28 maio 2012
O papel cada vez mais importante da biblioteca escolar
O papel cada vez mais importante da biblioteca escolar
Por Cássia Furtado, especial para biblioo
O processo leitura e escrita tem forte relação com a história e com a
cultura, influenciando e sendo influenciada pelas transformações que
afetam a sociedade civil. Em época não muito remota, ao falar-se em
leitura, vinha em mente os signos alfabéticos, livros e instituições
como escola e biblioteca; hoje a leitura envolve uma multiplicidade de
signos, de documentos e está desvinculada de uma instituição específica.
Lê-se vídeos, sites, textos, imagens, chat… Considera-se que a
tecnologia de informação e comunicação, de maneira especial a web 2.0,
pode expandir as oportunidades de leitura e escrita, e dessa maneira ser
parceira do livro tradicional no incentivo a essas práticas.
As tecnologias sociais, por valorizarem o contributo coletivo,
oportunizam aos leitores a leitura interativa e capacidade de expressão,
sendo assim instrumentos relevantes para aquisição de informações sobre
o texto literário, interação entre leitores, livros e autores e,
consequentemente, conduzem ao estímulo da prática da leitura e escrita. A
web 2.0 oferece ainda maior motivação para a literatura devido
à convergência de múltiplas linguagens e oportunidade de espaço para
criação em torno do texto literário. As atividades colaborativas em
torno da literatura envolvem ações, em que a pessoa precisa expor sobre
sua leitura. Tal ato acarreta resultados positivos para todos os
envolvidos, tanto para quem recebe a nova informação, que entra em
contato com novos conhecimentos, experiências e interpretações, como, e
ainda mais, para quem produz, pois tem a oportunidade de criar e
expressar seu próprio conhecimento.
As imagens na vanguarda
O argumento fica mais intenso quando se trata de incentivo a leitura
literária pelas crianças. Dessa maneira, deve-se utilizar o fascínio que
as mesmas têm pela sinergia entre os vários códigos e aliar ao texto
literário como estratégia. O uso e a importância de imagens na
literatura infantil, desde o primórdio, representam uma atitude de
vanguarda, pois precedeu a era da convergência de linguagens, ao unir
palavras e ilustrações com o objetivo de atrair e estimular a leitura,
sensibilizar o leitor, além de adornar e enriquecer a estética
literária.
A biblioteca escolar incumbida da responsabilidade de efetivar o
gosto pela leitura trabalha agora em novo panorama; seu usuário
potencial tem as tecnologias incorporadas de forma natural e imediata
nas suas rotinas sociais, comunicativas, informacionais, educacionais e
de lazer. Nesse sentido, percebe-se a necessidade desta instituição se
aproximar dos seus utilizadores. Conhecer as estratégias que usam para
criar, compartilhar, colecionar e organizar a informação, a forma como
se comunicam e se socializam, assim como também, aceitar a maneira como
aproveitam o ócio, é fundamental para a biblioteca manter-se presente e
viva para seu público e para a sociedade em geral.
Biblioteca, leitores e literatura
Sugere-se que a biblioteca escolar deva ser o principal caminho de
interação entre os leitores e destes com a literatura, tanto em texto
impresso como no mundo digital e fazer a convergência entre essas
pessoas e linguagens. Partilhar leituras deve ser encarado como uma
maneira de incentivar a prática da mesma. Torna-se relevante conhecer as
atividades que as crianças desenvolvem quando usam internet, pois assim
as bibliotecas podem desenvolver estratégias mais eficientes no
incentivo à leitura, mais próximas da realidade do seu público e
proporcionando maior interação com o mesmo. Dessa forma, poderá resgatar
também o leitor que se encontra disperso, conquistando dessa maneira a
formação de novos utilizadores.
Com a constante presença da internet no cotidiano das crianças,
considera-se que a biblioteca deve incluir nas atividades de leitura os
sítios de livros digitais, visando trabalhar com os dois formatos:
livros impressos e livros digitais. Além do que, a biblioteca pode
utilizar sítios diversos relacionados com a literatura e outras
expressões culturais para o incentivo à leitura literária, fazendo a
ponte entre as diversas manifestações culturais. Ainda mais com a web
2.0 que possibilita maior dinamismo à leitura, pois permite ao leitor
amplo espaço de atuação: ler, recriar e criar em cima do texto. O
leitor, agora, além de mais ativo e autônomo, tem mais oportunidade de
seleção, de criação e até de reinvenção do texto, nas mais variadas
formas de expressão.
A biblioteca é o único espaço na escola onde as crianças e jovens tem
liberdade de leitura e escrita, longe de avaliação, tarefas e testes.
Dessa forma, deve cada vez mais aproximar-se do seu usuário, de suas
formas de leitura e escrita, de comunicação e partilha. Assim, nasce uma
nova biblioteca escolar!
Cássia Furtado é professora mestre da Universidade Federal do
Maranhão, doutoranda em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais
na Universidade de Aveiro/Universidade do Porto (Portugal).
Fonte: Biblioo
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