sábado, 21 de agosto de 2010

Bibliopraça de Canoas - RS

Jesiel B. Saldanha

Os livros chegaram à praça, e desta vez pra ficar. Canoas inaugurou neste sábado, 14, a primeira biblioteca com estrutura fixa em uma praça na cidade, e também, a pioneira em seu modelo no país.
 
Foto: César Barbosa

Trata-se da Bilbiopraça, uma estrutura na forma de um grande livro, que, quando aberto, em forma de leque, transforma-se em prateleiras. Cada “página” tem 1,30 metro de comprimento por 1,75 metro de altura. O equipamento, feito de metal, comporta 150 livros de diversos gêneros e foi inaugurado na Praça Dona Mocinha (localizada entre as ruas Alegrete e Júlio de Castilhos), no bairro Niterói.
Antes de ser oficialmente inaugurada, a Bibliopraça já estava exposta para população. Morador do bairro, o motoboy Jorge Adriano da Rosa, 36 anos, foi o primeiro a se cadastrar para o empéstimo de livros. “Adoro ler de tudo, como ficção, livros de época e de grandes autores. A iniciativa é ótima, pois facilita o acesso à literatura”, disse.

Foto: César Barbosa

O empréstimo de livros será uma das facilidades ao alcance da população. O cadastro pode ser feito no local, com a apresentação de documento de identificação e comprovante de residência. Os livros podem ser levados por uma semana. Quem optar, pode ler na praça, sem necessidade de cadastro.
 
Estética

Além de ser a primeira biblioteca com estrutura fixa em uma praça na cidade, o projeto também é pioneiro em seu modelo no país. Esta importante ferramenta de expansão cultural estará inserida junto à Praça Dona Mocinha, no bairro Niterói, que será reinaugurada também no sábado.

A Bibliopraça se constitui de modelo de um livro estilizado, feito de metal, com quatro lâminas que comportam ao todo 150 livros de diversos gêneros. Cada página tem 1,30 metro de comprimento por 1,75 metro de altura.

Foto: César Barbosa

Funcionamento
Os livros serão distribuídos na proporção de 30% de obras para o público adulto; 30 % de literatura juvenil; 30% destinado ao público infantil e 10% dos livros de autores canoenses.

As obras poderão ser retiradas para serem lidas na praça, ou sob a condição de empréstimo.

Foto: César Barbosa

O gerenciamento da Bibliopraça ficará à cargo da comunidade local, através de um comitê gestor e da subprefeitura da região (Sudeste), onde também poderão ser feitas as inscrições para os empréstimos (que também podem ser feitas junto à Bibliopraça).
O funcionamento inicial será de sexta-feira a domingo, das 12 às 17 horas. Uma parceria com um comércio local garantirá que as devoluções possam ser feitas em qualquer dia da semana, e inclusive, o local terá alguns livros à disposição nos dias em que a Bibliopraça não estiver funcionando.
O projeto integra o PAC (Plano de Ação por Canoas) da Prefeitura, sendo uma meta do governo e que prevê além de duas Biblioparques, a criação de Bibliopraças nos quatro quadrantes de Canoas – Dona Mocinha (Niterói), Praça da Brigada (Guajuviras), Praça Pio X (Mathias Velho), Praça Imaculada (Rio Branco) e Praça da Emancipação - Centro.

Foto: César Barbosa

A Bibliopraça é uma ação que constitui o Programa Municipal de Livro, Leitura e Literatura, focado em quatro eixos:

- Democratização do Acesso

- Fomento à Leitura e à Formação de Mediadores

- Valorização da Leitura e Comunicação

- Desenvolvimento da Economia do Livro

Publicada em 14/08/2010

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Foi interessante outro dia ao passar pela praça, ver o brilho no olhar de uma criança que escutava uma história da contadora de histórias/bibliotecária.

    ResponderExcluir