quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

O melhor exemplo é o dos pais

Fátima Guimarães
26 Out 2006

O estímulo à leitura deve começar cedo e incentivado sempre pela família e a escola. Na Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, O POVO falou com especialistas em educação que alertam que o melhor exemplo deve partir de dentro de casa

Contar e ler histórias, presentear com livros, freqüentar espaços de leitura. São estratégias importantes na formação do leitor. E quanto mais cedo a criança for apresentada ao "mundo " dos livros, melhor. A escolha deve levar em consideração a faixa etária e para os pequenos são recomendados livros coloridos e com narrativas curtas.

Mas como incentivar o hábito da leitura? Para a autora do livro Cultivando um bom leitor desde o berço, Diane McGuinness, o melhor predicado é o desenvolvimento das habilidades da linguagem desde os primeiros cinco anos de vida. A especialista em psicopedagogia e arte-educação, Tâmara Bezerra, diz que primeiro é preciso aproximar a criança dos livros desde cedo para que se familiarize com as narrativas. "É importante apresentar a leitura como atividade prazerosa". Para os pequenos, são recomendados narrativas curtas e livros coloridos. Ela lembra que pode se contar que se tem na memória e ao ler histórias, apresentar o livro como sendo parte dessa história.

Para a psicopedagoga Cristina Rocha, a introdução à leitura pode partir da contação de história e estimular sempre à medida que a criança for crescendo. Nas livrarias existem títulos para todas as idades e a escolha deve obedecer a esse critério para que não perca o interesse pela leitura. "Não podemos trabalhar a leitura como obrigação, mas como prazer, de forma lúdica". Ela observa que além da leitura, pode-se estimular a dramatização, que a criança interprete o que leu.

Mestre em educação e doutor em sociologia, Luis Eduardo Távora Furtado Ribeiro, lembra que quanto mais cedo iniciar o gosto pela leitura, melhor. Ele, que é diretor da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, ressalta que importante os pais lerem para as crianças, falar sobre boa leitura, apresentar reportagens interessantes. Segundo ele, isso também ajuda a aproximar os adultos da leitura. Luis ressalta que os benefícios de quem ler são muitos: "É bom para a espiritualidade, amplia os conhecimentos em todos os aspectos".

Mas se os pais querem que seus filhos sejam leitores, os especialistas em educação lembram que o exemplo deve partir deles. "Nada como o exemplo dentro de casa", alerta Cristina Bezerra. Os pais e a escola representam papel fundamental no processo de desenvolvimento da linguagem e no hábito de leitura. Formar o hábito de ler na adolescência é mais difícil, mas não impossível. Por isso, Tâmara Bezerra observa que a contação de história deve ser diariamente e em todas as faixas etárias. "Precisamos acabar com o mito que contar história é coisa para criança".

Serviço:
Livro: Cultivando um leitor desde o berço
Autora: Diane McGuinnes
Editora Record
Total de páginas: 320
Preço médio: R$ 37,90

COMO INCENTIVAR A LEITURA

- A introdução à leitura pode ser iniciada com a contação de história seja na hora de dormir, durante uma viagem.

- Na hora de contar histórias para os pequenos, devem ser escolhidas as narrativas curtas. Se for presentear, escolha os livros coloridos

- Para os bebês, tem livros de tecidos, plásticos que podem ser manuseados sem problema

- Os pais podem apresentar a leitura a partir do momento que a criança comece a falar

- É importante presentear com livros. A escolha deve ser feita com base na idade da criança.

- Os pais devem dar o exemplo, adquirindo bons livros, revistas, jornais e disponibilizando para todos de casa

- A família e a escola têm papel importante na formação do gosto pela leitura

- Estimule a leitura e depois peça para a criança contar a história, dramatizar, desenhar

- A tecnologia é importante, mas não deve substituir o prazer da leitura. Por isso, estabeleça horários para que a criança fique no computador, na televisão ou no vídeo game.

- Na ida ao shopping, aproveite para passar nas livrarias. Também é recomendado levar os filhos para bancas de revistas

- Se o hábito não for adquirido na infância, mais difícil será na adolescência. Porém, não é impossível

- Os pais devem apresentar diversos tipos de textos literários como crônicas, contos, cordel, poesia

- A leitura traz inúmeros benefícios como prazer espiritual, amplia os conhecimentos

Fonte: Psicopedagoga Cristina Rocha, Luis Távora Furtado Ribeiro, mestre em educação e doutor em sociologia, Tâmara Bezerra, especialista em psicopedagogia e em arte-educação

Fonte: jornal O POVO

Nenhum comentário:

Postar um comentário