sexta-feira, 21 de maio de 2010

Melhor escola do interior de São Paulo estimula a leitura

Duas vezes por semana, durante uma hora, toda a escola para no horário da leitura.
Alunos sentados no chão, lendo. Arquivo da escola

Fátima Schenini

Uma escola de ensino fundamental de Itapetininga, município paulista localizado a 170 Km da capital, obteve excelentes resultados com as estratégias de incentivo à leitura que realiza desde 2002. Desde que passou a desenvolver os projetos permanentes Leitura em Família e Roda de Leitura, a Escola Estadual Professor Astor Vasques Lopes vem obtendo avanços significativos nos índices estaduais e nacionais de avaliação. No Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação, a escola alcançou em 2007, a nota 5,2, bem acima da média nacional das séries iniciais que foi de 4,2.

Já no Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), a escola com 380 alunos, em sua maior parte oriundos de famílias de baixa renda e instrução, conquistou em 2008 o primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp) – fase Diretoria Regional de Ensino. Em 2009, obteve a primeira colocação na fase estadual do Idesp, com a média 8,55 - a melhor entre 1.945 escolas estaduais.

“Esse resultado foi uma surpresa muito grande. Foi emocionante”, diz a diretora da escola, Arlete Milanezi Ansbach, há 12 anos nessa função. Formada em letras e em pedagogia, ela acredita que o estímulo à leitura realmente contribuiu muito para a obtenção dessa colocação, embora destaque também o empenho e o acompanhamento de toda a equipe do colégio. “Nossa equipe é maravilhosa e realmente vestiu a camisa”, salienta Arlete.
Os projetos de leitura ocorrem ao longo do ano letivo.
Alunos fazem leitura na sala de aula

“O projeto Roda da Leitura começou quando percebemos a dificuldade dos alunos na elaboração de redações e relatos, no Saresp 2002”, diz a professora do 3º ano, Claudete de Araújo Cavalcante, há 22 anos no magistério. Ao fazer uma análise das características sociais e antropológicas das famílias dos alunos, a equipe escolar verificou que havia a necessidade de promover um maior envolvimento dos pais no cotidiano escolar. Para isso, além de promover reuniões que causassem impacto e reflexão, passaram a convidar os pais para participarem dos encontros do Roda da Leitura, uma vez por mês, junto com os filhos.

Na sequência, acabou sendo inserido o projeto Leitura em Família. Os estudantes passaram a levar livros para ler em casa, com o pai, a mãe ou outro familiar, juntamente com um caderno para o parente fazer um registro de suas impressões sobre a leitura. “O retorno é emocionante e muito gratificante”, conta Claudete. Segundo ela, os pais são participantes ativos nos dois projetos, tanto em casa quanto na escola, durante os encontros do Roda da Leitura.

A leitura contribuiu muito para os bons resultados da Escola Astor Vasques.
Professora Maria Aparecida Camargo (à esquerda),
diretora Arlete Ansbach (centro), professora
Sônia Matias (à direita) e alunos

“Foi um trabalho de muito incentivo, motivação e persistência da equipe escolar, que culminou numa grande adesão da família ao gosto e prazer pela leitura”, ressalta a professora Isabel Cristina de Moura, 25 anos de magistério, que dá aulas no 2º ano. Segundo ela, os dois projetos contribuem para a formação da cidadania, de maneira que se complementam e viabilizam resultados surpreendentes na aprendizagem dos alunos. Realizados o ano inteiro, têm um encerramento em cada final de semestre por meio de gincana ou sarau literário ou cultural. Além disso, a escola inteira se dedica à leitura, duas vezes por semana: às terças e quintas-feiras, das 10h30 às 11h30 e das 16h30 às 17h30. Às quartas-feiras, esse horário é voltado para a produção de textos e redações.
 
Fonte: Jornal do Professor

Um comentário:

  1. Reunião sobre mobilização pela leitura em Barueri

    Sua presença será da máxima importância para tratarmos da mobilização a que demos o nome de Dia de Ler. Todo Dia!, programada para o dia 9 de abril. Mais que bater panela e buzinar queremos marcar uma ação em favor da leitura, cuja deficiência tanto mal tem feito aos jovens, à cidade, ao estado e ao país. E todos nós sabemos disso!

    A reunião expositiva sobre o Dia de Ler. Todo Dia! acontece nesta segunda-feira, dia 16 de março, no auditório A do Centro de Eventos de Barueri (avenida Pastor Sebastião Davino dos Reis, 672) entre a Puc e o Hospital Municipal de Barueri.


    Caso seja impossível estar conosco na segunda, 16, por favor mande um/a representante. Vai valer a pena ouvir e, mais ainda, participar.


    SEGUNDA-FEIRA, 16 DE MARÇO, 14 HORAS, CENTRO DE EVENTOS DE BARUERI


    Mais informações: 4199-1618
    Secretaria de Cultura e Turismo

    ResponderExcluir