sexta-feira, 21 de maio de 2010

Incentivo ao prazer da leitura começa na alfabetização

Alunos de escola da Vila Barracão, em Porto Alegre, despertam o gosto pela leitura.
Alunos sentados, lêm livros.Arquivo pessoal

Fátima Schenini

Apaixonada por alfabetização, a professora Beatriz Rocha Gonçalves acredita que o fato de incentivar o prazer da leitura entre os pequenos estudantes poderá transformá-los em futuros autores e leitores. Por essa razão, tem desenvolvido inúmeros projetos de estímulo à leitura com seus alunos de 1º ano, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Almirante Álvaro Alberto Motta e Silva, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

“Sempre procuro ler para as crianças os mais variados textos. E, no final de cada ano, noto que elas têm apreciado ler”, destaca Beatriz, que é formada em pedagogia, com habilitação em educação infantil e pós-graduação em alfabetização. Há 14 anos trabalhando com crianças, há nove ela atua na Escola Motta e Silva, onde além de lecionar exerce ainda a função de vice-diretora. O colégio fica na Vila Barracão, uma comunidade pobre da Zona Sul da capital gaúcha e é frequentada por crianças de classes populares.

Um dos projetos criado por Beatriz é Despertando o Gosto pela Leitura, que pode ser lido no Portal do Professor. Desenvolvido em seis aulas, o projeto possibilita que as crianças se familiarizem com a linguagem e os elementos presentes nos livros de histórias, nos jornais e nos textos instrucionais, presentes em regras de jogos e receitas culinárias, por exemplo. Além disso, o projeto pretende ampliar o vocabulário dos alunos e fazer com que eles interpretem e recontem os textos lidos.

Outro projeto desenvolvido por Beatriz foi Cantigas de Roda, onde ela trabalhou de forma lúdica a leitura e a escrita. A proposta era resgatar cantigas antigas, com pais e avós. Já no projeto Histórias Infantis, além de conhecer as obras, os alunos receberam informações sobre as biografias de autores famosos. A professora diz que foi um trabalho bastante lúdico e os estudantes puderam apreciar as atividades propostas e os jogos (bingo, trilha, memória, entre outros) realizados a partir dos livros trabalhados no projeto. “Os contos de fadas são ótimos para os alunos fantasiarem, criarem e, consequentemente, despertarem o gosto pela leitura”, acredita Beatriz, que também utiliza poesias para alfabetizar as crianças.

“A cada ano, vejo como as crianças estão gostando de ler. Elas começam a retirar livros da biblioteca, espontaneamente, para ler em casa”, ressalta. Segundo a professora, a biblioteca da escola tem algumas obras bem interessantes, mas estão lutando para aumentar o acervo de livros.

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