terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Pedaladas do conhecimento leva leitura itinerante aos povoados

Matéria publicada em 10 de Janeiro de 2011

Ascom Coruripe

Andar de bicicleta é muito mais do que montar e pedalar. Os agentes de leitura do projeto “Pedaladas do Conhecimento” levam no caixote do bagageiro inovações literárias à comunidade do município de Coruripe. As histórias levadas pelos viajantes em duas rodas encantam crianças, jovens, idosos e pessoas hospitalizadas.


Foto: Ascom Coruripe

A coordenadora do projeto e diretora da Biblioteca Municipal Dr. Luiz Ramalho dos Reis, Maria José Cardoso Almeida, participou de seleção do programa Microprojetos Mais Cultura, do Ministério da Cultura (MinC).

Os livros foram cedidos pela Secretaria Municipal de Cultura, o projeto aprovado, orçado em 10 mil reais, os recursos serão desenvolvidos no prazo de um ano. Em junho o projeto completa o ciclo de atividade.

“Os coruripenses têm acesso a mais cultura por meio das Pedaladas do Conhecimento (Biblioteca Itinerante). A ideia é proporcionar o acesso à leitura nos povoados, de casa em casa, com muitas histórias em meio à literatura, romance e atualidade”, destacou Maria José.

Thereza Beltrão ressalta a criatividade nas atividades de leitura. “É fantástico a forma como esses garotos conduzem o processo de leitura, por meio de dinâmicas, como o teatro, a música, a dança, e outras formas de levar mais conhecimento para todos”, disse a secretária da pasta.


Foto: Ascom Coruripe

Pedaladas

Escolas públicas, comunidades carentes, associações, hospitais e praças públicas, recebem os viajantes com as inovações literárias. Wenne e Lucas, agentes de leitura, incentivam o conhecimento.

As visitas acontecem de segunda-feira à quarta-feira, nas escolas do município. Na quinta-feira e sexta-feira, domicílios e hospitais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário