sexta-feira, 16 de março de 2012

A criança e a maturidade para a leitura, segundo a idade


Foto: Cindiann 

Cada leitor é único. No entanto, nos momentos iniciais da leitura há certos pontos comuns de observação. Esses marcos abaixo não são taxativos, isso vai depender de muitos fatores sociais, comportamentais, culturais, familiares, neurológicos que cada indivíduo vivencia e irá reproduzir, de uma maneira ou de outra, na prática da leitura.
Historicamente, é a partir, dos anos 50 e 60, que  a criança se converte em protagonista dos livros infantis. Ocorre a adaptação psicológica ao papel de leitor – identificação. Os temas de interesse giram em torno de aventuras protagonizadas por um bando, explicada pela busca de enquadramento em um grupo.

6 a 8 anos

  •  Pensamento intuitivo, pré-lógico;
  • Relação com o livro de animismo (animismo, em breves palavras,  é um conceito antropológico que reproduz a relação dos seres com algo já existente. Esse objeto representa algo mítico, de origem religiosa, inexplicável racionalmente);
  • Extensão da experiência da vida;
  • Adequação imagem-texto, de acordo com o progressivo desenvolvimento da criança;
  • Passagem da fase animista para a fase da fantasia;
  • Não se deve sobrecarregar a criança, pois para ela é um momento de grande esforço com o aprendizado da leitura;
  • É bom que haja presença sempre marcante de humor.

 8 a 10 anos

  • Livros ligados à experiência de vida da criança (maior autonomia, ela começa a integrar outros grupos);
  • Linguagem deve ser objetiva, sem falsas retóricas, floreios ocos;
  • Preferência por ação;
  • Ilustrações devem instigar a criança a continuar;
  • Necessidade de determinar um tempo para a criança continuar a ler;
  • Pais podem acompanhar os filhos em visitas à Biblioteca Pública ou à livraria;
  • Manuseio de livros de consulta a partir dessa idade;
  • Temas relacionados à natureza ganham interesse;
  • Momento bom para apresentar outros gêneros como o teatro.

10 a 12 anos

  • Momento de ocorrência de transformações fisiológicas;
  • Aparecimento de pensamento hipotético-dedutivo;
  • Surgimento de crítica e autocrítica;
  • Temas de preferência: aventura, humor, mundo dos animais, mistério;
  • Cria afinidade com autores;
  • Necessidade de maior solidão (mudanças fisiológicas, orgânicas e comportamentais).

A partir dos 13 anos

  • É comum ocorrer um certo abandono;
  • Há um processo de evolução da personalidade;
  • A precipitação dos professores em literatura para essas idades com relação aos clássicos, pode resultar negativamente.
  • Temas giram em torno de: problemática social, confronto entre grupos étnicos ou sociais diferentes, guerras, violência, situações de marginalidade, abandono.
A partir disso, dá para refletir e trabalhar melhor um livro em casa ou na escola.
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SOBRINO, Javier García (org.), et. al. A criança o livro: A aventura de ler, Portugal: Porto Editora, 2000.

Fonte: Livros e Afins

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