sábado, 7 de maio de 2011

Cresce movimento pela leitura e praça ganha ponto de livros

Madalena, idealizadora do projeto

Ester Leão
06/05/2011

A comunidade de Araçatuba tem uma razão muito especial para comparecer à Praça João Pessoa, no centro da cidade. Na última quinta-feira, 28 de abril, foi instalada na praça uma geladeira de livros. Trata-se do projeto “Leitura para todos” encabeçado pela comerciante Madalena Carlini, 69 anos. Algumas cidades do Brasil já possuem trabalhos semelhantes, que visam estimular a leitura, por meio de livros, em diversas camadas sociais. Na capital paulista, estações de metrô já adotaram o projeto em que a população deixa um livro e pega outro para leitura. Agora chegou a vez de a cidade de Araçatuba vivenciar esse tipo de iniciativa. Segundo a idealizadora do projeto, esse é o primeiro passo de uma série de ações direcionadas à leitura de livros.

Esta proposta é inovadora ao oferecer, gratuitamente, um livro ao cidadão que se interessar pela leitura. Madalena explica que o projeto é a realização de um sonho. “Sempre desejei proporcionar a leitura, gratuita, a todos da comunidade. Deixando esses livros expostos em pontos distintos da cidade para quem quiser”, comenta. A comerciante conta emocionada o resultado positivo do projeto, no dia 30 de abril. “No último sábado, várias pessoas foram até a geladeira para pegar um livro. O que me chamou a atenção foi o cuidado e o interesse de cada um. Jovens e adultos compartilharam a leitura dos livros na praça. Isso me deixou tocada”, diz. Madalena ressalta que foi criticada pela iniciativa, mas o desejo de compartilhar o conhecimento é maior. “Disseram que os livros seriam destruídos, mas ocorreu justamente o contrário. Todos que estiveram na praça leram os livros, uns devolveram outros levaram para suas casas. Isso”.

ESTRUTURA

Madalena diz que a escolha de uma geladeira para abrigar os livros tem um significado muito especial e faz uma analogia. “A geladeira guarda o alimento para o corpo, mas esta abriga o alimento para alma - o conhecimento!”, define. Ela, que se considera uma ambientalista, afirma que a geladeira desativada é ecologicamente mais correta do que o uso de caixas ou suporte de madeira.

A estrutura foi colocada sobre uma base de concreto e permanece aberta para todos que desejam ter acesso aos livros. Na visão da comerciante, despertar o interesse pelo livro na comunidade é o objetivo maior, buscando desenvolver e recuperar o hábito da leitura entre crianças e adolescentes, estendendo aos adultos.

Madalena diz que o projeto criado por ela tem apenas uma regra - Pegue, leia e compartilhe. “Se o cidadão tiver livros em casa que queira doar, basta levá-los até a praça e colocá-los dentro da geladeira. Desta forma, todos terão acesso ao conhecimento”. Parte dos livros, bem como a geladeira, foi doada por amigos. “Esse projeto é o primeiro de uma série que pretendo desenvolver, no mesmo segmento. O próximo passo é instalar outra estrutura na rodoviária da cidade”, enfatiza.

Um comentário:

  1. Parabéns Madalena,!!!Bela iniciativa de encabeçar o Projeto"leitura para todos".
    A leitura não só a verbal,ou seja o contato com as palavras,mas todas as maneiras de se efetuar um ato de leitura abre horizontes...E quando alguém aproxima-se de um ambiente propicio a leitura ,mesmo que não faça uso de um livro, certamente fez um ato de leitura- uma vez que compreenda a razão da existência dos mesmos.

    ResponderExcluir