Crédito da imagem: The teacher - Mary Ellen Page Sr. (Murnie), 1967 (from the family archives)
A leitura em seus momentos iniciais ou, posteriormente, por razões diversas será mediada. Mediar leitura tem um aspecto amplo. Pode significar o simples papel de ledor, o que acontence com deficientes visuais que não dominam o Braille ou pessoas ainda não alfabetizadas; mas, também, pode significar a interpretação do texto escrito, o canal de acesso à informação e à fantasia, no caso dos textos literários.
- Leia o artigo: Para aqueles que não leem.
Assim, muitas pessoas podem ser referência de mediação: os pais, professores, orientadores, bibliotecários, um amigo, um voluntário…
Quanto ao professor convém:
- Ter aptidão para escolher a obra apropriada, tanto em termos de adequação etária, quanto em relação às preferências do grupo;
- Emprego eficaz de recurso metodológico – para saber dar ritmo, reconhecer momentos de avanços ou de recuos na aprendizagem e na formação do leitor;
- Suscitar a verbalização acerca da compreensão da obra;
- Domínio acerca do conteúdo a ser ministrado;
- Senso de oportunidade – o mediador deve saber avançar e recuar, testar novas abordagens. O modo de construção do leitor é um processo lento e gradativo;
- Seleção de material – conhecer o interesse dos alunos, o universo deles, contextualizar;
- Conhecimento da produção literária para crianças;
- Conhecimento de lançamentos recentes, ser atualizado;
- Atender aos princípios da Filosofia e Educação contemporâneas – “aprender a aprender e aprender a ser”;
- Atendimento às qualidades estéticas da literatura sem preconceito e sem moralismos – literatura é arte;
- Dar preferência a textos inovadores e emancipatórios – estimular o pensamento independente e o senso crítico;
- Cuidar pela qualidade do material – estimular esse respeito;
- Cuidar pela qualidade da linguagem – por mais que a língua evolua, é bom falar e escrever corretamente;
- Cuidar pela variedade de temas;
- Ter um tratamento questionador.
Fique atento, muitas vezes, o professor precisa trabalhar nele mesmo as aptidões de leitor. Certas resistências podem advir de desconhecimento e pouco preparo.
Aprofunde-se mais em
COSTA, Marta Morais da, Metodologia do ensino da literatura infantil, Curitiba: Ibpex, 2007.
Fonte: Livros e Afins
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