quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Projeto de leitura abre nova biblioteca

DIADEMA - O sucesso do programa cultural e voltado ao incentivo de leitura tem sido tão expressivo e atraído tantas empresas que mais uma companhia acaba de receber o projeto 'Leitura nas Fábricas'. Os funcionários da empresa Apis Delta terão, a partir desta terça-feira (31), um importante acervo de livros que ficará disponível para os empregados.

Realizado pela Prefeitura de Diadema e o Ministério da Cultura, o projeto também conta com o envolvimento de sindicatos e empresas. A iniciativa tenta incentivar no trabalhador o hábito da leitura, e o Ministério da Cultura já investiu cerca de R$ 200 mil para a realização do projeto.

A prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, cuida da implantação e acompanhamento, como a formação dos agentes de leitura, que são indicados entre os trabalhadores. As indústrias cadastradas foram encaminhadas ao projeto por meio do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

Os Sindicatos dos Químicos do ABC e Construção Civil também participam da iniciativa. Estarão presentes na abertura da nova biblioteca o prefeito de Diadema, a secretária municipal de Cultura e o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Sergio Nobre, entidade parceira do programa. A primeira biblioteca foi entregue aos trabalhadores no dia 28 de julho, na fábrica IGP, também no município. Ao todo, dez fábricas já aderiram ao programa nesta primeira etapa.

Kits

Para compor o projeto e organizar a biblioteca, cada entidade recebeu um kit com cerca de 650 livros, que envolvia ainda duas estantes e outros móveis para organizar de maneira a oferecer algum conforto aos usuários dos espaços. Segundo os organizadores, além dos livros e das estantes, o kit envolve também uma mesa, uma cadeira, três puffs, um computador completo e uma impressora. Farão parte deste acervo, exemplares de literatura brasileira, estrangeira, infantil e juvenil, além de DVDs, livros didáticos e enciclopédias, entre outros.

Nesta etapa, dez fábricas aderiram ao projeto. São elas: a Apis Delta, Delga, IGP, Autometal, além da Legas, Grupo Papaiz, Uniforja, e também a TRW, Uniferco e a Metalpart.

Em cada empresa foi implantado um ponto de leitura, onde o trabalhador terá à sua disposição uma "minibiblioteca" em seu local de trabalho.

Expectativa

A expectativa é que nesta fase o programa atenda mais de 20 mil pessoas, entre trabalhadores e familiares, com acesso ao acervo para leitura e empréstimo. As outras fábricas terão seus pontos de leitura inaugurados até o fim do ano. Dezoito funcionários das primeiras dez empresas parceiras passaram por processo de capacitação que começou em 17 de maio no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

Os futuros agentes de leitura foram escolhidos com o interesse pessoal para se tornarem orientadores dos pontos de leitura em seus ambientes de trabalho. Nas aulas de capacitação, os agentes receberam orientação sobre a organização do acervo que as fábricas irão receber, de como atender os companheiros que farão uso do espaço e como despertar o interesse pela leitura. Cada empresa indicou datas de instalação, inauguração e horários de funcionamento do ponto de leitura.

Fonte: DCI

Nenhum comentário:

Postar um comentário