POR Ana Garralón
Ana Garralón trabalha com livros infantis desde finais dos anos 80. Colaborou como leitora para muitas editoras, trabalhou dando oficinas sobre temas de formação e incentivo à leitura e livros informativos nas mais importantes instituições. Escreve regularmente na imprensa. Publicou Historia portátil de la literatura infantil (Anaya, 2001), a antologia de poesia: Si ves un monte de espumas (Anaya, 2002) e uma seleção bibliográfica para mediadores: 150 libros infantiles para leer y releer (CEGAL, Club Kirico, 2012). Saiba mais sobre ela em anatarambana.blogspot.com.
Você é
professor? Então, certamente, voce deve estar muito ocupado em cumprir o
programa e sem tempo nenhum para fazer atividades especiais. No
entanto, é muito valiosa a influência que você tem sobre seus alunos no
que se refere à leitura. Conseguir alunos leitores ajuda muito no
entendimento de muitas disciplinas e os transforma em pessoas curiosas e
cheias de vitalidade. E o melhor é que não precisa fazer muito. Basta
ter consciencia do trabalho e fazer pequenas ações diárias.
Aqui vão algumas ideias:
1. Todos os
professores podem promover a leitura. Não importa se a sua disciplina é
ciências ou literatura. Pensa-se em geral que as atividades de leitura
são de conteúdo exclusivo dos professores de línguas, mas não é assim.
Em todas as disciplinas se lê e em todas elas existem livros
maravilhosos a serem descobertos.
2. Amplie sua
ideia de leitor. Leitor é aquele que lê um romance, mas também aquele
que lê um texto científico, um gibi ou um jornal.
3. Pergunte a
seus alunos, todos os dias, se eles estão lendo alguma coisa. Talvez no
começo eles não se envolvam muito, mas se você repetir a pergunta e
aceitar as respostas, não importa o que digam que estão lendo, em breve
você terá um grupo discutindo suas leituras. Não faça isto como se fosse
uma atividade, mas como algo rápido e espontâneo.
4. Não julgue o
que eles leem. Valorize o esforço e, acima de tudo, conheça e
reconheça os interesses. Talvez você até mesmo se anime a ler alguma
coisa que eles estejam gostando nesse momento.
5. Compartilhe
as suas leituras. Se você está lendo um livro que lhe agrada, fale
brevemente sobre isso. Compartilhar é uma das bases da promoção da
leitura. Você pode dar alguma explicação sobre os autores, o estilo ou o
tema. Com isso você estará fornecendo pistas para que eles façam seus
próprios comentários.
6. Leia em voz
alta em sala de aula. Um fragmento, um recorte de jornal, uma notícia
relacionada à sua disciplina. Tudo é válido para despertar o gosto pela
leitura. Incluir livros na prática diária significa que a leitura é algo
natural, necessário e uma parte normal do dia.
7. Indique
livros. Se suas aulas são de ciências, filosofia ou educação artística,
procure de vez em quando um livro direcionado à idade de seus alunos.
Uma biografia, um ensaio de divulgação, uma revista, um artigo.
8. Comente. Se gradualmente eles vão tomando coragem para discutir suas leituras, por que não escolher, de tempos em tempos, um livro entre aqueles que estão interessados em compartilhar?
8. Comente. Se gradualmente eles vão tomando coragem para discutir suas leituras, por que não escolher, de tempos em tempos, um livro entre aqueles que estão interessados em compartilhar?
9. Aconselhe.
Com seus conselhos e com o interesse que você demonstra pelas leituras
de seus alunos, eles se sentirão apreciados e você será mais do que o
"professor" que ensina. Eles vão lhe ver como alguém diferente e
excepcional.
10. Incentive.
Em cada promoção, seus alunos vão lembrar de você como uma pessoa
dedicada e cheia de interesse. Não é isso também um objetivo da
educação? Incentive-os a viver com paixão e entusiasmo. Será uma lição
para a vida toda e eles a relacionarão diretamente com os livros.
***
Na home, a imagem em destaque é The Baron in the Trees (2011), da artista Su Blackwell, a quem a Emília agradece. Conheça mais sobre o trabalho de Blackwell em www.sublackwell.co.uk
Imagem que ilustra a abertura é de Su Blackwell, The Baron in the Trees, 2011.
Fonte: Revista Emilia
Nenhum comentário:
Postar um comentário