quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Mais do que um prazer, o gosto pela leitura faz bem

É certo que os livros transmitem conhecimento, e eles fazem isso de uma forma muito gostosa; ao mesmo tempo você aprende a memorizar as palavras e pode ‘turbinar’ sua imaginação

Araçatuba, 19/10/2010

Como se faz para entrar em um mundo diferente sem sair do lugar?

Como se faz para virar um grande herói e não ficar longe de casa?

Como se tornar uma princesa e viver em um castelo encantado, mesmo que ele esteja em seu próprio quarto?

É fácil. Pegue um livro e deixe sua imaginação ir para onde ela desejar.

Segundo os especialistas, a leitura traz diversos benefícios para as pessoas como a memorização, o aprendizado de novas palavras, mais conhecimento, novas informação, muita reflexão e cultura, além de entendimento e crescimento intelectual. Mas não é só isso.

Ler é um exercício de prazer e imaginação. Muito diferente de olhar e ver na televisão, as imagens prontas, a leitura faz com que as mensagens apareçam da forma que quisermos em nossa mente. Através da leitura, falamos e escrevemos melhor, a nossa história e as dos outros.

VOCÊ SABIA?

Que ao pegar um livro, o leitor pode ter contato com diversas culturas? É verdade! Todas as histórias que lemos trazem novos conhecimentos de um mundo que vai além de nossa casa, da nossa cidade, do nosso Estado e, muitas vezes, até do nosso País. Quando conhecemos novas culturas e hábitos, conseguimos ampliar nossas ideias e percepções, assim podemos formar opiniões e refletir mais rapidamente. E sabe o que é mais legal? Cada dia você adquire um pouco mais de saber.
-------
Quando conhecemos
novas culturas
conseguimos
ampliar
nosssas ideias
-----------
A estudante Mariele Carvalho Saraiva de Araújo, de 7 anos, é um exemplo de dedicação e amor pela leitura. Somente neste ano, ela já leu mais de 30 livros. Entre os seus preferidos estão os contos de fadas, as histórias da Bíblia - em versão infantil - e os quadrinhos. Para ela, o mais importante é a diversão que a leitura proporciona. “Quando leio, consigo ‘entrar’ na história. Cada vez viro uma personagem diferente. Hoje sou a Cinderela”, afirma aos risos.

A mãe da menina, Ana Maria Carvalho Saraiva de Araújo, diz que além de comprar em bancas, também faz assinaturas de livros e revistas para a filha. E ainda leva a garota na Biblioteca Municipal “Rubens do Amaral”, em Araçatuba, para ela ter acesso a outros livros. Ana Maria afirma que a filha é curiosa e que gosta de aprender.

DEDICAÇÃO
Mariele Carvalho Saraiva de Araújo, de 7 anos,
já leu mais de 20 livros só este ano;
ela adora contos de fadas e histórias bíblicas

A mãe comprova que a leitura melhorou o rendimento escolar de Mariele. “Sempre que a ela fica em dúvida sobre uma palavra, recorremos ao dicionário. Vejo que o vocabulário dela melhorou e o raciocínio também”, afirma a mãe. 

--------------------------------------------------

Era uma vez um menino...

Mindlin semeou a ideia do Dia Nacional da Leitura

Ele nasceu em 1914 e morreu em fevereiro deste ano ainda menino. José Mindlin foi o grande incentivador para que o Dia das Crianças também fosse o Dia Nacional da Leitura. Aos sete anos, esse filho de imigrantes russos fez sua principal descoberta: as letras podiam se juntar e formar palavras, ideias e histórias. Desde então, prometeu viver 300 anos para conseguir ler os mais de 25 mil livros que desejou. E olha que a coleção que ele começou aos 13 anos tem mais de 40 mil obras, a maior coleção particular!José Mindlin gostava tanto de livros que as pessoas o chamavam de um nome muito especial: bibliófilo, que significa amante de livros e colecionador de obras raras e preciosas. Assim, é fácil entender porque ele foi o grande incentivador do Dia Nacional da Leitura.

OFICIAL
 A lei que criou o Dia Nacional da Leitura foi instituída em 2009 a partir de uma mobilização de cerca de 3 milhões de pessoas para divulgar e desenvolver ações de leitura. A iniciativa foi do Instituto Ecofuturo. O objetivo do projeto é incluir a leitura na vida de todos, mostrando que o gosto por ela nasce do colo dos pais e se estende por toda a vida. Este ano, o instituto criou uma biblioteca virtual: http://www.dianacionaldaleitura.com.br. Conheça!

BIBLIÓFILO
José Mindlin em sua biblioteca de 40 mil livros 

Um comentário:

  1. mariiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

    ResponderExcluir