Conheça projetos em Rio Preto de incentivo a leitura
21/11/2009
Este domingo é o Dia Internacional do Livro. Para aqueles que ainda não tem o hábito de ler, quem sabe, não seja um 'bom dia' para começar a leitura daquele livro esquecido na prateleira??
Dados de uma pesquisa realizada pela Associação Nacional de Livrarias mostram que o Brasil continua bem atrás de nações desenvolvidas quando o assunto é leitura.
De acordo com a pesquisa, o brasileiro lê em média, apenas dois livros e meio, por ano, enquanto os norte-americanos lêem 10 e os suecos e dinamarqueses lêem 15.
O exemplo pode vir dos mais jovens. Em Rio Preto, um projeto que leva a leitura aos bairros da cidade tem obtido bons resultados. O que era só um passatempo de infância se tornou prazer.
Os livros de historinhas e as ilustrações que toda criança adora fizeram com que os irmãos João Gabriel e João Miguel descobrissem desde cedo a importância da leitura. Hoje, são fascinados pelos livros.
Ficção, aventura, os heróis que enfeitam a imaginação das crianças. Os irmãos são dedicados, quando acabam a leitura de um, já começam outro.
O carro que leva conhecimento para os bairros de Rio Preto fica sempre rodeado pelas crianças. É lá que elas se divertem, passam horas com os olhos grudados nos livros.
A biblioteca ambulante está com as prateleiras lotadas, com títulos novos e grandes clássicos da literatura. Duas vezes por mês, a van visita o bairro e quem é apaixonado pelos livros logo corre para aproveitar!
No prédio no formado de aranha na região central de Rio Preto funciona a biblioteca municipal. Prateleiras cheias de livros, gêneros variados, títulos novos e antigos, um espaço para quem ama a leitura, mas que é pouco frequentado.
São mais de 46 mil volumes a disposição dos moradores. No andar dedicado às crianças, livros infantis que incentivam a leitura. A biblioteca de Rio Preto oferece de graça conhecimento e muita informação.
Fonte: Temmais.com
Parabéns pela iniciativa de disponibilizar livros infantis aos pequenos leitores.
ResponderExcluirQuando o assunto é incentivo à leitura gosto muito de ilustrar com a poesia de Clarice Pacheco:
Viajar pela leitura,
sem rumo, sem intenção.
Só para viver a aventura
que é ter um livro nas mãos.
É uma pena que só saiba disso
quem gosta de ler.
Experimente!
Assim, sem compromisso,
você vai me entender.
Mergulhe de cabeça
na imaginação! CLARICE PACHECO