sexta-feira, 16 de setembro de 2011

7 dicas para contar historias

1 Escolha o livro de acordo com a idade. Para as crianças pequenas, a obra deve ter histórias curtas e muitas ilustrações.

2 A leitura não tem restrição de lugar nem de horário. Pode ser no quarto, na sala, até mesmo durante o almoço ou o jantar.
3 Tenha uma caixinha com garrafas plásticas, latas, itens coloridos e barulhentos para simbolizar os personagens. Um lápis, por exemplo, transformase em varinha de condão da fada. A criança, quando ajuda na manipulação desses objetos, interage ainda mais com a narrativa.
4 Dê entonação diferente para cada personagem. Para um monstro, use voz mais grave, enquanto a fada ou donzela pede um tom suave. Gestos também são importantes, tenha liberdade para improvisar.
5 A criança pode ajudar a construir o personagem e até mudar o enredo do conto. Nesse caso, em outro momento, narre a versão original. É importante que ela saiba como é a história verdadeira escrita pelo autor.
6 Mude de história, caso a criança diga que não está gostando. Pergunte a ela o que quer ouvir.
7 Crie um ritual para começar e encerrar a contação usando músicas ou brincadeiras. Aposte nas expressões “Era uma vez...” para iniciar a história e, para finalizar, “Saiu por uma porta, entrou pela outra, quem quiser que conte outra.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário