sexta-feira, 28 de maio de 2010

Em Penápolis: Alunos aprendem a arte de contar histórias

Alunos do 1º e 2º Anos entram na Casa do Conto
para contar histórias aos outros colegas

Quem nunca se imaginou dentro das histórias contadas por nossos pais, cheias de aventura, romance, coragem e final feliz? Quando criança, a imaginação vai ainda mais longe, e esse mundo de fantasia começa a fazer parte do mundo real, despertando o interesse pela leitura e pelo conhecimento.

Na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) “Elza Nadai Silvino” os alunos dos 1º e 2º Anos estão dando “asas à imaginação” e passam a contar histórias de livros infantis para os outros colegas. O curioso, é que a maioria deles ainda não sabem ler nem escrever.

O projeto em questão é chamado de “Casa do faz de conta”, em que a criança escolhe o livro que deseja levar para casa e, junto com a família, a leitura é realizada. Ao voltar para a escola, o aluno reconta a história do livrinho para os seus colegas dentro da Casa do Conto, que é uma casinha de boneca toda colorida e repleta de livrinhos. Essa atividade é feita de forma espontânea pelas crianças. Somente aqueles que querem contar a história, entram na casinha e sem muito esforço, já estão cercado dos outros colegas que, em silêncio, sentam para ouvir uma boa história.

A iniciativa do projeto é da estagiária Ilma Aniceto Silva, que está cursando pedagogia. Ela conta que pensou nesse projeto como forma de envolver mais os pais de seus filhos em uma atividade simples e prazerosa: a leitura. E assim, as crianças também são estimuladas desde cedo a aprender ler e escrever.

A Casa do Conto tem feito tanto sucesso entre a garotada, que até mesmo durante os intervalos (recreio), os alunos se revezam dentro da casinha para contar a mais nova história.

A diretora da unidade, Vânia Aparecida Carrijo Fabretti, explica que os alunos mais velhos também participam de outro projeto de incentivo à leitura chamado “Bom leitor”, em que eles também levam para casa os livros da escola.

Para a diretora Vânia Fabretti, a leitura e a contação de história podem ser associadas a muitos benefícios para a criança. “Estão relacionadas ao cuidado afetivo, à construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro e à de se expressar”, elencou.

Já a coordenadora pedagógica, Sara Maria Novaes Almeida, destacou que com a leitura as crianças e os jovens encontram caminhos para crescer e se desenvolver na busca de soluções para suas inquietações e problemas de ordem intelectual, social, afetiva, ética e moral.

Fonte: Secretário de Comunicação – Prefeitura Municipal de Penápolis

Um comentário:

  1. que idéia genial! parabéns pelo teu blog e principalmente pelo incentivo a leitura, gostaria de vir mais vezes por aqui, até porque ano que vem estarei desenvolvendo um projeto de incentivo a leitura...

    ResponderExcluir