sábado, 11 de setembro de 2010

Projetos incentivam o hábito da leitura

Parceria contribui para a revitalização de salas de leitura nas escolas da rede pública de ensino do Distrito Federal

Uma parceria entre escolas da Secretaria de Educação (SEDF) com o Projeto Bibliotecas Casas do Saber tem refutado as previsões pessimistas sobre o futuro do livro diante das novas tecnologias. Um exemplo desta ação foi a inauguração da Sala de Leitura Monteiro Lobato, na Escola Classe Café Sem Troco no Paranoá, nesta quarta-feira (1º de setembro).

O projeto Casas do Saber, desenvolvido pela Rede Gasol, tem realizado um trabalho de arrecadação de livros nos postos de combustível do Distrito Federal. Com a colaboração de voluntários, os livros são selecionados e distribuídos para as bibliotecas beneficiadas. Os espaços a serem destinados às salas de leitura também recebem manutenção e mobília.

Na EC Café Sem Troco, a sala recebeu, além do acervo, estantes, mesas e cadeiras e um computador. A iniciativa favoreceu os 284 alunos da instituição educacional. Para o diretor da instituição, Marcelo Soares de Oliveira, a inauguração contribuiu para a valorização da leitura. “Queremos instigar nossos alunos a se tornarem leitores conscientes. Com o novo acervo, nossos projetos de leitura serão consolidados”.

A escola já desenvolve diversos projetos como o “Centopéia Sabida” e o “Diário de Bordo”. No primeiro, um dos servidores da escola fantasiado leva uma maleta de livros a cada sala de aula e desenvolve conteúdos de acordo com a disciplina em foco. O outro incentiva o hábito da leitura e da escrita – o aluno pega emprestado um livro e, ao devolvê-lo, narra aspectos da sua vida e observações da obra escolhida.

Outra instituição beneficiada é a Escola Classe do SRIA, no Setor de Indústria e Abastecimento. O projeto Casa do Saber reformou a sala de leitura, que foi batizada como Casa dos Sonhos. O nome sugestivo foi escolhido por votação entre os estudantes. Também foi criado o projeto Hora da Leitura: todos os dias, após o intervalo, os alunos ouvem música clássica, enquanto leem obras literárias.

A sala de leitura Ruth Rocha, da Escola Classe 2 da Estrutural, que atende 758 alunos, também faz parte do projeto. Uma vez por semana, o projeto “Lendo e aprendendo” promove uma pausa para leitura, de aproximadamente uma hora, com a participação de servidores e alunos. Os estudantes, além da leitura na escola, levam os livros escolhidos para casa e depois escrevem suas impressões em um caderno de registro.

Segundo a diretora, Maria Leodenice Alves, os livros são instrumentos poderosos para a promoção da cidadania. “Mesmo com todo o aparato tecnológico, o livro sempre terá seu espaço. No período de alfabetização, por exemplo, são imprescindíveis às crianças”, finaliza.

Projeto Bibliotecas Casa do Saber

Criado em 2007, tem beneficiado as escolas da rede pública de ensino e outras instituições, como o Centro de Detenção Provisória (CDP), do Complexo Penitenciário da Papuda.

Para o diretor operacional da rede Gasol, Antônio José Matias de Sousa, a iniciativa é importante, pois, à medida em que valoriza a leitura, possibilita a ampliação do conhecimento. “Inauguramos a 78ª biblioteca, no Café Sem Troco. É gratificante ver como a leitura é um instrumento de transformação. No presídio feminino, por exemplo, o comportamento das internas foi modificado por meio da leitura.”

Ascom - Secretaria de Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário