segunda-feira, 18 de abril de 2011

Amigo-secreto de livro infantil?

Já pensou nessa ideia? Ótima maneira de incentivar a leitura a seu filho (e ao filho dos outros)


Não adianta: aproxima-se o Natal e a gente pensa mesmo em presentes e, claro, os tantos amigo-secretos por aí. E eu, claro, venho aqui chamar atenção para mais um: amigo-secreto de livros infantis, para serem trocados entre as crianças!

A ideia foi inspirada em um e-mail muito divertido da leitora Mirtes Aquino, mãe de uma menina de 4 anos. Ela contou que a filha terá um amigo-secreto na escola e que ela sugeriu que a menina desse livro de presente. Amei. Mas e que tal se a brincadeira fosse só com livros? O melhor disso é que poderia acontecer em qualquer época do ano. E que não necessariamente precisaria ser um presente ou um livro novo. Pode ser apenas uma nova forma de trocar os que temos em casa com os dos amigos. Só que com a graça do sorteio, a delícia da surpresa e o prazer de ler algo que alguém muito próximo gostou e indicou. Vai me dizer se não é um hábito bem bom de começar cedo, hein? E a festa pode continuar com uma leitura coletiva, as crianças maiores podem ler para menores!

E quais os benefícios desta troca? Bem, ler é um ato solitário, claro. Mas conversar sobre o livro é uma das coisas mais gostosas de se fazer. A criança pode começar a desenvolver senso crítico com a opinião dos colegas, que também podem apontar um detalhe que ele não tinha notado. Vai aprendendo que, sim, mesmo na cultura, “gosto não se discute” (ô coisa boa de aprender logo!). E, óbvio, a criança passa a treinar algo que não devemos perder nunca: formas de demonstrar afeto. O quê? Se livro tem a ver com amor e amizade? Mas claro!

Cristiane Rogerio é editora de Educação e Cultura da Crescer e adora se perder entre os livros.

Um comentário:

  1. Cláudio,
    A ideia é ótima.
    Eu adoro presentear crianças com livros, mas
    não tinha imaginado um amigo secreto de livro
    infantil.Adorei!
    um grande abraço,
    Cristina Sá do blog:
    http://cristinasaliteraturainfantilejuvenil.
    blogspot.com

    ResponderExcluir