Parabenizo a iniciativa Professora Doutora Lídia Eugenia Cavalcante e aos alunos do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará.
Desejamos muita prosperidade ao Projeto Ler para Crer.
A marca visual do Ler Para Crer foi inspirada na história de “Dom Quixote”. E não poderia haver história melhor para ilustrar esse projeto que visa, acima de tudo, formar bons leitores. Afinal, Dom Quixote é um grande leitor que traz para a realidade os personagens da sua imaginação.
O Projeto Ler Para Crer surgiu com o objetivo de levar aos municípios cearenses a semente da leitura em forma de biblioteca. No ano de 2009 foram premiados três municípios cearenses para participar do Projeto: Aquiraz, Itaitinga e Redenção. Os municípios receberam dos professores da UFC dois dias de oficinas preparatórias para a implantação do Projeto. Após esse momento, surgiram as movimentações das comunidades para a criação das bibliotecas comunitárias como procura por espaço, doação de livros, participação de voluntários, dentre outros. A partir daí aos poucos a comunidade cria mecanismos para movimentar a biblioteca.
Aquiraz - Profª Lídia com bolsistas trabalhando no acervo
da Biblioteca da comunidade de Patacas
--------------------------------------
O que é o Projeto: Universidade Federal do Ceará / Departamento de Ciências da Informação
A/C Profª Dra. Lídia Eugênia Cavalcante - E-mail: lidia@ufc.br - Fone: (85) 3366-7696 - Endereço e FAX: Av. da Universidade, 2853 - Benfica, CEP 60020-180, Fortaleza-Ceará-Brasil
http://projetolerparacrer.blogspot.com/ Aquiraz - Chegada do Projeto
Descrição Sumária:
O Projeto Ler para Crer - oficinas itinerantes para a implantação de bibliotecas investe na formação de mediadores de leitura da região e também na implantação de novas bibliotecas comunitárias em municípios cearenses.
Data/Início: 02/01/2009
Descrição:
O Projeto Ler para Crer - oficinas itinerantes para a implantação de bibliotecas desenvolve metodologias para a gestão participativa e formação de mediadores de leitura, mediante a implantação de bibliotecas comunitárias em municípios cearenses. Acontece atualmente em três municípios: Aquiraz, Redenção e Itaitinga. É um projeto do Departamento de Ciências da Informação, da Universidade Federal do Ceará, aprovado pelo Edital ProExt Cultura 2008 e conta com a participação de seis professores e uma equipe de aproximadamente 25 estudantes, entre bolsistas e voluntários.
Estudantes de Biblioteconomia da UFC e voluntárias
Justificativa:
Sabe-se que nos últimos anos muitas foram as iniciativas populares de criação de bibliotecas comunitárias no Brasil. Empiricamente ações individuais e coletivas vão se constituindo, visando o enfrentamento das dificuldades surgidas no cotidiano pela falta de acesso à informação e à leitura. De certa forma, é no compartilhamento das dificuldades enfrentadas que os moradores se unem para potencializar recurso, cultura, talento, criatividade e força política para o empoderamento comunitário. A criação de bibliotecas comunitárias é, portanto, movimento colaborativo de partilha e convivência entre seres plurais, de rica competência cultural e humana, para o combate à exclusão informacional. Mediante a constituição de acervos, com a face de cada um e o reconhecimento de que a leitura de livros, histórias, imagens, textos, sons e movimentos é capaz de transformar o cotidiano e a vida daqueles que vivem em comunidade, pode-se desenvolver mecanismos de combate às desigualdades sociais a partir da articulação local. Neste contexto, a presença da universidade, em suas vertentes técnicas, socioculturais e pedagógicas, pode contribuir no que tange ao desenvolvimento de metodologias para o aprimoramento das ações, principalmente com relação à elaboração e implementação de projetos a médio e a longo prazo. Em consonância com essas motivações comunitárias, surge o Projeto Ler para Crer, desenvolvido por professores e estudantes da UFC, com o intuito de fortalecer as iniciativas das comunidades, mediante competências metodológicas e técnicas acadêmicas e do potencial existente em cada localidade.
Objetivos:
- Desenvolver metodologias para a implantação de bibliotecas comunitárias, mediante movimento colaborativo e de gestão participativa dos indivíduos em suas comunidades, universidade e poder público municipal;
- Dar subsídio para a formação profissional dos estudantes do curso de Biblioteconomia, de modo a fortalecer o papel sociocultural do futuro bibliotecário junto à sociedade, ampliado as relações entre ensino, pesquisa e extensão;
- Capacitar os moradores de cada município atendido para tornarem-se mediadores de leitura, compreendendo o papel que a biblioteca comunitária deve exercer em relação à democratização do conhecimento e a formação cidadã do indivíduo e do grupo no qual está inserido.
Parte do acervo reunido nas bibliotecas após
trabalho de restauração e catalogação
Estratégias:
Todo o trabalho desenvolvido no projeto parte de metodologias geradoras de processo dinâmico para a realização das ações, mediante competências que vão se constituindo de modo reflexivo, articulado, político e técnico para o desenvolvimento local e em âmbito sociocultural. Em cada município, realizou-se seminário para sensibilização e explicação da metodologia do projeto, de três dias cada, com as comunidades e apoio das prefeituras locais. Após a realização dos encontros, democraticamente as comunidades se manifestavam sobre o interesse em implantar bibliotecas em suas localidades, discutindo possibilidade de espaços, formação dos acervos, reuniões entre os moradores e constituição de grupos de trabalho. A organização do acervo e a realização de atividades nas comunidades, para a efetiva implantação das bibliotecas, ocorreram por meio de mutirões. Semanalmente, agenda-se uma visita da equipe da Universidade Federal do Ceará, constituída por docentes e alunos do Curso de Biblioteconomia, com aproximadamente 15 pessoas, para cada uma das bibliotecas. Ao final de cada dia, contabilizara-se aproximadamente 300 livros prontos para o empréstimo e a formação dos colaboradores da biblioteca.
Parte do acervo reunido nas bibliotecas após
trabalho de restauração e catalogação
Público Alvo:
O Projeto é destinado a todos os moradores das comunidades onde encontra-se inserido, no caso, moradores dos municípios de Aquiraz, Itaitinga e Redenção no Estado do Ceará.
Beneficiados:1.500 pessoas.
Realizadores:
- Departamento de Ciências da Informação / Universidade Federal do Ceará.
- Moradores das comunidades atendidas.
Patrocinadores:
- ProExt - Edital 2008
- Pró-Reitoria de Extensão - Universidade Federal do Ceará
- Secretaria de Educação de Aquiraz - CE
- Secretaria de Cultura de Itaitinga - CE
- Secretaria de Cultura de Redenção - CE
- Parceiros Secretaria de Cultura do Estado do Ceará.
Fonte: Projeto Ler para Crer
Cláudio, MUITO OBRIGADA! Saiba que você já é um doador do Projeto Ler para Crer, porque doou seu tempo e acreditou juntamente conosco nesta bela e viável ideia! Meus sinceros agradecimentos!
ResponderExcluirFernanda Lima :)
Olá Fernanda e Profa. Lídia
ResponderExcluirO trabalho de vcs se resume na frase dita pela Geneviéve Patte, Bibliotecária especializada em literatura infantil.
Abraços
Claudio
"Muitos dos que militam em favor de maior justiça social escolheram o livro, a leitura e a biblioteca como meio de dar poder a quem não tem poder, o poder de falar da escrita, a possibilidade de ser ouvido."