Projeto Leitura
Incentivar e despertar o interesse pela leitura e desenvolver a capacidade de ler e escrever do aluno. Durante o desenvolvimento do projeto, o professor deverá despertar, através de atividades lúdicas, o interesse e o entusiasmo, incentivando o aluno a tornar-se um cidadão capaz de ler e interpretar textos, produzir historinhas, narrar fatos, criar cenas e dramatizá-las e fazer pequenos comentários.
Estratégias
Dispor livros infantis para realização da leitura.
Fazer dramatizações musicais com apresentação para o público infantil.
Produzir textos através de cenas ilustradas.
Estimular a leitura dinâmica com produção de expressões faciais e corporais.
Confeccionar murais com bilhetes e cartões produzidos pelos alunos.
Visitar constantemente a biblioteca.
Promover a interação entre família, professor e escola.
Desenvolvimento
De acordo com cada consoante estudada, a professora confeccionará máscaras com textos ilustrativos, que despertem o interesse pela leitura.
As máscaras confeccionadas serão levadas semanalmente para montagem de um mural na residência de cada criança.
Ao término do projeto, a professora fará uma visita à residência da cada aluno, realizando com ele a leitura do mural, interagindo com a família e registrando tudo por meio de fotos, comentários, filmagem, etc.
Ao término do projeto, será organizado um mural de fotos.
Comentários
“O Projeto Leitura, em parceria com o Centro Educacional de Letras, tem incentivado as crianças, através de figuras, lendas e personagens, a lerem e fazerem da leitura a maior descoberta da Língua Portuguesa. Através desse projeto, o meu filho passou a ter curiosidade de ler tudo o que vê.”
Roberta Fernandes Silva Maciel, mãe de Sérgio Roberto Fernandes Maciel, do 1º ano.
“O Projeto Leitura foi muito válido, porque incentivou e facilitou a minha filha a tomar gosto pela leitura.”
Ana Flávia Carneiro da Costa Lins, Mãe de Yalle Roberta Carneiro da Costa Lins, do 1º ano.
Avaliação
A avaliação é feita de forma sistemática e através de leitura contínua. “O que vale na vida não é o ponto de partida, e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.”
Cora Coralina
Escola Ciranda de Letras – Centro Educacional
Diretoras:
Lerúcia de Lourdes de Albuquerque Guerra e Yammara d’Albuquerque M. Santos
Coordenadora:
Marilourdes Irineu dos Santos Professoras da Alfabetização: Marta Irineu Bazeth e Aurélia Borges da Silva Souza
Idealizadora do Projeto:
Marta Irineu Bazeth
E-mail: marta.goiana@yahoo.com.br
Fonte: Construir Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário