terça-feira, 22 de maio de 2012

A biblioteca como pedra fundamental em atividades de incentivo à leitura

Por María del Mar Marquez Román *
Estamos sempre falando sobre a construção de atividades de leitura, mas a forma de realizá-los? É possível fazer essas atividades a partir de qualquer área, não só na língua? Por exemplo, em todos os indivíduos é uma leitura informativa através da realização de monografias. Como evitar se tornar um copiar e colar? E a poesia, eles podem ler e entender nossos alunos? Além disso, como transformar em qualquer atividade para incentivar a leitura?
 
Este artigo tem como objetivo responder a essas perguntas, e por isso vamos propor uma série de atividades originais, que foram feitos a partir de diferentes áreas, com grande sucesso entre os estudantes. Veja também o papel da biblioteca escolar desempenha nestas actividades.
 
A linguagem da imagem
 
 
Saber ler uma imagem hoje é muito importante porque vivemos numa sociedade em que tais textos estão cada vez mais imponente ambos os textos contínuos, formados apenas por imagens, como textos contínuos. Por isso, é uma leitura que, não podemos esquecer de nossas atividades. Para fazer isso oferecemos várias idéias.
 
O mundo dos quadrinhos é muito atraente para a nossa juventude. Há história de quadrinhos, fantasia, baseado em obras de literatura clássica, a juventude. Isto permite uma primeira abordagem para a leitura de uma forma divertida. Por exemplo, a poesia, mesmo que pareça incrível. Como? A classe é dividida em vários poemas de autores diferentes, em grupos de dois ou três alunos. A experiência aqui refletem autores da Andaluzia levou a Geração de 27. Os alunos começaram por ler seus poemas e, em seguida, procurar informações sobre o autor, o tempo, o contexto histórico, e assim por diante., Para que pudessem chegar a um entendimento integral do texto. Depois de ler e ouvir as atividades, começou a contar uma história baseada no poema. Com essa história mais tarde produziu uma história em quadrinhos cuja capa continha poesia original funcionou. A estratégia tinha um título muito sugestivo: ". Pinceladas da poesia" Como você pode supor, para esta atividade é muito interessante que os alunos possam familiarizar-se primeiro com o mundo dos quadrinhos, e não fazer nada melhor do que leitura. Neste sentido, a biblioteca pode fornecer material escolar, por isso não deixe de incluí-los em seus catálogos.
 
Outra opção é criar um blog de fotos onde os alunos podem "ler" alguma coisa sobre um assunto específico. Este é o caso do blog de ​​fotos matemática que apresentamos.
 
Os concursos de fotografia que fazemos em nosso centro também pode dar lugar à leitura da imagem, se uma actividade destinada corretamente. O Dia da Não Violência Contra a Mulher é geralmente trabalham em algumas classes este assunto, talvez fazer os alunos ler notícias e encontrar informações sobre diferentes casos e leis que são sobre o assunto. E com isso nós estamos fazendo uma leitura compreensiva. Agora, podemos adicionar a expressão, que neste caso, pode-se fazer isto através da linguagem da imagem. Para fazer isso, os alunos podem tirar fotografias que refletem sua pesquisa e leitura anterior, e se organizar uma competição, o melhor, como isso envolve o centro de toda e motiva os alunos a fazer um trabalho melhor. Apresentamos aqui um vídeo com esta experiência, intitulado " A mulher no centro . "
 
Esta atividade pode ser feito a qualquer momento. Dia de Leitura (16 de dezembro) é uma oportunidade ideal. Neste caso, os alunos tiveram que procurar nos livros ou textos online, poemas e frases relacionadas à leitura, para que pudessem procurar sua inspiração. De lá, eles foram convidados a preencher um quadro com o tema da leitura, e para trazer no fundo de um slogan que poderia ser inventado ou retirado de outro autor, mas sempre com base na leitura. Os resultados foram muito bem. Deixamos o vídeo final para que você possa ver por si mesmo. Seu título é " verbos ler e outros . "
 
A biblioteca é o lugar para realizar as atividades exigidas antes, como temos periódicos, livros de referência e, claro, computadores com acesso à Internet.
 
Por fim, sugerimos uma atividade chamada "Histórias sem palavras." Nele, os alunos tiveram que preparar uma montagem de imagens que contam uma história sem palavras. Essas imagens eram fotografias que eram os próprios protagonistas. A montagem pode ser feito em papel / cartão ou digital, usando um programa de edição de vídeo. Este já tinha que escrever a sua história, preparando um pequeno script e uma descrição dos personagens e lugares. A história, podemos baseá-la em um poema ou um livro que leu, para que eles possam fazer sua própria versão.
 
Leitura audiovisual
 
Fazer um curta-metragem é uma das atividades que os alunos gostariam. E ainda melhor se, ao final deste trabalho preparou uma cerimônia do Oscar. Mas estamos nos lados.
 
Como sempre, temos de começar a leitura. Neste caso, optamos pelo tema do meio ambiente, que pode aparecer em muitos livros. Pode levar os alunos à biblioteca para escolher um livro, selecionado por nós daqueles que tratam o assunto sobre o qual decidi trabalhar. A partir daqui, a turma foi dividida em vários grupos, e cada um foi atribuído um ponto: a reciclagem, o consumo de sacos de plástico, a poluição sonora, etc.
 
Depois de procurar informações para concluir a leitura inicial, preparou um roteiro de seu filme. Nos Rede de Bibliotecas Escolares Profissionais de Cadiz , em "Incentivo Leitura", você pode encontrar um modelo de como isso pode ser um pequeno script. Você também pode baixar dois documentos que são muito bons no site da cidade 21 , em seu Concurso curto em Sustentabilidade Urbana : Orientações e dicas para a preparação de um vídeo e um modelo de autorização para menores. É também muito interessante a folha de dados.
 
Os alunos levaram os papéis de diretor, maquiagem, atores e atrizes, etc, que devem aparecer no final de seu filme nos créditos. E aqui começou o tiroteio e posterior montagem das cenas. Olho! Se você fizer essa atividade, prazo plantéatela longo porque leva algum tempo.
 
Após a conclusão do filme, houve uma primeira passagem apenas para os estudantes que haviam participado da atividade. -Se secretamente eleito o melhor de cada filme. Posteriormente organizou uma cerimônia do Oscar no salão, com audiências em todo o centro. Nele, depois de ver as produções, foi para entregar os diplomas de melhor diretor, melhor ator / atriz, etc. A atividade é muito gratificante em todos os sentidos, e uma experiência inesquecível. Deixamos o link para ver o filme vencedor, intitulado " A Jornada de degradação . "
 
Informações de procura de emprego
 
O trabalho de buscar informações (Leia Informação) são o que costumamos fazer na maioria das áreas, especialmente quando celebra datas importantes ou estender aos conteúdos trabalhados em sala de aula.
Normalmente, propomos um tema e colocar os alunos para encontrar informações sobre o computador ou em vários manuais que encontramos em nossa biblioteca e depois fazer o trabalho que, na maioria dos casos, é limitada a um copiar e colar, para o que a finalidade deste tipo de leitura não foi satisfeita. Às vezes este trabalho é concluído com uma oral, que não funciona corretamente.
 
Como desenvolver uma estratégia para desenvolver a leitura informacional de forma eficaz? Vamos propor algumas atividades.
 
Trabalhe na Wikipedia
 
Vamos descer e imprimir um artigo da Wikipedia que, em seguida, distribuí-lo aos alunos. Nós copiamos apenas dominar dados para que nós nos encaixamos em uma página.
 
O formato apresentado é o seguinte: Visão Geral, História, Demografia, Atrações, Geografia, Desporto, Festivais, Cultura, Governo, etc
 
Então, vamos desenvolver uma série de perguntas sobre o artigo teve como objetivo compreender o texto, para extrair dados críticos, ou o seu vocabulário e expressão. As perguntas finais serão à vista.
Quando todas essas questões, o estudante pretende desenvolver um texto semelhante, escolhendo-o de qualquer cidade, ou mesmo inventar.
 
Em seguida, faça uma compilação de nossas cidades, que pode ser exposto oralmente para a classe ou transferir para um blog. Você também pode tentar outros textos da Wikipédia: a literária, científica, matemática, etc.
 
"Geografia de uma vida"
 
Neste caso, o trabalho é coletar dados sobre um personagem. No exemplo que escolhemos para anexar um autor da Geração de 27, mas pode ser qualquer outro. O estudante vai encontrar as informações que são convidados a preencher o quadro abaixo. Após isso, você deve mapear o caminho escolhido personagem geográfica em um mapa. Como poeta, por favor também escolher alguns de seus versos para mostrar que ele estava no lugar e formá-los no mapa. Este mapa pode ser em papel ou tela de computador, usando um programa de edição de imagem como o Gimp.
 
Murais Digitais
 
Muitas vezes, depois de uma leitura informativa, pedimos aos nossos alunos a fazer uma parede para expor na sala de aula ou nos corredores do centro. Nós oferecemos-lhe uma grande ferramenta para murais, mas digital: Glogster .
 
É uma página on-line onde cada grupo de aluno ou estudante pode fazer a sua parede de forma interativa. Isso pode incluir fotografias, textos, vídeos ou arquivos de som. A apresentação é totalmente personalizável, estimulando a criatividade dos alunos. Mesmo o professor pode criar uma conta para um grupo de classe, para que as obras são armazenados lá e todos os estudantes podem ver o que fizeram os seus pares.
 
Ouvir e Falar
 
Nos últimos anos, vem se destacando a oral, tanto na compreensão e na sua expressão, por isso vamos oferecer uma gama de atividades orais que podem motivar os alunos para trabalhar a leitura junto com o conhecimento do assunto em questão .
  • As músicas são muito úteis em qualquer área e para celebrar dias importantes. Um exemplo é a canção do bebê, Manuel Carrasco e Andy e Lucas, todos sobre a não-violência doméstica. Para o Dia da Paz, como sobre Juanes? E se quiser enviar-nos para uma área particular, a questão da imigração e do racismo aparece em "Documentos mojaos" Chambao. Claro, ouvir e ler de volta as letras dessas músicas devem ser acompanhadas de atividades de compreensão que nós mesmos podemos produzir.
  • Alguma vez você já tentou trabalhar a matemática para ler e ouvir uma música? Temos, por exemplo, a canção intitulada " O professor de matemática "Papa Levante, ou" Amor e Matemática ", uma canção em Inglês que você pode trabalhar com a sua tradução.
  • Os podcasts de livros ou textos, em particular, são uma atividade de incentivo à leitura muito enriquecedora. Por exemplo, pedimos aos alunos para fazer uma revisão do seu livro favorito ou um poema especial, que pode servir para homenagear um autor. Para ver como essa atividade, deixamos dois links, ambos da Web " Notas de idioma ": experiências de leitura 2,0 e Homenagem aos poetas .
Encorajamos todas as escolas para fornecer em suas bibliotecas de materiais como CD com músicas Peden ser para trabalhar em sala de aula. Nós mesmos podemos fazer uma coleção de podcasts e CDs de queimaduras, deixou como material de trabalho na biblioteca.
  • A rádio é também uma actividade muito encorajador com que trabalhamos, independentemente de que temos o equipamento necessário. Isso pode ser feito em sala de aula, no plano doméstico, mas muito melhor se montou um microfone e alguns alto-falantes espalhados por todo o centro. A estratégia para desenvolver esta actividade através dos seguintes pontos:
  1. Ouvir atividades: ouvir programas de rádio. Sua estrutura (linha de entrada, a apresentação do programa, e os partidos, de despedida e linha de fundo).
  2. Escrevendo Atividades: Desenvolver um roteiro de nosso programa seguindo estruturas aprendidas.
  3. Falando última atividade: tocar e gravar o programa.
Dependendo da área que deseja trabalhar, podemos fazer um programa de esportes, música, ciência, etc.
 
Atividades de leitura em redes sociais
 
Hoje, a rede permite simultâneas atividades de leitura de diferentes lugares. Uma conta no Facebook ou Myspace pode fazer qualquer uma dessas atividades passam entre grupos de alunos trabalharam em vários sites.
 
Por exemplo, em um instituto de Barcelona, ​​um projeto em sala de aula usando o Facebook. O projeto envolveu a preparação de uma antologia de poesia da Geração de 27, depois de ler vários poemas desta geração e busca de informações sobre ela na biblioteca da escola. Na página do Facebook, cada aluno deu vida a um escritor de sua geração. Eles tiveram que fingir que se vive no momento presente, editando seu perfil, publicando seus poemas e trabalhar colaborativamente para selecionar e comentar sobre estes poemas. Aqui você deixar um link para ver a seqüência de ensino de projeto .
 
Outra atividade é a criação de um blog que começamos com o início de uma história. A partir desta introdução, nossos alunos devem continuar. Os resultados podem ser inesperados e ... fantástico! Recomendamos o uso do blog do Gmail que dá e aquele que você pode acessar a conta de e-mail mesmo. É muito fácil de usar para todos, independentemente da idade. Desta forma também podemos criar um clube do livro sem a presença física.
 
Renovar atividades
 
Às vezes é apenas a renovação das actividades tradicionais que já estamos fazendo em nosso centro e nós queremos dar um pouco de vida para motivar nossos alunos, especialmente incluindo a utilização de novas tecnologias. Algumas ideias que podem servir são como se segue.
  • Concursos literários normalmente fazemos, e quase sempre são narrativa ou poesia. Por exemplo, por que não fazer um concurso de SMS? Você pode indicar que eles podem usar a sua linguagem SMS especial ou não, a um determinado número de caracteres, um tema específico, etc
  • E que tal um concurso de micro? Neste último, podemos levantar uma questão de ciência, geografia, história ou qualquer coisa. Nós também temos que fornecer algumas orientações concretas sobre o número de caracteres, que variam entre 300 e 600, incluindo espaços.
  • Versões da poesia. Nesta atividade, proporcionar aos alunos um poema, ea partir dela, eles oferecem versões diferentes. Por exemplo, foi selecionado o poema "Eu te amo", de Luis Cernuda. As versões que estão fora são de diversas culturas: uma versão gastronômica, um relacionado ao mundo da toxicodependência, outros de amor, um pouco de ódio, etc. Você ainda pode estender essa atividade os alunos se você colocar uma imagem de fundo para o seu poema, seja em papel ou em formato digital, utilizando um editor de imagens.
Como converter qualquer atividade em atividade para incentivar a leitura
 
A base de atividades para incentivar a leitura é ler na leitura de um texto (em qualquer forma) antes ou após a atividade, de modo que incentiva os alunos a tirar o prazer da leitura e para fornecer o autonomia necessária neste campo. Portanto, deve haver um processo de compreensão e de expressão, em qualquer forma.
 
Às vezes estamos engajados em atividades que uma simples mudança de metodologia pode fazer para converter atividade para incentivar a leitura.
 
Por exemplo, imagine que o professor de educação física prepara o aluno para fazer uma exposição do que eles aprenderam durante o curso, usando dança, fitas, cordas, posições diferentes, etc. Para fazer isso, os alunos devem fazer um script que irá explicar o que fazer passo a passo, ea música a ser empregada nessa assembléia. Para esta atividade, aparentemente desconectado da leitura em algo diferente, precisamos de apenas um elemento: baseia-se na leitura de um texto. Para isso, o professor pede o grupo de alunos que o script está indo para executar em um leitor em particular, da qual eles fazem a sua adaptação particular à linguagem corporal. Se percebemos que temos todos os ingredientes para que seja uma atividade para incentivar a leitura:
  • Os alunos têm de ler um livro, trabalhando com compreensão de leitura.
  • Em seguida, desenvolver um script com base nessa leitura, combinando elementos narrativos, auditiva (seleção de músicas) e visuais (exercícios aeróbicos que acompanham cada cena). Aqui é a escrita.
A atividade proposta é muito gratificante, porque incentiva a criatividade dos alunos, combina o trabalho de diversas áreas e desenvolve um grande número de competências básicas que mais poderíamos pedir? Deixamos-lhe uma amostra da atividade com o vídeo " A Volta ao Mundo em 80 Dias ", baseado no livro de Jules Verne.
 
Conclusões
 
Como você pode ver, as atividades para incentivar a leitura pode e deve ser feita a partir de qualquer área. Além disso, notamos que a metodologia utilizada para desenvolver habilidades de leitura, tradicionalmente condenados ao texto escrito mudou significativamente desde os nossos alunos já que eles lêem, mas o contrário. Ressaltamos a importância adquirida neste momento lendo a imagem e actividades a desenvolver habilidades de leitura associados. Esta foi a proposta de Roland Barthes: ". Interpretar um texto não é fazer sentido, mas sim apreciar o plural de que é feito" Por isso, a biblioteca atual usa todos os tipos de textos para a prática de leitura (literatura , música, publicidade, teatro, cinema, etc.), desenvolvendo as habilidades mais básicas de uma pessoa jovem precisa enfrentar a vida e promovendo a aprendizagem ao longo da vida. Nesta perspectiva, procurando o diálogo brincalhão com cada leitura de texto, a partir do qual a produção cultural é dado através de uma variedade de linguagens, não apenas aqueles que têm a ver com a palavra. Eles são, portanto, estas leituras plurais que melhoram a aprendizagem significativa, e como vimos, a biblioteca tem um papel vital na leitura animadora, por isso deve ser a espinha dorsal destas actividades, tanto para o alunos e professores.
 
Assim, em resumo, para desenvolver uma estratégia de leitura eficaz, que aborda o desenvolvimento de mais CCBB, devemos considerar o seguinte:
  • Tentando entender a motivação dos alunos, despertar o seu interesse. Esta estratégia deve procurar atividades criativas.
  • Incluir sempre que possível o uso de novas tecnologias.
  • O trabalho de ler os diferentes tipos de mídia diferentes.
  • Esforçando-se para enfrentar o número máximo de competências, para o que é bastante útil para desenvolver um trabalho interdisciplinar.
  • Trabalhe em ouvir, falar e escrever.
  • O aluno deve ter um papel ativo, de protagonista na atividade proposta.
  • Além disso, o aluno deve ser sempre clara sobre o objetivo da atividade.
  • Para alcançar este objectivo, é essencial para programar o trabalho de forma adequada.
  • Proporcionar aos alunos um guia para a estratégia delineada, observando a ordem de cada um dos passos a serem tomados no desenvolvimento da atividade proposta.
  • Indique como você vai fazer a avaliação.
  • Para o mundo tudo fora de nossos alunos fazem, seja através de exposições, Youtube, jornal, etc.
Para mais informações
 
Todas as atividades são descritos aqui no site da Rede de Bibliotecas Escolares Profissionais de Cadiz , em " atividades de leitura . " Lá você pode encontrar guias, estratégias de trabalho, os exemplos de cada atividade ...
 
Além disso, na seção "Links" você tem outras propostas interessantes da web atividade para incentivar a leitura.
 
* Maria do Mar Romano Marquez é responsável pela biblioteca da escola IES de Nossa Senhora dos Remédios Ubrique (Cádiz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário