sábado, 11 de setembro de 2010

Baú de Leitura


Despertar educadores, crianças e comunidades para leitura lúdica, criativa e contextualizada é o grande desafio do projeto Baú de Leitura, uma das mais bem-sucedidas experiências do MOC e do Unicef dentro do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, em parceria com a SETRAS (Secretaria Estadual do Trabalho e Ação Social), prefeituras municipais e sociedade civil. O objetivo é contribuir para ampliar a qualidade da escola do campo, através do processo de formação de educadores para desenvolver, no espaço escolar - da Jornada Ampliada e/ou na Jornada Regular - atividades de leitura de forma prazerosa e crítica com as crianças, mediando a reflexão das crianças sobre sua realidade e de sua comunidade a partir das histórias lidas efetivando a relação texto e leitura de mundo. No projeto a leitura é um instrumento de construção da cidadania.

O projeto consiste na circulação de um baú feito de sisal, símbolo da região, repleto de livros de histórias infanto-juvenis e materiais didáticos de apoio para o trabalho do educador. A leitura dos livros possibilita que professores e crianças desenvolvam a reflexão e o aprofundamento dos temas orientadores (identidade cultural e cultura local, relação com o meio ambiente e relações entre família, comunidade e sociedade). Monitores, professores, alunos e comunidade fortalecem, através da leitura, a própria identidade, conhecem melhor a história da região e do mundo em que vivem e se expressam posteriormente em textos, poesias, paródias, contações de histórias, apresentações teatrais sobre os resultados do processo de leitura e participam de outros espaços sociais na comunidade e municípios como conselhos, associações, sindicatos, exercitando assim a cidadania. Os baús são itinerantes passando um período numa determina localidade e depois sendo trocados por outro, com acervo diferente, assim as crianças passam a ter acesso a novas experiências literárias.

O Baú de Leitura caminha para se transformar em uma proposta de política pública, uma vez que a experiência hoje se desenvolve em parceria com a SETRAS (que disponibiliza os monitores e os coordenadores dos monitores), as prefeituras (que adquirem os livros e baús) e sociedade civil que deve ter o controle social deste processo. O MOC e o UNICEF que antes eram responsáveis por todo o processo, passaram a assumir apenas a responsabilidade para a capacitação e o monitoramento pedagógico das ações dos monitores.

Mais de 20.000 crianças estão envolvidas neste processo e os resultados são concretos: demonstram maior interesse pela leitura, melhor capacidade de expressão oral e escrita e também incentivam a participação dos pais e da comunidade nos Núcleos de Leitura e grupos de discussão. A iniciativa, que começou com 30 baús em 1999, conta com mais de 700 na Bahia. A experiência já chegou ao Estado de Sergipe onde circulam outros 60 baús.

Um comentário:

  1. E a melhor coisa ja se vista


    A leitura pode mudar a vida de uma criança e dar a ela a sabedoria pra viver nesse mundo de ilusao.ler é saber lidar com a indempendecia

    ResponderExcluir