sexta-feira, 4 de maio de 2012

Você sabe (mesmo) ler?

30/04/12 por Roberta Fraga


Foto: Casey David

A pergunta parece simplória ou sarcástica, posto que, ao responder à pergunta formulada no título, já ficou claro que você sabe ler; ou, pelo menos, acha que sabe. Há algum tempo eu vinha me questionando se sabia ler. Eu lia, compreendia, interpretava, mas sentia que faltava algo. Achava a minha leitura pouco produtiva. E fui pesquisar…

A primeira observação que faço, a partir do que estou vendo:
“Leitura não está relacionada à rapidez ou quantidade, mas à qualidade”.
Pesquisando, descobri o livro “A arte de ler” e nele fiquei absolutamente admirada de como ler é um processo ativo e de porque não nos ensinam o que este livro mostra, na escola, muito menos em nível acadêmico. Em outras palavras: o livro não ensina a ler, mas como ler.

Acredito que alguns dos leitores tiveram a oportunidade de ler este livro. Mas, acredito, também, que a grande maioria, assim como eu, nunca teve a oportunidade deste acesso. E é com estes que divido a descoberta. É de suma importância dividir essa minha aventura com os leitores do Livros e Afins e, por isso, farei postagens que resumem as minhas impressões e o conteúdo do livro, incentivando-os e a ler mais e a ler melhor.

Vamos às premissas:

Principais desculpas que daqueles que leem pouco

  • Pintura – fotografia, a informação apreendida pela imagem;
  • Leitura – informação por meio das mídias de massa, sendo mais fácil receber a iformação que a processar ou buscar;
  • Desculpa da falta de tempo – o grande problema do homem moderno.
A Leitura é ativa – toda e qualquer espécie de leitura é uma atividade. Leitura completamente passiva é impraticável. Não se pode ler com os olhos imobilizados e a mente adormecida. Quanto mais ativa a leitura, melhor. A relação escritor x leitor estabelece uma cooperação no sentido de gerar uma comunicação.

O que é uma leitura ativa?

Maior ou menor grau de apreensão do que o código escrito comunica:
  1. Identificar se a nossa mente se alinha à mente do texto, caso contrário, momento em que não compreendemos tudo, não ocorre esse alinhamento;
  2. O leitor deve se desconformar com o desconhecimento;
  3. As técnicas que envolvem essa maior ou menor aptidão constituem o aprimoramento da leitura;
  4. Ler para se informar é diferente de ler para alcançar entendimento.

Qual a meta a ser alcançada a partir da leitura?

Palavras que se deve ter em mente: recreação, informação, entendimento.
  1. Leitura informativa;
  2. Leitura por prazer;
  3. Leitura extensiva;
  4. Aprender por instrução x aprender por descoberta;
  5. Estar informado x estar esclarecido. “Só nos ilustramos quando, além de sabermos o que um autor diz, sabemos o que ele tem em mira e porque o diz”;
  6. Ler muito é diferente de ler bem;
  7. Descoberta com ou sem ajuda: o processo de aprender por meio de pesquisa, investigação ou reflexão, sem ser ensinado;
  8. Pensar é apenas uma parte da atividade de aprender;
  9. A arte da descoberta desajudada abrange: acuidade de observação; memória pronta; amplitude de imaginação; intelecto afeito à análise e reflexão.

Professores presentes versus professores ausentes

Um livro é como a natureza ou o mundo – um professor ausente. Se temos dúvida, perguntamos ao professor presente; se estamos diante de um livro, temos que responder sozinhos. Ir além do que o livro propõe é o segundo desafio, o primeiro é ir até o livro.

Níveis de leitura

Há quatro níveis de leitura:
  1. Leitura elementar;
  2. Leitura inspecional;
  3. Leitura analítica;
  4. Leitura sinóptica.
Dentro de cada um desses níveis, observa-se os respectivos estágios para seguir e se tornar um bom leitor. Oportunamente, falarei de cada um deles isoladamente para ajudar os leitores do Livros a lerem mais e cada vez melhor.

Fonte:

ADLER, Mortimer Jerome; DOREN, Charles Van. A arte de ler. [How to Read a Book.] Trad. José Laurênio de Melo. Rio de Janeiro: AGIR, 1974. 400p.

O livro que estou lendo é de 1902, com primeira publicação em 1940. A tradução que tenho em mãos é de 1974. Fiz questão de ler essa versão para observar quão atual (ou não) ela seria, contudo, você encontra essas versões, nos dias de hoje, como How to read a book (em inglês) e Como ler um livro (versão em Português).

Um comentário:

  1. A leitura consiste em compreensão.O bom leitor além de compreender o que o texto deixa implícito,ou seja ,o que estar no entrelinhas,ainda é capaz de dar uma outra significação ao texto.
    Maravilhoso seu comentário sobre a leitura.

    ResponderExcluir