Duas vezes por semana, durante uma hora, toda a escola para no horário da leitura.
Alunos sentados no chão, lendo. Arquivo da escola
Alunos sentados no chão, lendo. Arquivo da escola
Fátima Schenini
Uma escola de ensino fundamental de Itapetininga, município paulista localizado a 170 Km da capital, obteve excelentes resultados com as estratégias de incentivo à leitura que realiza desde 2002. Desde que passou a desenvolver os projetos permanentes Leitura em Família e Roda de Leitura, a Escola Estadual Professor Astor Vasques Lopes vem obtendo avanços significativos nos índices estaduais e nacionais de avaliação. No Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação, a escola alcançou em 2007, a nota 5,2, bem acima da média nacional das séries iniciais que foi de 4,2.
Já no Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), a escola com 380 alunos, em sua maior parte oriundos de famílias de baixa renda e instrução, conquistou em 2008 o primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp) – fase Diretoria Regional de Ensino. Em 2009, obteve a primeira colocação na fase estadual do Idesp, com a média 8,55 - a melhor entre 1.945 escolas estaduais.
“Esse resultado foi uma surpresa muito grande. Foi emocionante”, diz a diretora da escola, Arlete Milanezi Ansbach, há 12 anos nessa função. Formada em letras e em pedagogia, ela acredita que o estímulo à leitura realmente contribuiu muito para a obtenção dessa colocação, embora destaque também o empenho e o acompanhamento de toda a equipe do colégio. “Nossa equipe é maravilhosa e realmente vestiu a camisa”, salienta Arlete.
Os projetos de leitura ocorrem ao longo do ano letivo.
Alunos fazem leitura na sala de aula
Alunos fazem leitura na sala de aula
“O projeto Roda da Leitura começou quando percebemos a dificuldade dos alunos na elaboração de redações e relatos, no Saresp 2002”, diz a professora do 3º ano, Claudete de Araújo Cavalcante, há 22 anos no magistério. Ao fazer uma análise das características sociais e antropológicas das famílias dos alunos, a equipe escolar verificou que havia a necessidade de promover um maior envolvimento dos pais no cotidiano escolar. Para isso, além de promover reuniões que causassem impacto e reflexão, passaram a convidar os pais para participarem dos encontros do Roda da Leitura, uma vez por mês, junto com os filhos.
Na sequência, acabou sendo inserido o projeto Leitura em Família. Os estudantes passaram a levar livros para ler em casa, com o pai, a mãe ou outro familiar, juntamente com um caderno para o parente fazer um registro de suas impressões sobre a leitura. “O retorno é emocionante e muito gratificante”, conta Claudete. Segundo ela, os pais são participantes ativos nos dois projetos, tanto em casa quanto na escola, durante os encontros do Roda da Leitura.
A leitura contribuiu muito para os bons resultados da Escola Astor Vasques.
Professora Maria Aparecida Camargo (à esquerda),
diretora Arlete Ansbach (centro), professora
Sônia Matias (à direita) e alunos
Professora Maria Aparecida Camargo (à esquerda),
diretora Arlete Ansbach (centro), professora
Sônia Matias (à direita) e alunos
“Foi um trabalho de muito incentivo, motivação e persistência da equipe escolar, que culminou numa grande adesão da família ao gosto e prazer pela leitura”, ressalta a professora Isabel Cristina de Moura, 25 anos de magistério, que dá aulas no 2º ano. Segundo ela, os dois projetos contribuem para a formação da cidadania, de maneira que se complementam e viabilizam resultados surpreendentes na aprendizagem dos alunos. Realizados o ano inteiro, têm um encerramento em cada final de semestre por meio de gincana ou sarau literário ou cultural. Além disso, a escola inteira se dedica à leitura, duas vezes por semana: às terças e quintas-feiras, das 10h30 às 11h30 e das 16h30 às 17h30. Às quartas-feiras, esse horário é voltado para a produção de textos e redações.
Fonte: Jornal do Professor
Reunião sobre mobilização pela leitura em Barueri
ResponderExcluirSua presença será da máxima importância para tratarmos da mobilização a que demos o nome de Dia de Ler. Todo Dia!, programada para o dia 9 de abril. Mais que bater panela e buzinar queremos marcar uma ação em favor da leitura, cuja deficiência tanto mal tem feito aos jovens, à cidade, ao estado e ao país. E todos nós sabemos disso!
A reunião expositiva sobre o Dia de Ler. Todo Dia! acontece nesta segunda-feira, dia 16 de março, no auditório A do Centro de Eventos de Barueri (avenida Pastor Sebastião Davino dos Reis, 672) entre a Puc e o Hospital Municipal de Barueri.
Caso seja impossível estar conosco na segunda, 16, por favor mande um/a representante. Vai valer a pena ouvir e, mais ainda, participar.
SEGUNDA-FEIRA, 16 DE MARÇO, 14 HORAS, CENTRO DE EVENTOS DE BARUERI
Mais informações: 4199-1618
Secretaria de Cultura e Turismo