compõem as entrelinhas de cada narrativa.

O livro mostra ao leitor como ele deve treinar a "linguagem de leitura", para que aproveite ao máximo os códigos e os padrões dos textos. Na abertura de cada capítulo, Foster introduz e contextualiza os autores que serão citados.

Foster afirma que os literatos aprendem a absorver os detalhes de primeiro plano somente. Para isso, o professor recomenda muita leitura e revela segredos para os interessados se aprofundarem na análise dos textos.

Tendo como exemplo a moda do "vampilirismo", o autor se utiliza do enredo das principais obras sobre o tema para demonstrar que o vampirismo não trata somente de vampiros, mas de temas como egoísmo, luxúria, dentre outros tabus sociais.


Para Foster, fantasmas e vampiros nunca são apenas fantasmas e vampiros.

Fonte: Folha on-line

Nenhum comentário:

Postar um comentário