25 agosto 2012
Só 37% dos alunos que frequentam o 4º ano são considerados proficientes em leitura. Os dados são de 2005 e reportam-se aos EUA (1). Em Portugal, os dados não divergem.
Só 37% dos alunos que frequentam o 4º ano são considerados proficientes em leitura. Os dados são de 2005 e reportam-se aos EUA (1). Em Portugal, os dados não divergem.
Os professores podem fazer muito mas os pais ainda mais (2).
As crianças não aprendem
a ler naturalmente. Não é suficiente apoiá-las na leitura. É necessário
instrução directa por parte de professores e de pais. Convém ter
presente que nem todas as crianças aprende a ler com os métodos globais.
Para muitas é mais eficaz o uso de métodos fonéticos. Aprender o
abcedário e a juntar letras, perceber a diferença entre um fonema e um
grafema e associar o grafema ao som são tarefas difíceis mas necessárias
ao processo de aprendizagem da leitura e da escrita.
Os professores ensinam
na sala de aula recorrendo a métodos de instrução directa com muito
treino, repetição e correcção de erros. Os pais ensinam em casa,
reforçando o trabalho dos professores.
O que é que os pais podem fazer para os filhos serem bons leitores?
#1. Estabelecer uma rotina.
O contacto com os
livros deve constituir uma actividade diária. Se os pais criarem um
horário semanal de estudo, onde constem as horas de leitura, as crianças
ganham o hábito de ler e a leitura torna-se uma actividade rotineira.
2#. Dar liberdade para ler
Os pais devem dar
liberdade às crianças para escolherem os livros que desejam ler. Visitas
regulares à biblioteca também ajudam.
3#. Ensinar leitura activa
Não basta ler. É preciso
fazer perguntas sobre a história. Quem são os personagens? O que fazem
eles? Como relacionar as imagens com as palavras? Fazer resumos da
história. Debater a história. Interpretar as frases.
4#.Passar da leitura à escrita
Ler é bom mas escrever
ainda é melhor. Pedir à criança para resumir por escrito a história.
Pedir à criança para contar uma história e escrevê-la.
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