sexta-feira, 28 de maio de 2010

Baú Literário Coopercitrus / Credicitrus

O que é?
Um baú de madeira todo decorado que carrega como tesouro bens de grande valor a toda a sociedade: livros infantis, de diferentes autores e temas variados. Esta é a forma que o Fundo de Investimento Social e Cultural Coopercitrus/Credicitrus (FISC) encontrou para incentivar o gosto pela leitura entre alunos de escolas públicas municipais e estaduais.
Objetivos
O Projeto “Baú Literário” tem como objetivo proporcionar o contato desses alunos com uma série de livros, por meio de atividades variadas e divertidas que possibilitem a reflexão e a tomada de decisão. Também visa oferecer às crianças oportunidades que  despertem o prazer de ler e o gosto pela leitura, fazendo-as descobrir caminhos para criar seus próprios textos, ampliando seu vocabulário e desenvolvendo suas habilidades de ouvir, falar, ler e escrever.
Através do “Baú Literário”, o FISC procura valorizar o hábito da leitura entre as crianças. Na verdade, não é o hábito de leitura que se busca, pois hábitos tendem a ser impostos e a imposição na educação, caminha, em geral, para a rejeição. O que se pretende é a formulação adequada de um gosto pela leitura, a partir dos primeiros anos de estudo.

Ações
Para estimular este gosto pela leitura, são distribuídos entre as escolas baús de madeira, decorados e pintados manualmente, com alças e rodas para facilitar o deslocamento na sala de aula.
O tesouro que estes baús carregam são 50 livros de diferentes autores e temas variados, que são lidos durante atividades variadas, como leituras individuais, rodas de leitura, leituras feitas pelos professores, leitura com o apoio de fantoches, entre outras.
EMEB “Prof. Stélio Machado Loureiro”, de Bebedouro, SP
Com visual atrativo, riqueza de conteúdo e atividades divertidas, os Baús Literários pretendem contribuir para a formação de cidadãos com gosto pela leitura, que vejam os livros como verdadeiros amigos para seu desenvolvimento.

Baú Literário” também visa a oferecer diferentes oportunidades que favoreçam o desenvolvimento do prazer de ler e do gosto pela leitura, fazendo o leitor descobrir caminhos que o levarão a criar seus próprios textos, além da aprendizagem para o desenvolvimento do vocabulário e das habilidades de ouvir, falar, ler e escrever.
Com a finalidade de estimular o gosto pela leitura, escolas municipais localizadas em 40 cidades onde a Coopercitrus e a Credicitrus têm filiais, receberam baús de madeira, decorados e pintados manualmente, com alças e rodas para facilitar o deslocamento na sala de aula.

Com esse baú, as crianças têm acesso a 100 livros de diferentes autores e temas variados, que são acessados através de leituras individuais, em rodas ou leituras feitas pelos professores, leitura com o apoio de fantoches, entre outras atividades desenvolvidas pelo projeto.

Com este projeto, o Fisc atendeu a 12.000 crianças com idade entre 6 e 11 anos. Foram entregues 40 baús, somando um total de 4.000 livros.

A escola é o espaço privilegiado para o encontro entre leitor e livro. Esse espaço deve ser, ao mesmo tempo, literário e orientador, trazendo condições de levar os alunos que estão em formação, ao mundo da cultura que caracteriza a sociedade à qual eles pertencem. E, isso tudo é realizado através do projeto “Baú Literário”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário