sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Reportagem especial sobre a leitura “E o verbo se fez vida”

A reportagem online foi produzida num formato de livro digital com design de Sidclei Sobral, fotos da agência JC Imagem e ilustrações de Miguel Falcão. Dividido em capítulos, o especial passeia por, pelo menos, três fases e suas diferentes formas de percepção da leitura: a infância, a juventude e a maturidade.

No capítulo 2 “Comunidade Transformadas” está a matéria “Bibliotecas podem mudar a história de comunidades do Recife”, que aborda o estímulo a leitura como uma alternativa para promover o desenvolvimento humano e a transformação social. A matéria traz depoimentos de coordenadores, usuários, voluntária de bibliotecas e da coordenadora programática do Centro de Cultura Luiz Freire, entidade parceira da Rede, Cida Fernandez. Acesse a reportagem especial na íntegra aqui

Confira abaixo trecho de matéria que apresenta o trabalho.

Ler nos faz descortinar novos mundos, participar deles. Caminhar, ver por nós mesmos, descobrir. Não importa quando, onde, por que. Livros são capazes de transformar letras em vida. A reportagem especial E o verbo se fez vida, produzida por Inês Calado para o JC Online (www.jc.com.br), mostra histórias de pequenos leitores que, ainda crianças, descobriram o prazer da leitura.
Traz relatos de gente que nunca teve a oportunidade de aprender o significado das palavras e que hoje luta para compreendê-las. Sem perder a esperança de que um dia irão encontrá-las. O portal disponibiliza versão multimídia com novos textos, vídeos e infográficos. Na web, o internauta também pode compartilhar seus hábitos de leitura participando de enquete baseada em uma pesquisa nacional que traz um dado preocupante: o brasileiro lê apenas um livro por ano, número bem abaixo da média mundial.

Leia aqui a reportagem especial: http://www2.uol.com.br/JC/sites/verbo/index.html
Participe da pesquisa do JC Online sobre hábitos de leitura: http://www2.uol.com.br/JC/sites/verbo/enquete.html

Acesse o blog da Rede de Bibliotecas Comunitárias da Região Metropolitana do Recife: http://rededebibliotecascomunitarias.wordpress.com/

Fonte: Centro de Cultura Luiz Freire

Nenhum comentário:

Postar um comentário