segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Ler é tudo de bom!

Além de nos deixar bem informados, a leitura ajuda a despertar a imaginação, aprimorar a compreensão dos fatos e desenvolver espírito crítico.

Ler é muito legal. Porém, há pessoas que acreditam que a leitura é um hábito chato e preferem se dedicar a outras atividades. Se você faz parte desta turma, aqui vai um convite : que tal tentar enxergar essa situação de uma outra maneira?

A leitura ajuda na compreensão do mundo, traz conhecimento e reforça o que já sabemos. Segundo a psicopedagoga Neide Noffs*, um grande erro é ler sem rumo, sem prestar atenção e com nenhum objetivo.

Por isso, a profissional afirma que, na hora de escolher o livro, a revista, o jornal ou o site, o ideal é que você busque seus assuntos preferidos . No caso dos livros, é fundamental ler os textos presentes nas contra-capas e nas orelhas. "Se não interessar, escolha outro, sem se prender ao título", afirma Neide.

Seu interesse pode estar voltado para o vestibular, para encontrar uma letra bacana de uma música ou poema para mandar para o ficante ou descobrir uma informação qualquer. Lembre-se que nesta hora não há preconceito : o importante é curtir o tema.

Então entram na lista o caderno de esportes do jornal, as histórias em quadrinhos , as revistas de humor, de carros, as que falam sobre artistas, beleza, saúde. O que vale é seu interesse!

As vantagens de quem lê são muitas. Além de ficar bem informado e sair na frente nos papos com os amigos, a leitura auxilia na compreensão dos acontecimentos. "Ela contribui na formulação do raciocínio, na reflexão e a desenvolver espírito crítico, pois ao ler criamos nossa própria versão dos fatos", afirma a psicopedagoga.

Uma dica que pode estimular seu desejo pela leitura e, de quebra, ajudá-lo a se preparar para o vestibular é montar um álbum com as notícias mais relevantes publicadas na imprensa, sempre colocando a fonte e a data, para você se lembrar de quando ocorreu.

E é muito legal ter um cantinho especial para leitura, que deve ser aconchegante, confortável e iluminado. Passear pelos corredores das livrarias e pelos sites especializados, hoje verdadeiros templos ao livro, também pode fazer você descobrir interesses e querer desbravar novos mundos pelo caminho das letras.

A leitura desperta nossa imaginação e criatividade. Pode ter certeza que, quando se descobre o prazer que um bom livro proporciona, o difícil mesmo é parar de ler.

*Neide Noffs, psicopedagoga, professora-doutora da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Fonte: Nestlé

Um comentário:

  1. Ola
    Parabéns pelo Blog, está muito interessante e muito rico. Sou apaixonada por literatura e este cantinho é uma delicia. Já sou fâ.
    Lhe convido a conhecer o meu blog
    http://www.cintiapalmeira.blogspot.com
    Grande abraço e continue

    ResponderExcluir