quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

A biblioteca vai ao restaurante

Rosângela Angonese

No país em que menos de 8% da população brasileira compra livros, conforme divulgado neste site, iniciativa como a do Quintana Café & Restaurante em Curitiba é louvável do ponto de vista da cultura e do incentivo a leitura.


Do ponto de vista dos negócios, a iniciativa nos estimula a refletir sobre o que é inovação.

Quando pensamos em inovação logo vêm à cabeça os produtos high tech, os altos investimentos em pesquisa e gênios desvendando coisas completamente mirabolantes e jamais imaginadas.

Pode ser que inovação seja isso, mas também é a criação de processos diferenciados a partir de ideias simples e criativas como as implementadas pelo Quintana Café & Restaurante, em Curitiba.

O Quintana, como o nome sugere, é um café e restaurante inspirado na poesia, na literatura e, é claro, no escritor gaúcho Mario Quintana. Lá a literatura e a gastronomia convivem em harmonia. Um dos sócios, editor literário, abriu sua biblioteca particular para os clientes, que podem folhear ou ler os livros no próprio restaurante e até levá-los para casa como empréstimo. E o mais incrível, preenchendo uma simples ficha com telefone e e-mail, os clientes levam e trazem honestamente os livros emprestados.

Enquanto comem os clientes apreciam artistas locais recitarem poemas ou contando estórias, além de poderem ouvir uma boa música ao vivo, variando o estilo a cada dia da semana.

Pelo lado da gastronomia, ele também não deixa para menos, localizado numa área nobre da cidade, cultiva nos seus jardins todos aqueles temperinhos que dão cheiro e sabor à comida: manjericão, alecrim, sálvia, etc.

Ao degustar a comida a sensação é de estar saboreando o frescor daqueles temperinhos da horta, vistos do corredor que conduz ao interior do restaurante.

O exemplo desse empreendimento mostra que idéias simples e cuidados com os detalhes transformam um negócio ordinário num empreendimento diferenciado e de extraordinária delicadeza.

Fonte: Blog do Sidney

Nenhum comentário:

Postar um comentário