Foto: Casey David
A pergunta parece simplória ou sarcástica, posto que, ao responder à
pergunta formulada no título, já ficou claro que você sabe ler; ou, pelo
menos, acha que sabe. Há algum tempo eu vinha me questionando se sabia
ler. Eu lia, compreendia, interpretava, mas sentia que faltava algo.
Achava a minha leitura pouco produtiva. E fui pesquisar…
A primeira observação que faço, a partir do que estou vendo:
“Leitura não está relacionada à rapidez ou quantidade, mas à qualidade”.
Pesquisando, descobri o livro “A arte de ler” e nele fiquei
absolutamente admirada de como ler é um processo ativo e de porque não
nos ensinam o que este livro mostra, na escola, muito menos em nível
acadêmico. Em outras palavras: o livro não ensina a ler, mas como ler.
Acredito que alguns dos leitores tiveram a oportunidade de ler
este livro. Mas, acredito, também, que a grande maioria, assim como eu,
nunca teve a oportunidade deste acesso.
E é com estes que divido a descoberta. É de suma importância dividir
essa minha aventura com os leitores do Livros e Afins e, por isso, farei
postagens que resumem as minhas impressões e o conteúdo do livro,
incentivando-os e a ler mais e a ler melhor.
Vamos às premissas:
Principais desculpas que daqueles que leem pouco
- Pintura – fotografia, a informação apreendida pela imagem;
- Leitura – informação por meio das mídias de massa, sendo mais fácil receber a iformação que a processar ou buscar;
- Desculpa da falta de tempo – o grande problema do homem moderno.
A Leitura é ativa – toda e qualquer espécie de
leitura é uma atividade. Leitura completamente passiva é impraticável.
Não se pode ler com os olhos imobilizados e a mente adormecida. Quanto
mais ativa a leitura, melhor. A relação escritor x leitor estabelece uma
cooperação no sentido de gerar uma comunicação.
O que é uma leitura ativa?
Maior ou menor grau de apreensão do que o código escrito comunica:
- Identificar se a nossa mente se alinha à mente do texto, caso contrário, momento em que não compreendemos tudo, não ocorre esse alinhamento;
- O leitor deve se desconformar com o desconhecimento;
- As técnicas que envolvem essa maior ou menor aptidão constituem o aprimoramento da leitura;
- Ler para se informar é diferente de ler para alcançar entendimento.
Qual a meta a ser alcançada a partir da leitura?
Palavras que se deve ter em mente: recreação, informação, entendimento.
- Leitura informativa;
- Leitura por prazer;
- Leitura extensiva;
- Aprender por instrução x aprender por descoberta;
- Estar informado x estar esclarecido. “Só nos ilustramos quando, além de sabermos o que um autor diz, sabemos o que ele tem em mira e porque o diz”;
- Ler muito é diferente de ler bem;
- Descoberta com ou sem ajuda: o processo de aprender por meio de pesquisa, investigação ou reflexão, sem ser ensinado;
- Pensar é apenas uma parte da atividade de aprender;
- A arte da descoberta desajudada abrange: acuidade de observação; memória pronta; amplitude de imaginação; intelecto afeito à análise e reflexão.
Professores presentes versus professores ausentes
Um livro é como a natureza ou o mundo – um professor ausente. Se
temos dúvida, perguntamos ao professor presente; se estamos diante de um
livro, temos que responder sozinhos. Ir além do que o livro propõe é o
segundo desafio, o primeiro é ir até o livro.
Níveis de leitura
Há quatro níveis de leitura:
- Leitura elementar;
- Leitura inspecional;
- Leitura analítica;
- Leitura sinóptica.
Dentro de cada um desses níveis, observa-se os respectivos estágios
para seguir e se tornar um bom leitor. Oportunamente, falarei de cada um
deles isoladamente para ajudar os leitores do Livros a lerem mais e
cada vez melhor.
Fonte:
ADLER, Mortimer Jerome; DOREN, Charles Van. A arte de ler. [How to Read a Book.] Trad. José Laurênio de Melo. Rio de Janeiro: AGIR, 1974. 400p.
O livro que estou lendo é de 1902, com primeira publicação em 1940. A
tradução que tenho em mãos é de 1974. Fiz questão de ler essa versão
para observar quão atual (ou não) ela seria, contudo, você encontra
essas versões, nos dias de hoje, como How to read a book (em inglês) e Como ler um livro (versão em Português).
Fonte: Livros e Afins
A leitura consiste em compreensão.O bom leitor além de compreender o que o texto deixa implícito,ou seja ,o que estar no entrelinhas,ainda é capaz de dar uma outra significação ao texto.
ResponderExcluirMaravilhoso seu comentário sobre a leitura.