segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Livros: incentivo deve começar cedo

Matéria publicada em: 27 de Junho de 2011
Desde os primeiros anos, a relação da criança com livros pode ser estimulada
Crédito: VINÍCIUS RORATTO

A reconhecida importância da leitura e do contato com livros, desde à infância, mobiliza, cada vez mais, educadores e pais em diversas ações junto a famílias e na rede escolar. São iniciativas que valorizam e expandem a relação da criança com a leitura, além de ensinar e orientar pais e professores.

Segundo a pesquisa "Retratos da Leitura no Brasil II", do Instituto Pró-Livro, 48% dos entrevistados não leram um livro nos três meses anteriores ao ingresso nos estudos, sendo assim declarado como não leitor. Outro dado preocupante é o fato de que 86% destes nunca foram presenteados com livros na infância.

Sônia Zanchetta, executiva da Câmara Rio-Grandense do Livro, avalia que o assunto tem recebido mais espaço. Responsável pela área infantil da Feira do Livro de Porto Alegre, explica que "os benefícios à aprendizagem e ao desenvolvimento das crianças são reconhecidos. Nossa meta é ampliar essa informação para outras famílias", revela Sônia.

Na intenção de atrair o interesse das crianças pela leitura, muitos estímulos são utilizados nas obras infantis, como grande número de imagens e ilustrações ou uso de outros materiais - como borracha e plástico. Alguns livros podem, até, ser levados para o banho. "Essas ferramentas estimulam a criatividade e a percepção das crianças, fazendo com que aumente o interesse pela leitura", assinala Sônia.

Para a coordenadora do projeto "Adote um Escritor", da Secretaria de Educação de Porto Alegre (Smed), Sandra Porto, o contato com os livros leva as crianças a desenvolver o hábito da leitura e a procurar novas obras e autores. Ela cita o interesse dos alunos no "Adote um Escritor", iniciado em 2002. A ideia é que as escolas abordem, ao longo do ano, as obras de um autor, em atividades de leitura e debate; tendo como ponto máximo o encontro da criança com o escritor.

Sandra lembra que, durante o projeto, muitos alunos acabam buscando sozinhos outras obras do autor e, até, de outros escritores; estimulando, inclusive, o envolvimento da família dos estudantes. Segundo a coordenadora, a ação tem gerado tanto interesse, que já foi incorporada a alguns calendários de escolas.

Fonte: Correio do Povo

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