Alunos do 1º e 2º Anos entram na Casa do Conto
para contar histórias aos outros colegas
para contar histórias aos outros colegas
Quem nunca se imaginou dentro das histórias contadas por nossos pais, cheias de aventura, romance, coragem e final feliz? Quando criança, a imaginação vai ainda mais longe, e esse mundo de fantasia começa a fazer parte do mundo real, despertando o interesse pela leitura e pelo conhecimento.
Na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) “Elza Nadai Silvino” os alunos dos 1º e 2º Anos estão dando “asas à imaginação” e passam a contar histórias de livros infantis para os outros colegas. O curioso, é que a maioria deles ainda não sabem ler nem escrever.
O projeto em questão é chamado de “Casa do faz de conta”, em que a criança escolhe o livro que deseja levar para casa e, junto com a família, a leitura é realizada. Ao voltar para a escola, o aluno reconta a história do livrinho para os seus colegas dentro da Casa do Conto, que é uma casinha de boneca toda colorida e repleta de livrinhos. Essa atividade é feita de forma espontânea pelas crianças. Somente aqueles que querem contar a história, entram na casinha e sem muito esforço, já estão cercado dos outros colegas que, em silêncio, sentam para ouvir uma boa história.
A iniciativa do projeto é da estagiária Ilma Aniceto Silva, que está cursando pedagogia. Ela conta que pensou nesse projeto como forma de envolver mais os pais de seus filhos em uma atividade simples e prazerosa: a leitura. E assim, as crianças também são estimuladas desde cedo a aprender ler e escrever.
A Casa do Conto tem feito tanto sucesso entre a garotada, que até mesmo durante os intervalos (recreio), os alunos se revezam dentro da casinha para contar a mais nova história.
A diretora da unidade, Vânia Aparecida Carrijo Fabretti, explica que os alunos mais velhos também participam de outro projeto de incentivo à leitura chamado “Bom leitor”, em que eles também levam para casa os livros da escola.
Para a diretora Vânia Fabretti, a leitura e a contação de história podem ser associadas a muitos benefícios para a criança. “Estão relacionadas ao cuidado afetivo, à construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro e à de se expressar”, elencou.
Já a coordenadora pedagógica, Sara Maria Novaes Almeida, destacou que com a leitura as crianças e os jovens encontram caminhos para crescer e se desenvolver na busca de soluções para suas inquietações e problemas de ordem intelectual, social, afetiva, ética e moral.
Fonte: Secretário de Comunicação – Prefeitura Municipal de Penápolis
que idéia genial! parabéns pelo teu blog e principalmente pelo incentivo a leitura, gostaria de vir mais vezes por aqui, até porque ano que vem estarei desenvolvendo um projeto de incentivo a leitura...
ResponderExcluir