sábado, 31 de julho de 2010

Formando leitores - como ensinar o gosto pelos livros ?

Faça chuva ou faça sol, de dia ou de noite, há uma biblioteca permanente em espaço aberto no pátio central da Escola Municipal Nympha Peplow, de Curitiba. Localizada no bairro Vista Alegre, a escola possui 450 alunos e duas agentes de leitura, dedicadas a estimular o contato com os livros e a narração de histórias.
A Hora do Conto fica mais interessante com a ajuda de dois
 alunos, que se encarregam da narração utilizando figuras e fantoches

Quarta-feira é o dia em que os alunos sentam-se no tapete da biblioteca e formam uma roda. Logo após o recreio é hora de dar início ao círculo de leitura e contação de história. No canto esquerdo do espaço há um imenso baú de madeira que armazena dezenas de exemplares de livros, pequena fatia das 2.500 obras que compõem o acervo da escola. Ao lado do baú, encabeçando o círculo de leitura, ficam dois alunos com livros nas mãos narrando em mímicas com bichos de pelúcia, numa espécie de teatro de bonecos, o enredo da obra. Assim finalizam o registro da história vivida pelos personagens do livro. Adelfe Santina, professora de Literatura, acredita que é interessante trabalhar a continuidade da leitura, na sala e inclusive em casa, com a família dos alunos.
Toda quarta-feira, depois do recreio, é tempo de contação de
história na Escola Municipal Nynpha Peplow, em Curitiba

Influenciar pai e mãe a ler também é uma das estratégias para estimular o hábito nas crianças. A escola lançou um projeto chamado Mala de Leitura, cujo recheio conta com ao menos sete obras, sobre os mais diversos temas, dedicados a todos da família. Dentro da mala, que cada aluno leva para casa, tem até CD de música popular brasileira e DVD com filmes para a família assistir junta. Toda semana os alunos trazem a mala para a escola e trocam os títulos a fim de criar trocas de experiências.

Jéssica Correia, de 8 anos, e Otávio Bressan, 9 anos, ambos da terceira série, levam a mala para casa e foram premiados pelo colégio pela quantidade de livros que leram durante o mês. Ela conheceu todos os tipos de medos no ''O grande livro dos medos''; Otávio leu a história de Sansão e Dalila na Bíblia.

As crianças e professores que mais leem recebem prêmios no
final do mês, tornando-se exemplos para a comunidade escolar
 
O sucesso dos projetos é percebido pelo fluxo de empréstimos dos livros na biblioteca, pela presença interessada de pais e pelas pessoas que param para ler as poesias transcritas pelos alunos no muro da escola. Quem agradece são os professores, que sentem o quanto o aprendizado da criança evolui quando amplia o seu repertório cultural.

Matéria publicada em 29/06/2010

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