sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Projeto Ler para Crer

 Parabenizo a iniciativa Professora Doutora Lídia Eugenia Cavalcante e aos alunos do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará.

Desejamos muita prosperidade ao Projeto Ler para Crer.
A marca visual do Ler Para Crer foi inspirada na história de “Dom Quixote”. E não poderia haver história melhor para ilustrar esse projeto que visa, acima de tudo, formar bons leitores. Afinal, Dom Quixote é um grande leitor que traz para a realidade os personagens da sua imaginação.

O Projeto Ler Para Crer surgiu com o objetivo de levar aos municípios cearenses a semente da leitura em forma de biblioteca. No ano de 2009 foram premiados três municípios cearenses para participar do Projeto: Aquiraz, Itaitinga e Redenção. Os municípios receberam dos professores da UFC dois dias de oficinas preparatórias para a implantação do Projeto. Após esse momento, surgiram as movimentações das comunidades para a criação das bibliotecas comunitárias como procura por espaço, doação de livros, participação de voluntários, dentre outros. A partir daí aos poucos a comunidade cria mecanismos para movimentar a biblioteca.

Aquiraz - Profª Lídia com bolsistas trabalhando no acervo
da Biblioteca da comunidade de Patacas
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O que é o Projeto:
Universidade Federal do Ceará / Departamento de Ciências da Informação
A/C Profª Dra. Lídia Eugênia Cavalcante - E-mail: lidia@ufc.br  - Fone: (85) 3366-7696 - Endereço e FAX: Av. da Universidade, 2853 - Benfica, CEP 60020-180, Fortaleza-Ceará-Brasil
http://projetolerparacrer.blogspot.com/

Aquiraz - Chegada do Projeto

Descrição Sumária:
O Projeto Ler para Crer - oficinas itinerantes para a implantação de bibliotecas investe na formação de mediadores de leitura da região e também na implantação de novas bibliotecas comunitárias em municípios cearenses.

Data/Início: 02/01/2009

Descrição:
O Projeto Ler para Crer - oficinas itinerantes para a implantação de bibliotecas desenvolve metodologias para a gestão participativa e formação de mediadores de leitura, mediante a implantação de bibliotecas comunitárias em municípios cearenses. Acontece atualmente em três municípios: Aquiraz, Redenção e Itaitinga. É um projeto do Departamento de Ciências da Informação, da Universidade Federal do Ceará, aprovado pelo Edital ProExt Cultura 2008 e conta com a participação de seis professores e uma equipe de aproximadamente 25 estudantes, entre bolsistas e voluntários.

Estudantes de Biblioteconomia da UFC e voluntárias

Justificativa:
Sabe-se que nos últimos anos muitas foram as iniciativas populares de criação de bibliotecas comunitárias no Brasil. Empiricamente ações individuais e coletivas vão se constituindo, visando o enfrentamento das dificuldades surgidas no cotidiano pela falta de acesso à informação e à leitura. De certa forma, é no compartilhamento das dificuldades enfrentadas que os moradores se unem para potencializar recurso, cultura, talento, criatividade e força política para o empoderamento comunitário. A criação de bibliotecas comunitárias é, portanto, movimento colaborativo de partilha e convivência entre seres plurais, de rica competência cultural e humana, para o combate à exclusão informacional. Mediante a constituição de acervos, com a face de cada um e o reconhecimento de que a leitura de livros, histórias, imagens, textos, sons e movimentos é capaz de transformar o cotidiano e a vida daqueles que vivem em comunidade, pode-se desenvolver mecanismos de combate às desigualdades sociais a partir da articulação local. Neste contexto, a presença da universidade, em suas vertentes técnicas, socioculturais e pedagógicas, pode contribuir no que tange ao desenvolvimento de metodologias para o aprimoramento das ações, principalmente com relação à elaboração e implementação de projetos a médio e a longo prazo. Em consonância com essas motivações comunitárias, surge o Projeto Ler para Crer, desenvolvido por professores e estudantes da UFC, com o intuito de fortalecer as iniciativas das comunidades, mediante competências metodológicas e técnicas acadêmicas e do potencial existente em cada localidade.

Objetivos:
- Desenvolver metodologias para a implantação de bibliotecas comunitárias, mediante movimento colaborativo e de gestão participativa dos indivíduos em suas comunidades, universidade e poder público municipal;
- Dar subsídio para a formação profissional dos estudantes do curso de Biblioteconomia, de modo a fortalecer o papel sociocultural do futuro bibliotecário junto à sociedade, ampliado as relações entre ensino, pesquisa e extensão;
- Capacitar os moradores de cada município atendido para tornarem-se mediadores de leitura, compreendendo o papel que a biblioteca comunitária deve exercer em relação à democratização do conhecimento e a formação cidadã do indivíduo e do grupo no qual está inserido.

Parte do acervo reunido nas bibliotecas após
trabalho de restauração e catalogação

Estratégias:
Todo o trabalho desenvolvido no projeto parte de metodologias geradoras de processo dinâmico para a realização das ações, mediante competências que vão se constituindo de modo reflexivo, articulado, político e técnico para o desenvolvimento local e em âmbito sociocultural. Em cada município, realizou-se seminário para sensibilização e explicação da metodologia do projeto, de três dias cada, com as comunidades e apoio das prefeituras locais. Após a realização dos encontros, democraticamente as comunidades se manifestavam sobre o interesse em implantar bibliotecas em suas localidades, discutindo possibilidade de espaços, formação dos acervos, reuniões entre os moradores e constituição de grupos de trabalho. A organização do acervo e a realização de atividades nas comunidades, para a efetiva implantação das bibliotecas, ocorreram por meio de mutirões. Semanalmente, agenda-se uma visita da equipe da Universidade Federal do Ceará, constituída por docentes e alunos do Curso de Biblioteconomia, com aproximadamente 15 pessoas, para cada uma das bibliotecas. Ao final de cada dia, contabilizara-se aproximadamente 300 livros prontos para o empréstimo e a formação dos colaboradores da biblioteca.

Parte do acervo reunido nas bibliotecas após
trabalho de restauração e catalogação

Público Alvo:
O Projeto é destinado a todos os moradores das comunidades onde encontra-se inserido, no caso, moradores dos municípios de Aquiraz, Itaitinga e Redenção no Estado do Ceará.

Beneficiados:1.500 pessoas.

Realizadores:
- Departamento de Ciências da Informação / Universidade Federal do Ceará.
- Moradores das comunidades atendidas.

Patrocinadores:
- ProExt - Edital 2008
- Pró-Reitoria de Extensão - Universidade Federal do Ceará
- Secretaria de Educação de Aquiraz - CE
- Secretaria de Cultura de Itaitinga - CE
- Secretaria de Cultura de Redenção - CE
- Parceiros Secretaria de Cultura do Estado do Ceará.

Fonte: Projeto Ler para Crer

2 comentários:

  1. Cláudio, MUITO OBRIGADA! Saiba que você já é um doador do Projeto Ler para Crer, porque doou seu tempo e acreditou juntamente conosco nesta bela e viável ideia! Meus sinceros agradecimentos!
    Fernanda Lima :)

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  2. Olá Fernanda e Profa. Lídia

    O trabalho de vcs se resume na frase dita pela Geneviéve Patte, Bibliotecária especializada em literatura infantil.
    Abraços
    Claudio

    "Muitos dos que militam em favor de maior justiça social escolheram o livro, a leitura e a biblioteca como meio de dar poder a quem não tem poder, o poder de falar da escrita, a possibilidade de ser ouvido."

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