terça-feira, 10 de abril de 2018

5 dicas para incentivar a leitura nas empresas


A qualificação constante dos funcionários é o desejo de praticamente todos os gestores e diretores de empresas, independente do ramo de atuação em que a organização trabalha. E, para conquistar isso, incentivar a leitura é muito importante.

Muitas pessoas têm preguiça de ler ou consideram a atividade algo chato. Isso pode ser facilmente revertido se houver incentivo. Afinal, uma vez que se toma gosto pela leitura, dificilmente a pessoa irá abandonar o hábito e a qualificação será constante.

Quer saber como incentivar a leitura entre os colaboradores da sua empresa? Então confira nossas dicas!

 

Organize palestras com autores

Você pode convidar um autor da sua região, que esteja lançando um livro novo ou então que seja conhecido e renomado pela sua atuação, para dar uma palestra ou workshop para os colaboradores da empresa.

Nessa palestra, o autor poderá falar tanto das suas obras quanto dos benefícios da leitura de um modo geral. Isso fará com que as pessoas se interessem pelas histórias dos livros, adquirindo hábitos de um bom leitor.

 

Faça sorteios de equipamentos de leitura digital

A tecnologia pode ser uma aliada para incentivar a leitura. Isso porque você poderá adquirir uma determinada quantidade de equipamentos de leitura digital, como e-readers e até mesmo tablets para sorteio entre os colaboradores.

E para que a estratégia funcione ainda melhor, você pode sortear os equipamentos durante um evento literário, para aqueles colaboradores que participarem de um debate sobre uma determinada obra, por exemplo.

 

Promova um amigo secreto de livros

Em épocas como o Natal, aniversário da empresa ou outras datas comemorativas, é comum que as organizações promovam a tradicional brincadeira do amigo secreto entre os colaboradores.

Uma ideia interessante é substituir os presentes tradicionais desse tipo de atividade por livros. Assim, cada colaborador terá que pensar em um estilo literário que mais vá agradar o colega que tirou, promovendo, além da leitura, uma divertida forma de integração.

 

Não limite as leituras a obras técnicas

Um erro comum cometido por quem deseja implantar a leitura nas empresas é achar que os funcionários devem ler apenas livros de sua área de atuação. Isso não pode ser feito, pois a leitura também deve ser vista como uma forma de entretenimento, tendo o aprendizado como consequência.
Romances, suspenses, biografias, entre diversos outros gêneros literários, devem ter espaço na empresa.

 

Implante uma biblioteca digital

Investir em livros na forma física pode sair bastante caro para uma empresa, mas isso não é impedimento para que a organização possua sua própria biblioteca. Você pode implantar uma biblioteca digital, pagando uma mensalidade acessível e tendo acesso a um acervo com muitas obras literárias de gêneros variados para todos os gostos e estilos.

Essas bibliotecas funcionam em forma de streaming, de forma similar ao Netflix e o Spotify, de modo que os colaboradores poderão ler as obras em seus horários de intervalo, estando conectados a dispositivos móveis como smartphones, tablets e e-readers.

E então, o que você achou das nossas ideias para incentivar a leitura na sua empresa? Muito legal, não é mesmo? Agora chegou a hora de colocar tudo em prática e fazer da sua equipe uma legião de leitores.

Que tal compartilhar este post nas suas redes sociais para que mais gestores de empresas possam incentivar a leitura de seus colaboradores? Afinal, conhecimento deve ser compartilhado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário