sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Dicas para estimular o gosto pela leitura nas crianças

Biblioteca Virtual do Governo do Estado de São Paulo

São dicas simples que podem ajudar a formar um leitor desde a mais tenra idade. A leitura deve ser sentida como algo prazeroso, sem nenhum caráter de obrigação.

- Reserve algumas horas por dia para a leitura em família. Faça com que a criança aprecie esse momento, em vez de encará-lo como uma obrigação ou como uma “aula”.
- Freqüente livrarias e bibliotecas com a criança e leve-a para eventos de contadores de histórias ou conte-as você mesmo. Faça disso um programa de lazer.
- Converse com as crianças sobre livros e peça-lhes que comentem a história que acabaram de ler. Isso estimula a formação do pensamento crítico e o desenvolvimento da linguagem.
- Em aniversários de crianças, dê livros de presente.
- Estabeleça horários fixos para computador, videogame e TV. Tente dosar essas atividades com a leitura.
- Gibis e jornais também são essenciais para desenvolver o gosto pela leitura.
- Jogos com palavras e frases também podem estimular o hábito pela leitura.
- Sempre leia em voz alta. Isso faz com que a criança perceba a relação entre a palavra escrita e a falada. Abuse do recurso da entonação para deixar a narrativa mais atraente.
- Repetir a leitura muitas vezes é normal, pois a criança está memorizando e fazendo cada vez mais ligações entre o que ouve o que vê no livro (desenhos, expressões e palavras).
- Ao mostrar um livro a uma criança pequena, pare cada vez que virar a página, e espera a sua reação.
- Ofereça a seu filho material variado de leitura (para se divertir, para aprender, para passar o tempo...): ler não é coisa que se só se faça em livros.
- Ensine a importância de cuidar e conservar os livros, mas não exija que eles fiquem sempre impecáveis, pois isso é sinal de que não foram lidos mostre que um mesmo exemplar pode servir para várias pessoas e incentive a troca de publicações entre as crianças.
- Incentive atividades que exigem leitura, como cozinhar (ler receitas), fazer brinquedos (ler instruções), descobrir coisas curiosas em livros...
- Estabeleça uma noite por semana para leitura (em lugar da TV).
- Deixe bilhetes para seu filho, e peça respostas por escrito.
- Estimule o seu filho a utilizar a biblioteca de sua escola ou, na falta dela, a biblioteca pública de seu bairro. Além dos livros, ele pode encontrar outros amiguinhos que gostem de ler e participar das atividades que as bibliotecas realizam.

Fontes:
- “Passaporte para Leitura”, publicação do Instituto Ecofuturo
- Incentivo à Leitura – Plenarinho (http://www.plenarinho.gov.br/sala_leitura/nossa-biblioteca/incentivo-a-leitura
- Ler é um barato (http://www.colegiosantamaria.com.br/santamaria/aprenda-mais/artigos/ver.asp?artigo_id=13

Leia mais: Biblioteca Virtual do Governo do Estado de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário