09/05/12 por Roberta Fraga
Quando vocês escolhe
ou ganha um livro infantil, pode pensar: “puxa, mas eles só falam em
fadas, ou princesas, ou aventuras”… É um pensamento lógico, mas não pode
ser tomado como uma crítica. O fato é que cada idade, ou cada faixa
etária, funciona mais ou menos como um marco de temas. Cada idade,
resguardadas as devidas proporções de vivência e maturidade intelectual,
tem suas áreas de interesse. Você, talvez, não saiba disso, mas
editoras, escritores e ilustradores devem ter isso na ponta do lápis e na ponta das ideias.
O exemplo de hoje para falar do tema é “Você sabe tudo sobre
dinossauros?”, de Lila Prap com tradução de Elisa Zametti. O livro é um
exemplo para o encaixe diante dos temas de interesses das crianças. E o
teste para os leitores é encaixá-lo, de acordo com as proposições de temas abaixo.
Assim vamos ao TEMASTemas relacionados a:
6 a 8 anos
- extensão da experiência da vida;
- humor.
Autores brasileiro que propõe o humor e a paródia como princípios inseparáveis:
- Eva Furnari;
- Ziraldo;
- Ângela Lago;
- Ricardo Azevedo;
- Sylvia Osthof.
8 a 10 anos
- livros ligados à experiência de vida da criança (maior autonomia, ela começa a integrar outros grupos);
- preferência por ação
- natureza ganham interesse;
- como funcionam as cosias.
10 a 12 anos
- aventura, humor, mundo dos animais, mistério;
- romance de aventura, relato histórico, relato mitológico, relato heroico (sobre o princípio da vida dos povos, viagens).
A partir dos 13 anos
- problemática social, confronto entre grupos étnicos ou sociais diferentes, guerras, violência, situações de marginalidade, abandono;
- literatura romântica – heróis;
- Romance policial/mistério;
- Histórias de terror;
- Realismo familiar;
- Realismo social.
Tendências atuais (considere-se que o livro é de 2000):
Fantasia como tendência
- Conto maravilhoso – em que os animais falam;
- Narrativa fantástica;
- “Nos sense” – caracterizado por jogos de linguagens, paradoxos, hiper-realismo, surrealismo;
- Ficção científica – atencipação científica, robótica, cibernética, viagens espaciais.
Realidade como tendência
- Romances de viagens e aventuras;
- Romances históricos;
- Romance de humor.
Tendências transversais (perpendiculares ou oblíquos aos acima expostos):
- Educação ambiental;
- Paz;
- Saúde;
- Consumo;
- Combate à discriminação sexual;
- Direitos humanos;
- Solidariedade;
- Democracia.
Agora você tem um bom norte para dar um livro para uma criança, ou você, aspirante a escritor, uma boa ideia de onde começar sua história.
E então, e o livro sobre dinossauros, onde se encaixa?
Fontes
COSTA, Marta Morais da, Metodologia do ensino da literatura infantil, Curitiba: Ibpex, 2007.CUNHA, Maria Antonieta Antunes, Literatura infantil Teoria e Prática, São Paulo: Editora Ática, 18ed, 1999.
SOBRINO, Javier García (org.), et. al. A criança e o livro: A aventura de ler, Portugal: Porto Editora, 2000.
Fonte: Livros e Afins
Nenhum comentário:
Postar um comentário