segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Identificando valores nas histórias infantis

1. O QUE SAO VALORES?
Segundo o dicionário Aurélio, valores sao normas, princípios ou padroes sociais aceitos por indivíduos, classe ou sociedade. Alguns valores sao culturais ou temporais, outros podem ser considerados como universais por serem encontrados nas mais diversas sociedades de todo o mundo. Os valores influenciam nosso modo de pensar, norteiam nossas decisoes e permitem a escolha de caminhos positivos desde a infância até a vida adulta. Eles sao a base para a formaçao de um sujeito consciente e crítico. Nao há uma técnica específica para trabalhar valores. A contribuiçao como pais e educadores é o de colocarmos as crianças em contato constante com os valores que cremos como importantes para sua formaçao.

2. OS VALORES E AS HISTÓRIAS INFANTIS
A humanidade e a literatura sofreram transformaçoes ao longo do tempo e, ao compararmos a literatura do século XVII com a contemporânea, percebe-se a substituiçao dos "valores tradicionais", como a obediencia absoluta r autoridades, pelos "valores novos", onde esta obediencia já nao é mais aceita, como ilustra o quadro abaixo:

Valores Tradicionais
Espírito individualista
Obediencia absoluta r autoridade
Moral baseada em dogmas
Reverencia pelo passado
Racismo
Criança: adulto em miniatura

Valores Novos
Espírito solidário
Questionamento da autoridade
Moral da responsabilidade étic
Redescoberta e reinvençao do passado
Anti-racismo
Criança: ser em formaçao

Fonte: COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise e didática. Sao Paulo: Moderna, 2000.

Considerando a abundância de valores presentes nos textos infantis, o mediador de leitura precisa estar atento ao que quer estimular e ao que quer inibir. Mas, em qualquer escolha, é preciso considerar que a melhor maneira de transmitir valores é permitir que a criança reflita, crie, conclua e escreva, desenhe, divirta-se, enfim, transforme o que aprendeu com a leitura. E lembre-se, o momento de contar histórias é mágico e aproxima o adulto da criança.

Fonte: Educar Dpaschoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário