segunda-feira, 18 de abril de 2011

O tempo das férias para ler

Férias a gente quer tempo para tudo: para descansar, ir ao cinema, viajar, curtir a praia, teatro... e a leitura?


A relação amar livros e escola é daquelas que rendem teses e teses de doutorado, muitos artigos, e deixam malucos os escritores, ilustradores e editores de livro para criança. É um tal de palestra para conscientizar professor de que se ele não amar livros os alunos provavelmente vão detestar a indicação dele de leitura, etc, etc e etc. Mas você aí em casa, nas férias... seria ótimo que dentre as atividades todas, a leitura fizesse parte.

O cenário é ainda mais convidativo. O livro pode estar perto da piscina, da varanda que você não tem em casa, na grama do parque. Por isso, sim, se for viajar, arrume espaço para livros na mala!

Mesmo que não for viajar, se você tiver mais tempo com seu filho, que tal iniciar uma história de um livro com mais texto, por exemplo? Até para a criança que não for ainda alfabetizada. Você podem ir dividindo não somente “para a hora de dormir”, mas ao longo de dia. A minha amiga daqui, Ana Paula Pontes começou a ler no ano passado A Mina de Ouro (Ed. Ática), Maria José Dupré, que ela tinha lido aos 9 anos de idade, com o filho João Marcelo, que tem 6. O que ela fez na pausa para o Ano Novo? Levou o livro para as férias junto! Além de manter o encanto por aquela leitura, a Ana confessou a mim que o livro foi um ótimo recurso para certos apertos, como convencer o menino a sair um pouco da piscina...

Mas as férias podem ser tempo para outras brincadeiras. Que tal montar uma peça de teatro com os personagens? Veja aqui a nossa sugestão para você adaptar a uma história que ele goste. Você também pode fazer personagens costurados em meias ou luvas, como essa outra ideia muito bacana que demos em nossa seção Façam Vocês Mesmos. Pode sugerir a ele que desenhe o que mais gostou da história, ou até pedir para ele pensar em um final diferente.

Se não estiver viajando, as férias também podem ser um tempo para ir a uma livraria com menos correria e desgustar livros com a criança. É uma poderosa maneira de ela experimentar. Como tenho vários livros em casa, com minha sobrinha Letícia a gente brinca de emprestar livros, como se a minha casa fosse uma biblioteca. Ela vê, escolhe, leva e fica com ele por uns dias. Depois devolve e pega outros. E minha amiga Ana pensou em outra coisa: que tal criar um livro com seu filho? Ele pode ir desenhando, ou vocês fazem umas colagens, dobram as páginas em caderninhos... Enfim, que a leitura seja agora – e sempre, essas ideias são para o ano todo! – , seja um momento de afeto entre vocês. Para não esquecer jamais.

Cristiane Rogerio é editora de Educação e Cultura da Crescer e adora se perder entre os livros.

Fale com a colunista

Fonte: Revista Crescer

Um comentário:

  1. Cláudio,

    Quanta ideia boa para colocar em prática no
    período das férias!!!! Os pais deviam prestar
    mais atenção a isto. Substituir, por exemplo, uma ida a um shopping, por bons momentos para
    estar com os filhos. A prática da leitura é
    construtiva:aproxima a criança de seus pais,
    influi de modo benéfico no desenvolvimento intelectual da criança e em particular, no uso das palavras, além de despertar nela o interesse por livros...Só isto tudo!
    um grande abraço,
    CRISTINA SÁ do blog:
    http://cristinasaliteraturainfantilejuvenil.
    blogspot.com

    ResponderExcluir